domingo, 20 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 21 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

21 de novembro de 2011
325º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 40 dias para acabar o ano.

Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos


21/11/1237 - Ryazan é conquistada pelos mongóis, liderados por Batu Khan (neto de Genghis Khan)  após 5 dias de cerco.
Batu (em cirílico: Баты́й) Khan (c. 1205 — 1255) foi um governante mongol, fundador do Canato da Horda de Ouro, também conhecido como Canato de Kipchak. O termo "Kipchak" vêm dos turcos Kipchak nas forças mongóis. Seu pai era Jochi e seu avô paterno Genghis Khan. Seus irmãos eram BerkeOrdaShiban e MovalJunto com Subedei comandou o grande ataque mongol à Rússia entre os anos de 1237 a 1240, além de ter lutado em 1241 na Hungria. Após o ataque com a Hungria estava discutindo junto com Subedei planos de atacar o norte da ItáliaÁustria e os estados germânicos, porém devido à morte de seu tio Ogedei teve de voltar à Mongólia para a eleição do próximo khan. Ambicionando se tornar o grande khan do Império Mongol, porém em seu lugar entrou Guyuk, filho de Ogedei, cujo reinado foi efêmero (1246-1248).
21/11/1918 - A Bandeira da Estónia é formalmente adotada neste país. Estônia, Letônia e Lituânia são três países (hoje independentes) situados no mar Báltico.
A adoção da bandeira nacional na Estônia marcou os primeiros 22 anos de independência (1918-1940), período em que o país passou por uma conturbada vida política com dissolução de partidos e o primeiro presidente sendo eleito apenas em 1938. Mas no aspecto cultural, foi um período muito forte, com a criação de muitas escolas que lecionavam em estoniano e a garantia da autonomia cultural das minorias, única em todo o leste europeu. Mas devido sua política de neutralidade, a Estónia foi alvo da ocupação durante a segunda guerra mundial. Em decorrência a uma artimanha soviética, a Estónia foi ocupada, a partir de 1940, primeiro pela União Soviética, depois pela Alemanha e, novamente pela União Soviética, quando recebeu o nome de República Socialista Soviética da Estônia. Durante os 52 anos de ocupação soviética, muitos movimentos de revolta e até de guerrilha se formaram na Estónia, todos  suprimidos pelo governo de Moscou. Apenas em 1989, com a queda da União Soviética, que começou a estruturação dos países soviéticos como a Estónia, Letônia (Latvia) e Lituânia, e a posterior independência ganha em 1992.

21/11/1964 - Pelé marca seu recorde de gols numa só partida (8 gols no jogo Santos 11 x 0 Botafogo de Ribeirão Preto).
19/02/1986 - Decretado o Plano Cruzado 2, chamado pelo governo de "flexibilização" da economia.
O Plano Cruzado 1 foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, consistindo no congelamento de preços de milhares de produtos e no congelamento de salários após aumento corretivo de 26%, tudo na contramão dos princípios econômicos adotados pelo FMI, que aconselhava um choque ortodóxico, com liberação de preços e controle da economia mediante a recessão. O choque heterodóxico decretado pelo governo fazia justamente o contrário, qual seja, engessava os preços, injetava dinheiro no mercado e aumentava o consumo para ativar a economia. Quatro meses depois, para conter o ágio aplicado pelos comerciantes sobre os preços tabelados, o governo decretou um mini pacote que, entre outras coisas, aplicava um empréstimo compulsório de 40% sobre carros, passagens aéreas e outros. Ainda assim, com a popularidade em alta, o presidente Sarney conseguiu, em 15 de novembro, eleger todos os governadores de Estado e obter ampla maioria no Congresso mas, antes que os votos fossem contados, jogou um balde de água fria, ao decretar o Cruzado 2, com a revisão da tabela de preços e o reajuste da maioria deles, para garantir o abastecimento e evitar a quebra das empresas deficitárias. Sem alternativa econômica válida, o Sarney emitiu vários outros  pacotes econômicos, empurrando a inflação com a barriga, e terminando o governo, em 1991, à beira da hiperinflação. Os últimos 30 dias de governo registraram inflação de 84% em um único mês. O lado positivo, se assim se pode chamar, foi a mobilização popular durante o Plano Cruzado, com apoio total, e a formação de "milícias", intituladas de "Fiscais do Sarney" que vigiavam comerciantes garantir o congelamento. Nunca, antes ou depois, se conseguiu tamanho apoio popular a um plano econômico, e nunca a decepção foi tão grande. (Quer saber mais?)

Nascimentos

21/11/1694 - Voltaire, filósofo francês (m. 1778).
François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire (Paris, 21 de novembro de 1694 — Paris, 30 de maio de 1778), foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês. Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. É uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo. Ficou conhecido por dirigir duras críticas aos reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza. Por dizer o que pensava, foi preso duas vezes e, para escapar a uma nova prisão, refugiou-se na Inglaterra. (Quer saber mais?)
21/11/1898 - René Magritte, pintor belga (m. 1967).
René François Ghislain Magritte (Lessines, 21 de Novembro de 1898 ― Bruxelas, 15 de Agosto de 1967) foi um dos principais artistas surrealistas belgas, ao lado de Paul Delvaux. René Magritte praticava o surrealismo realista, ou “realismo mágico”. Começou imitando a vanguarda, mas precisava realmente de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Giorgio de Chirico. Pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, utilizou-se de processos ilusionistas, sempre à procura do contraste entre o tratamento realista dos objetos e a atmosfera irreal dos conjuntos. Suas obras são metáforas que se apresentam como representações realistas, através da justaposição de objetos comuns, e símbolos recorrentes em sua obra, tais como o torso feminino, o chapéu côco, o castelo, a rocha e a janela, entre outros mais, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real.
1945 - Goldie Hawn, atriz estadunidense.
Na segunda metade de década de 1960 Hawn estreou como atriz em televisão, personificando diversas vezes o estereótipo cômico da 'loira burra e meiga', que a tornaria famosa e em cima do qual faria três comédias românticas de grande sucesso nos anos seguintes no cinema: Liberdade Para as BorboletasCaiu uma Moça na Minha Sopa e Flor de Cacto, seu trabalho de estréia no cinema, com Walter Matthau e Ingrid Bergman nos papéis principais e que lhe garantiu o Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária) de 1969.
221/11/1963 - Nicolette Sheridan, atriz inglesa.
Nicollette Sheridan (nascida em 21 de novembro de 1963) é uma atriz britânica nomeada ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz Secundária. Ela é melhor conhecida por seus papéis como Paige Matheson em Knots Landing e como Edie Britt em Desperate Housewives.
21/11/1984 - Jena Malone, atriz norte-americana.
Jena Malone (Sparks21 de novembro de 1984) é uma atriz e cantora norte-americana. É muito conhecida por estrelar em filmes independentes e por ser uma das melhores atrizes de sua geração. Já atuou em filmes como ContatoLado a LadoDonnie DarkoGalera do Mal e Na Natureza Selvagem.

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Dia Mundial da Televisão.

Dia Nacional da Homeopatia no Brasil.

Dia Mundial da Saudação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.