segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 8 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

8 de novembro de 2011
312º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 53 dias para acabar o ano.
O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

08/11/1793 - Primeira abertura do Louvre ao público como museu. O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico). É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya eRubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente. O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées NationauxÉ sem dúvida o museu mais visitado do mundo em 2007 teve 8,3 milhões de visitantes, em 2009 com 8,5 milhões.

  • 1799 - Fim mal sucedido da Conjuração Baiana: seus principais líderes - João de Deus Nascimento, Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga, Lucas Dantas do Amorim Torres e Manoel Faustino dos Santos Lira - são condenados e executados.
  • 1881 - Em Paris, ocorre o primeiro voô de um balão dirigível, Le Victoria, por Júlio César Ribeiro de Sousa.
  • 1884 - José Maria Lisboa e Américo de Campos fundam o jornal "Diário Popular", em São Paulo.
1887 - Emile Berliner patenteia o Gramofone (Gira-discos). O gramofone é uma invenção do alemão '''Emil Berliner''' de 1887, que servia para reproduzir som gravado utilizando um disco plano, em contraste com o cilindro do fonógrafo de Thomas EdisonÉ um disco giratório coberto com cera, goma laca, vinil, cobre, entre outros onde são gravadas por uma agulha, as vibrações de um som emitido e afunilado em uma corneta, interligada a uma lâmina (membrana) que sustenta a agulha. Com a emissão do som o ar movimenta-se vibrando a lâmina que faz a agulha riscar em forma de ondas a superfície do disco que está girando. De forma inversa, ao girarmos o disco já riscado, com a agulha em contacto, esta o lerá e transmitirá as vibrações para a lâmina (membrana), cuja vibração, amplificadas pela corneta, fará emitir o som. Abaixo, na primeira foto, o fonógrafo de Edison e, na segunda foto, o Gramofone de Berliner.



1903 - Assinatura do Tratado Hay-Bunau-Varilla que cria a Zona do canal do Panamá A Zona do Canal do Panamá (em espanhol Zona del Canal de Panamá) era um território de 1432 km² (553 milhas²) dentro do Panamá, consistindo do Canal do Panamá e de uma área de 8,1 km (5 milhas) de largura de cada lado. Essa zona foi criada em 8 de novembro de 1903 com a assinatura doTratado Hay-Bunau-VarillaDe 1903 a 1977, o território foi controlado pelos Estados Unidos da América, que construiu e financiou a construção do canal. De 1977 a 1999, o canal esteve sob jurisdição conjunta dos EUA e do Panamá. Em 1977, os Tratados Torrijos-Carter estabeleceram a neutralidade do canal e a cessão do controle de toda a zona ao Panamá .Durante o controle da zona do canal pelos Estados Unidos, o território, com exceção do canal propriamente dito, era usado principalmente a fins militares; no entanto, aproximadamente 3000 civis estadunidenses (chamados "Zonians") lá habitavam como residentes permanentes. O uso militar da zona pelos EUA acabou quando esta retornou ao controle panamenho. Ela é agora uma destinação turística, especialmente para navios de cruzeiros.
08/11/1960 - John Kennedy vence, por uma margem apertadíssima, Richard Nixon na eleição para presidente dos Estados Unidos. No início de 1960, Kennedy declarou-se candidato democrata às eleições presidenciais daquele ano. Vencedor de todas as primárias, Kennedy foi designado pelo Partido Democrata como candidato à Presidência, escolhendo para compor sua chapa o senador Lyndon B. Johnson, doTexas. O oponente republicano era o então vice-presidenteRichard Nixon. A 8 de novembro de1960, após uma disputadíssima campanha, Kennedy vence por uma diferença de 112 881 votos, numa das eleições mais apertadas da história americana: 0,2% dos votos. Muitos atribuem a vitória de Kennedy a forma como aparecia na recente televisão, o carisma e a jovialidade eram passados com convicção. Kennedy foi o primeiro presidente dos Estados Unidos nascido no século XX. Foi um dos principais líderes mundiais do século XX e seus discursos gravados até hoje causam emoção ao serem vistos. Sabia utilizar a mídia e tinha o dom da oratória. (Quer saber mais?)
08/11/2011 - Prevista para hoje a aproximação e passagem com a Terra do asteroide 2005 YU55 com 400 metros e a 0,85 distância lunar – menos que os cerca de 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua, considerado do mais próximo do nosso planeta até hoje. O radar do Observatório de Arecibo reduziu as incertezas quanto à órbita do asteroide em 50%, e eliminou o risco de uma colisão com a Terra pelos próximos 100 anos, o que levou à retirada do astro da relação de objetos perigosos da Nasa. O asteroide foi observado por Arecibo enquanto estava a 2,4 milhões de quilômetros da Terra, ou seis vezes a distância que nos separa da Lua, informa Michael Nolan, diretor do observatório. Os dados obtidos mostram que 2005 YU55 tem cerca de 400 metros de diâmetro, o dobro das estimativas originais. 

    Nascimentos

    1508 - Nasce Andrea Palladio, arquiteto italiano (m. 1580). Andrea di Pietro della Gondola, vulgo Palladio (Pádua, 30 de novembro de 1508 — Vicenza, 19 de agosto de 1580) foi um grande arquitecto italiano. Sua produção está toda na região do Vêneto, com um bom número de prédios na cidade de Vicenza e alguns em Veneza, e muitos outros espalhados pelo interior. A República de Veneza, que dominava a região como uma potência naval, em meados do século XVI estava tendo de enfrentar a competição de rotas comerciais oceânicas que começavam a minimizar a importância da navegação mediterrânea. Entrando o comércio marítimo em declínio, a elite veneziana passou a se interessar pela aquisição de propriedades em terra firme, estabelecendo fazendas e ali erguendo villas para poder administrar seus investimentos rurais mais diretamente e com mais eficiência, ao mesmo tempo desejando tornar a sede rural uma mansão confortável e sofisticada, que fosse capaz de receber as nobres famílias dignamente para temporadas de descanso e prazer. O caso de Vicenza, onde está a maior concentração de suas obras, foi um pouco diferente. Seu patriciado era ideologicamente muito mais coeso do que o veneziano, tendo fechado as portas para a absorção de novos-ricos em suas fileiras, o que a tornou um baluarte de um humanismo aristocrático e conservador. Mas era uma cidade provinciana, sem qualquer expressão significativa na política da República. A solução que sua aristocracia encontrou para afirmar seu status foi a construção de palacetes urbanos imponentes, e sua ambição excessiva se revela na quantidade de projetos que nunca foram levados a cabo. Abaixo, a Villa Almerico Capra, conhecida como "La Rotonda". Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
    08/11/1653 - Hans Jacob Uhle, escultor alemão (m. 1702). Hans Jacob Uhle (nascido em 08 novembro de 1653 em Göttingen, † 16 junho de 1702, em Hannover) foi um escultor alemão. Uhle passou a maior parte de sua vida em Hannover, trabalhando sobretudo com pedra e fazendo monumentos em igrejas e cemitérios.
    08/11/1663 - Anton Faistenberger, pintor e escultor austríaco (m. 1708). Ele trabalhou principalmente em Viena, provavelmente, para a família Esterhazy. Produziu inúmeras paisagens imaginárias e cenas heróicas,mas as figuras, nessas cenas, eram geralmente pintados por outros artistas, tais como Loth, Hans Graf (1653-1710) e Jean Pierre van Bredael II (1683-1735). Esse trabalho cooperativo era comum na  época. Por exemplo, o pintor flamengo Rubens, ao contrário de Fainstenberg, gostava de pintar figuras mas detestava fazer o fundo,cujas paisagens eram entregues a outros artistas, como Brughel, O Velho. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
    08/11/1709 - Nasce Johann Ulrich Schellenberg, pintor e gravador sueco (m. 1795). Johann Ulrich Schellenberg (nascido em 08 de novembro de 1709 em Winterthur, 29 de outubro de 1795) foi um pintor de paisagens, retratista e gravador. Não obstante a beleza e qualidade técnica de seu trabalho como artista, ele era mais pelas suas obras topográficas, profissão que exercia paralelamente.
    08/11/1719 - Nasce Franz Martin Kuen, pintor alemão (m. 1771). Franz Martin Kuen (nascido em 8 de novembro de 1719 em Weissenhorn, † 30 de janeiro de 1771 em White Horn) foi um pintor alemão do estilo Rococó. Foi discípulo de Johann Georg Bergmüller pintor de Augsburg, com quem também executou os afrescos na Igreja da Assunção de Maria em Diessen. A partir de 1745-1747 realizou trabalhos em Kuen na Itália, onde foi influenciado pelo estilo de Giovanni Battista Tiepolo. Entre seus trabalhos destacam-se um afresco na sala de biblioteca de Wiblingen, os afrescos da igreja do mosteiro Roggenburg e os 23 afrescos da igreja de St. Martin em Erbach (Donau). Os pintores Johann Baptist Enderle e Konrad Huber foram seus discípulos. Na pintura abaixo, "Descida da Cruz" (altar-mor do santuário Steinhausen), 1750. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
    Clemens August von Vagedes, arquiteto alemão (m. 1795). Clemens August von Vagedes (* 1760, 03 de dezembro de 1795 em Bückeburg) foi um arquiteto alemão. Em 8 de Novembro 1760, Clemens August Vagedes foi batizado em Bonn. Sua infância e anos escolares foram passados ​​em Munster. A partir de 1775 ele foi treinado pelo chefe arquiteto Wilhelm Ferdinand Münster LipperMesmo durante seu aprendizado,  esteve envolvido em vários projectos. Trabalhou em pátio Romberger, no interior de Munster, no antigo escritório e em casa. Em 1780, Vagedes foi inscrito como um dos primeiros estudantes das recém-fundada Universidade de Muenster. Logo depois, ele foi capaz de realizar seus projetos de construção por conta própria. Seu primeiro edifício foi construído em 1781 e era uma casa no morro na Catedral de Angel. A este, seguiram-se outros edifícios na família foi Vagedes mesmo elevadas à nobreza.cidade. Em 1790, Princesa Juliana consegiu sua nomeação como arquiteto do Estado, assumindo a supervisão da construção inteira no condado de Schaumburg-Lippe. Ele também foi responsável pela compra de materiais de construção e tomou o controle sobre os salários dos trabalhadores da construção civil, sem prejuízo de obras privadas, que continuou realizando.. Ele também publicou ensaios sobre teoria da arquitetura e jardinagem em várias revistas. Vagedes morreu em 1795 com apenas 35 anos de uma hemorragia em seu apartamento em BückeburgerSeu irmão mais novo, Adolph (1777-1842) era também ativo como arquiteto. Para ampliar a imagem, abra em janela separada.
    David Ferdinand Howaldt, artesão e ourives alemão (m. 1850). Howaldt David Ferdinand (nascido em 8 de novembro de 1772 em Breslau / Silésia, hoje Polônia, 05 de novembro de 1850 em Kiel) foi um famoso ourives Brunswick.
    08/11/1778 - Jan Baptist Kobell, pintor holandês (m. 1814). Jan Baptist Kobell (Delfshaven, batizado como Joannes Baptista Kobell, 08 de novembro de 1778 - Amsterdam, 23 de setembro, 1814) filho de Henry Kobell (1751-1779) e Detert Anna (1752-1778) foi um pintor como seu pai. Dedicou-se a pintora paisagem rural., tendo seus trabalhos elogiados pelo ReiLuís Napoleão.  Em 1807, foi co-fundador (junto com o pintor Pieter Christoffel Wonder) da corporação de pintura em Utrecht.. Para ampliar a imagem, abra em janela separada.
    08/11/1788 - Clemens von Zimmermann, pintor alemão (m. 1869). Clemens von Zimmermann, pintor histórico, nasceu em Düsseldorf em 1788.  Estudou em sua cidade natal sob a orientação de Johann Peter von Langer, e em 1808 acompanhou o  mestre para Munique, onde entrou para a Academia. Em 1815  mudou-se para Augsburg, onde foi nomeado professor e diretor da escola de arte. Dez anos mais tarde tornou-se professor na Academia de Munique. Ele ajudou Peter von Cornelius em seus afrescos na Glyptothek, e também se envolveu em trabalhos de decoração nas colunatas do Hofgarten, no corredor da Pinakothek, e no refeitório do Residenz. Zimmermann morreu em Munique, em 1869. A Neue Pinakothek possui dois de seus quadros. Ele pintou também um grande número de retratos, entre eles os da Rainha Hortense e do Rei Max I. da Baviera.
    08/11/1892 - Erminio Blotta, escultor argentino (m. 1976). Erminio Blotta (n. Morano Cálabro, 8 de noviembre de 1892 – f. Rosario, 23 de enero de 1976) fue un escultor autodidacta rosarino de origen calabrés. En noviembre de 1916, cuando estaba terminando de esculpir el monumento a Juan Bautista Alberdi in situ (en Pueblo Alberdi, ahora un barrio a 6 km al norte del centro de la ciudad), al marmolista que lo ayudaba le saltó una esquirla de mármol que a Blotta ―de 24 años recién cumplidos― le rompe los lentes y le mete vidrio en ambos ojos. Pasa varios meses completamente ciego y desesperado. A principios de 1917 se opera en Buenos Aires con el cirujano profesor Pedro Lagleyze (a quien más tarde en agradecimiento le haría una escultura); sólo recupera la visión del ojo izquierdo. Na imagem, Erminio Blotta, com mulher e filhos. 

    Falecimentos

    08/11/1494 - Melozzo da Forli, pintor italiano (n. 1438).
    1575 - Corneille de Lyon (nascido entre 1500 e 1510 em La Haye e morreu em 1574) é um pintor francês-neerlandês do século XVI  Estabelecido em Lyon em 1540 (e naturalizado francês em 1547), é conhecido na França em La Haye por Cornelius por causa da sua origem neerlandêsa. Os retratos do Corneille são quase miniaturas, geralmente do tamanho de um cartão postal. Ele trabalha principalmente com pintura a óleo em prateleiras de madeira. Pintou as áreas de carne ligeiramente enquanto os fundos são mais fortes. Seu estilo é semelhante ao de Hans Holbein.


    Allaert van Everdingen, pintor de paisagens e impressor holandês (n. 1621)).
    1707 - Agostino Bonisoli, pintor italiano (n. 1638).

    Feriados e eventos cíclicos

    • Dia do Aposentado
    • Dia do Profissional do Consórcio
    • Dia Mundial do Urbanismo
    • Dia dos Profissionais das Técnicas Radiológicas
    • Mitologia gaulesa: Dia de Gwynn Ap Nudd, lorde do País das Fadas.
    • Dia Feliz. - Comemorado em Diversos locais e países.
    • Anivesario do Municipio de Jaguaribe - Ceara

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.