segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 29 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

29 de novembro de 2011
333º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 32 dias para acabar o ano.




Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

29/11/1776 - São recuperados os oito sobreviventes negros do naufráugio do navio negreiro Utile na ilha de Tromelin.
A ilha Tromelin, por vezes também chamada Île de Sable, é uma pequena ilha francesa no Oceano Índico, próxima a Madagáscar, a oeste. A ilha faz parte do grupo insular designado por Mascarenhas. A 31 de Julho de 1761 naufragou próximo a ela o navio negreiro Utile, carregado de escravos provenientes de Madagáscar a caminho da ilha Maurícia. Parte da tripulação salvou-se e abandonou olocal numa embarcação construída com os salvados do navio. Transportou apenas os brancos que se salvaram. Os 60 escravos sobreviventes ficaram abandonados na ilha, de onde apenas 15 anos depois, a 29 de Novembro de 1776, foram recuperados os 8 únicos sobreviventes. O navio que os recuperou era a corveta La Dauphine, do comandante de Tromelin, em honra de quem a ilha foi rebaptizada com seu nome (antes era simplesmente conhecida por ilha Sable, isto é "Areia"). (Abaixo, "QSL" (confirmação de contato) feita por radioamador de Tromelin, dando a posição da ilha)
29/11/1824 - Começa a censura para os teatros do Rio de Janeiro.
A história da censura sobre a comunicação é tão antiga quanto o Brasil independente. Começou pela atividade teatral. Mais tarde, na 2ª República, se estendeu para o cinema, a música, o rádio (especialmente a radionovela) e, nos governos militares, a partir do Ato Institucional nº 5, invadiu a redação dos jornais, os programas de TV e até a publicação de livros. A partir do Governo Sarney (1995-1990), com o lema "É proibido proibir", a censura prévia foi definitivamente eliminada, sem prejuízo de uma possível ação legal posterior contra eventuais abusos cometidos por alguém. (Quer saber mais?)
29/11/1888 - O físico alemão Heinrich Hertz prova a existência das ondas eletromagnéticas.
Heinrich Rudolf Hertz (Hamburgo22 de Fevereiro de 1857 — Bonn1 de Janeiro de 1894). Viveu apenas 37 anos mas suas experiências fora decisivas para o mundo por haver demonstrado a existência da radiação electromagnética, criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio. Hertz pôs em evidência em 1888 a existência das ondas eletromagnéticas imaginadas por James Maxwell em 1873  A demonstração da viabilidade de se transmitir ondas eletromagnéticas através do "éter" permitiu experiências posteriores que levaram à invenção do rádio, do radar, da televisão e de todo sistema eletrônico hoje conhecido. O desenvolvimento da teoria e da prática da radioeletricidade não foi obra de um só homem, mas de vários cientistas e pesquisadores abnegados que, ainda que a míngua de recursos, se dedicaram com afinco para provar a efetividade de suas idéias. (Saiba mais sobre Hertz)
29/11/1943 - Na clandestinidade, Josip Broz Tito, torna-se marechal do exército popular iugoslavo e presidente do governo provisório.
Josip Broz Tito (Kumrovec, 7 de maio de 1892 — Liubliana, 4 de maio de 1980) foi líder dos partisans durante a Segunda Guerra Mundial e mais tarde presidente da Iugoslávia durante grande parte da existência do país. Após a sua morte desencadeou-se uma grande guerra civil e desmembramento das repúblicas. Tito foi acusado de atrocidades após sua morte. Ainda assim, ele foi o amálgama que manteve juntas cerca de 13 etnias de culturas diferentes, algumas que se odiavam entre si. Após sua morte, foi difícil manter o país unido e, com a queda do comunismo, a Iugoslávia se esfacelou, dividida em vários pedaços, fazendo aflorar de forma sangrenta os ódios acumulados.
29/11/1988 - Brasil e Argentina assinam o Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, que estipula um prazo para a criação de uma área de livre comércio entre os dois países.
O Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento foi assinado entre os governos do Brasil e Argentina, em 29 de novembro de 1988. O objetivo dotratado era constituir, no prazo máximo de dez anos, um espaço econômico comum por meio da liberalização integral do comércio recíproco. O Tratado previa a eliminação de todos os obstáculos tarifários e não-tarifários ao comércio de bens e serviços. Ao estipular um prazo para a integração econômica, acelerou o processo de aproximação entre as duas maiores economias da América do Sul, iniciado em1986 com o Programa de Integração e Cooperação Econômica (PICE). Mas o tempo tem seu próprio ritmo e o programa sofreu vários tropeços e o calendário sofreu atrasos consideráveis, por conta de contingências políticas e econômicas que atingiram um ou outro país durante esse período.

Nascimentos

29/11/1901 - Mildred Harris, atriz estado-unidense (m. 1944).
Mildred Harris (29 de novembro de 1901, Cheyenne, Wyoming — Los Angeles, 20 de julho de 1944) foi uma atriz estado-unidense. Foi a primeira mulher de Charles Chaplin.
29/11/1953 - Eliete Negreiros, cantora brasileira.
Eliete Negreiros (29 de Novembro de 1951), é uma cantora brasileira ligada ao movimento cultural Vanguarda Paulista, do qual foi considerada "musa". Na década de 1970, viajou pelo México e EUA, apresentando-se como cantora de grupos de MPB. Ao retornar ao Brasil, gravou seu primeiro LP-solo em 1982, com produção de Arrigo Barnabé, com o qual também gravou a música "Uga uga", hit dos anos 80. Embora tenha estudado música na infância, Eliete formou-se em filosofia pela USP.
29/11/1970 - Maria Paula, atriz e apresentadora de televisão brasileira.
Em 1993, foi contratada pela Rede Globo, primeiramente para apresentar o game-show Radical Chic. O programa não durou muito, e logo foi deslocada para a apresentação do humorístico "Casseta & Planeta, Urgente!". Ao contrário das antecessoras Doris Giesse e Kátia Maranhão, que apenas apresentavam os quadros, Maria Paula também atua nas esquetes e paródias ao lado dos humoristas do programa. Por causa da naturalidade com que se integrou ao grupo, é muitas vezes chamada de "A oitava Casseta" (parodiando George Martin, "o quinto Beatle"), "Dona Casseta" ou "Senhora Casseta". Como atriz encenou três peças teatrais, Omelete, de Hamilton Vaz Pereira, "Decameron", deOtavio Muller, e As desgraças de uma criança, de Martins Pena, e dois filmes, Casseta & Planeta: A Taça do Mundo é Nossa, e Seus problemas acabaram!, junto com seus colegas de programa. e foi uma das protagonistas do filme Pernas pro Ar ao lado Ingrid Guimarães.
29/11/1977 - Maria Petrova, patinadora artística russa.
Maria Igoryevna Petrova (em russoМария Игоревна Петрова) (LeningradoRSFS da Rússia,29 de novembro de 1977) é uma patinadora artística russa que competiu em competições de duplas.  Ela foi campeã mundial em 2000 ao lado de Alexei Tikhonov.

Andriy Vorobey, futebolista ucraniano.

Falecimentos

29/11/1981 - Natalie Wood, atriz estadunidense (n. 1938).
Natalie Wood (nome de nascimento Natalia Nikolaevna Zakharenko, em russo: Наталья Николаевна Захаренко, São Francisco20 de julho de 1938 — Ilha de Santa CatalinaCalifornia29 de novembro de 1981) foi uma atriz norte-americanaEm 1981, depois de filmar O último casal casado, Natalie começou as filmagens de Projeto Brainstorm, com Christopher Walken. Mas ela não viveu para ver o filme pronto. Em um acidente misterioso, em novembro daquele ano, enquanto navegava em um iate com o marido Robert Wagner e com o amigo Christopher Walken, ela morreu afogada. Tinha 43 anos de idade e tinha atuado em 56 filmes para televisão e cinema. Encontra-se sepultada no Westwood Memorial ParkLos AngelesCondado de Los AngelesCalifórnia nos Estados Unidos. Projeto Brainstorm foi finalmente lançado em 1983.
29/11/2005 - Manuel de Brito, coleccionador de Arte, livreiro e fundador da Galeria 111 em Lisboa (n. 1928)
Manuel de Brito (1928, Rio de Janeiro – 29 de Novembro 2005, Lisboa), foi um dos primeiros e maiores galeristas e livreiros portugueses do século XX. Em 1964 abre em Lisboa a Galeria 111, que terá sucursal no Porto (1971). Ao longo da vida, reúne cerca de 2.000 obras de arte, desenho, pintura e escultura, uma das maiores e mais importantes colecções do país. Um ano depois do seu falecimento, o seu património ficará exposto no renovado Palácio dos Anjos, em Algés, no Centro de Arte – Colecção Manuel de Brito, fruto de um protocolo celebrado entre a família do galerista e a Câmara Municipal de Oeiras. Manuel de Brito assume em Portugal um papel preponderante como agente cultural sobretudo após a queda da ditadura, em consequência da Revolução dos Cravos. É uma figura singular na cultura portuguesa da segunda metade do século e uma personalidade única da vida cultural de Lisboa. (Abaixo, a artista plástica Graça Moraes, em companha de Manuel de Brito).


Feriados e eventos cíclicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.