sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Notícias e Informações > 25 de novembro de 2011 > 6ª feira

PAULO VICTORINO
Tecnologia e arte> Robô com imagens em 3D ajudará o restauro das obras de Aleijadinho >
O robô trabalha à noite. Sem a luz do sol, a qualidade das imagens é melhor. Aos poucos, os profetas esculpidos em pedra-sabão há mais de dois séculos são fotografados. É difícil chegar a algumas peças. O profeta Abdias, por exemplo, está a quase sete metros de altura. Só com a máquina foi possível registrar os detalhes.

PAULO VICTORINO
De Valentim da Fonseca (1745-1813) a Rubem Valentim (1922-1991), uma retrospectiva no Museu Oscar Niemeyer de Curitiba  Abaixo, uma obra do primeiro e outra do segundo artista


PAULO VICTORINO
Exposição do artista dissidente chinês Ai Weiwei em em Taiwan pode ser considerada provocação por Pequim
China e Taiwan são governadas separadamente desde que as forças nacionalistas derrotadas fugiram para a ilha no final de uma guerra civil contra os comunistas, em 1949. A China nunca renunciou à possibilidade de uso da força para reintegrar Taiwan.

PAULO VICTORINO
Um vazio de 3.500 m² no Edifício Copam-SP (Niemeyer) abriga exposição dos "esquecidos" do mercado de arte
Hoje, o Copan abriga cerca de 2 mil moradores e mais de 70 estabelecimentos comerciais. Mas foi uma área desocupada há 20 anos, no belo edifício projetado por Oscar Niemeyer, que chamou a atenção de Alessandra Terpins. E é neste local que ela e outros sete colaboradores inauguram, neste sábado (26), o Projeto Imóvel. Juntos, eles selecionaram 27 jovens artistas que consideram estar “à margem do mercado de arte”.

PAULO VICTORINO
Fotos que falam > As imagens do dia

PAULO VICTORINO
Mercado de arte em luto > Aos 67 anos, morre a galerista paulistana Mônica Filgueiras
Filgueiras foi uma das galeristas mais atuantes no mercado de artes visuais no país. Começou trabalhando na extinta casa de leilões Collectio, onde conheceu a marchande Raquel Arnaud, com quem abriu em 1973 o Gabinete de Artes Gráficas. Ela representou artistas como Flávio de Carvalho, Mira Schendel, Tarsila do Amaral, Willys de Castro e Hércules Barsotti. Carvalho chegou a fazer um retrato seu, e Castro e Barsotti foram padrinhos de seu casamento com o marchand Ralph Camargo.

PAULO VICTORINO
Cartum e direitos de propriedade> Ziraldo e irmão condenados em vara criminal por registro indevido de marca no Paraná
Ziraldo foi condenado pela 2ã Vara Federal Criminal, em Foz do Iguaçu (PR), a dois anos, dois meses e 20 dias de prisão e a pagamento de multa R$ 87.360 por estelionato (artigo 171 do Código Penal) --mas o juiz federal substituto Mateus de Freitas Cavalcanti Costa trocou a sentença por prestação de serviço à comunidade e pagamento de um salário mínimo mensal pelo período da liberdade restrita. Cabe recurso à sentença. O Motivo foi o registro da marca do Festival de Humor naquele Estado.

PAULO VICTORINO
Aos 75 anos, morre o icone da Pop Art na Inglaterra, Gerald Laing > A obra
As pinturas e esculturas de Laing, amigo de Andy Warhol e Roy Lichtenstein, se inseriram no movimento pop art, misturando suas composições cromáticas com o uso de imagens de celebridades. Sua obra pode ser vista em coleções exibidas na National Gallery, na galeria Tate e no Museu de Victoria & Albert em Londres, assim como no Museu de Arte Moderna e no Whitney Museum of American Art, em Nova York.

PAULO VICTORINO
Exposição em São Paulo > Botero ganha mostra no Mube retratando os horrores vividos ao longo da história colombiana
A partir desta sexta (25), o artista colombiano Fernando Botero ganha exposição no Museu Brasileiro da Escultura (Mube). A mostra “Dores da Colômbia”, que já passou por São Paulo em 2007, reúne 67 obras vindas do Museu Nacional da Colômbia, em Bogotá.

PAULO VICTORINO
"Marinhas", ou arte marítima, é o tema do leilão na Christie's de Londres > Imagens ampliáveis e preços em libras (GBP)

PAULO VICTORINO
Design > Neste carro elétrico, você vai se sentir engarrafado, no sentido literal da palavra
Por enquanto, é apenas um "veículo conceito". A Chevrolet vai apresentar a nova versão do carro EN-V no próximo Salão de Tóquio. O EN-V (sigla de Electric Networked-Vehicle), segundo o fabricante, foi projetado com foco em problemas ambientais e também para aliviar os congestionamentos e o problema de estacionamento nos grandes centros urbanos.

PAULO VICTORINO
Design > Divulgados vencedores do "Prêmio Design Museu da Casa Brasileira 2011" > Veja imagens e julgue por si próprio
Na noite da última terça-feira, 22 de novembro, foram revelados os ganhadores do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Esta edição comemora os 25 anos da premiação, que é a mais antiga do setor, no país. Com número recorde de inscritos – foram 810 produtos e trabalhos teóricos –, uma comissão julgadora especializada selecionou as melhores criações, em várias categorias, como Mobiliário, Iluminação e Utensílios, entre outras. Os produtos selecionados ficam expostos até 15 de janeiro de 2012, no MCB.
PAULO VICTORINO
Arquitetura volátil > Quer entrar numa fria? Em janeiro, abre nova temporada o Hotel do Gelo, no Canadá
O Hotel de Glace é uma alternativa diferente para os turistas, em Quebec, no Canadá. Mas atenção: é preciso chegar lá antes do verão no hemisfério norte. Caso contrário, pode se deparar com uma construção derretida. Erguido com quase 15 mil toneladas de neve e 500 mil toneladas de gelo, por 60 trabalhadores, ele abre apenas durante o rígido inverno canadense. A próxima temporada vai de 6 de janeiro a 25 de março de 2012.

PAULO VICTORINO
Arquitetura e engenharia > Com a crise em Portugal, CREA/OE fazem acordo e portugueses redescobrem o Brasil

PAULO VICTORINO
Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

PAULO VICTORINO
25/11 > Bom dia > Pitoresco Espelho Blogspot História



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.