315º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 50 dias para acabar o ano.
O texto original está escrito em português de Portugal.
Eventos históricos
11/11/308 - Congresso de Carnuntum: com o intuito de pacificar o Império Romano, os líderes da tetrarquia declaram Maxêncio como Augusto e, Constantino I, seu rival, como César (imperador menor da Bretanha e da Gália).Carnuntum era um um campo militar romano numa região da actual Áustria. No início, pertencia à província de Nórica, mas depois do século I passou a fazer parte da Panónia. O que resta de Carnutum fica situado na via entre Viena e Bratislava, no Parque Arqueológico de Carnuntum na Baixa Áustria, numa extensão que abrange as áreas das vilas de Petronell-Carnuntum e Bad Deutsch-Altenburg. Magêncio ou Maxêncio (latim Marcus Aurelius Valerius Maxentius), foi imperador romanode 306 a 312. Nascido em 282, era filho de Maximiano. Rebelou-se por não ter recebido o título de César, e atribuiu a si os títulos de Príncipe e Augusto. Apoderou-se da Itália e da África, mas foi derrotado por Constantino e morto na Batalha da Ponte Mílvio. Constantino I, também conhecido como Constantino Magno ou Constantino, o Grande (em latim Flavius Valerius Constantinus; Naissus, 272 — 22 de maio de 337), foi um imperador romano, proclamado augusto pelas suas tropas em 25 de julho de 306 e governou uma porção crescente doImpério Romano até a sua morte. Essas guerras civis constantes e prolongadas fizeram de Constantino, antes de mais nada, um reformador militar, que, para aumentar o número de tropas a sua disposição imediata, constituiu o cortejo militar do imperador (comitatus) num corpo de tropas de elite autosuficiente - um verdadeiro exército de campanha — principalmente pelo recrutamento de grande número de germanos que se apresentavam ao exército romano nos termos de diversos tratados de paz, a começar pelo chefe dos alamanos Chrocus, que teve um papel decisivo na aclamação de Constantino como Augusto. Constantino acabou, no entanto, por entrar na História como primeiro imperador romano a professar o cristianismo, na seqüência da sua vitória sobre Magêncio na Batalha da Ponte Mílvio, em 28 de outubro de 312, perto de Roma, que ele mais tarde atribuiu ao Deus cristão. (Quer saber maia?) > Abaixo, o mapa do Império Romano sob a regência de Constantino, e sua divisão aos três filhos, após a morte do imperador. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
- 1417 - O Concílio de Constança elege Martinho V como Papa pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente.
- 1528 - Frei Bartolomeu dos Mártires entra para a Ordem Dominicana.
- 1630 - Journée des dupes (Dia dos Logrados).
- 1799 - Alexander von Humboldt observa uma extraordinária chuva de meteoros (as Leônidas), que constitui o ponto inicial da percepção da periodicidade do fenômeno.
- 1889 - Washington torna-se o 42º estado norte-americano.
- 1897 - Caso Dreyfus: Mathieu Dreyfus, o irmão de Alfred, descobre que Charles-Ferdinand Walsin Esterhazy foi o verdadeiro culpado (um senhor Castro reconheceu no bordereau a assinatura de um seu cliente).
- 1918
- Assinado o armistício de Compiègne que dá fim à Primeira Guerra Mundial.
- Independência da Polônia.
- 1940
- Segunda Guerra Mundial: na Batalha de Taranto, aviões decolam de um porta-aviões britânico para atacar a frota Italiana no porto de Taranto.
- Inicia-se a produção do Jeep pela Willys-Overland Company.
- 1941 - Conferência do Potengi celebrada na estação de passageiros Rampa, na presença dos presidentes Roosevelt e Vargas.
- 1942
- Segunda Guerra Mundial: As forças alemães ocupam o Sul de França (Vichy).
- É fundado o Colégio Afonso Pena em Santos (litoral paulista/brasileiro).
- 1951 - Juan Perón é reeleito presidente da Argentina.
Carlos Coimbra da Luz, presidente da Câmara Federal, registrou um feito jamais conseguido por qualquer um dos presidentes da República no Brasil: ficou no poder por apenas quatro dias. Com efeito, assumindo o governo no dia 8 de novembro de 1955, permaneceu Presidente, também, nos dias 9, 10 e 11, quando teve de renunciar, por haver-lhe faltado, literalmente, terra aos pés. Instalou um governo de emergência no Cruzador Tamandaré, mas não conseguiu aportar em Santos, onde pretendia permanecer, valendo-se do apoio que lhe foi dado pelo Governador de São Paulo, Jânio da Silva Quadros. Também não pôde voltar ao Rio de Janeiro, para reinstalar-se no Catete, pois tropas do Exército dominavam a cidade. Golpe ou contragolpe? Essa foi a discussão apaixonada que envolveu todos os setores da vida pública por vários meses, indo repercutir no Supremo Tribunal Federal. Coube a este julgar, não o impedimento a Carlos Luz, que era um substituto eventual à Presidência, mas outro fato mais grave, ocorrido dez dias depois, quando o Presidente efetivo, João Fernandes Café Filho, foi sitiado em seu apartamento e impedido de retomar as atividades, após a alta que lhe foi dada por uma junta médica, declarando-o restabelecido do enfarte de que fora acometido. A grave crise, que atravessou o mês de novembro e prolongou-se até a posse de Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1º de fevereiro de 1956, pôs à mostra um poder político-militar momentaneamente dividido, mas que, anos mais tarde, voltaria a se unir para realizar, desta vez com sucesso, o movimento de 31 de março de 1964. (Leia meu artigo "Carlos Luz - Quatro dias de glória" no livro "Brasil - Cem Anos de República). Abaixo, o Presidente Café Filho é capa da revista americana "Time".
- 1958 - Adoção da bandeira atual da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, idealizada por Isac Correia do Amaral.
- 1966 - Lançamento da última missão do Projeto Gemini: a Gemini XII.
- 1975 - Independência de Angola.
- 1976 - O grupo Kiss lança o álbum Rock´n´Roll Over.
- 1977 - É fundado o Nilópolis Futebol Clube.
- 1981 - Antígua e Barbuda são admitidas como Estado-Membro da ONU.
- 1994 - O Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) obtém seu registro definitivo.
Nascimentos
- 1154 - Sancho I de Portugal (m. 1212).
André-Charles Boulle (Paris, França, 11 de Novembro de 1642 — Paris, França, 28 de Fevereiro de 1732), desenhou e produziu mobiliário para a corte de Luís XIV como mestre de ebanisteria (marcenaria fina), ficando principalmente famoso pelo seu trabalho de marqueteria de alta qualidade (mosaico ornamental composto por diferentes materiais). A inovação introduzida nesta técnica, já anteriormente existente, é a utilização de novos materiais em combinação com uma perfeita execução da técnica. As peças de Boulle, além de utilitárias, são verdadeiras peças de joalharia, não só pelo detalhe e requinte dos padrões decorativos, como também pela utilização de valiosos materiais. O estilo das suas peças de mobiliário, formalmente dentro do estilo decorativo Luís XIV (Barroco), influenciou a estética por toda a Europa, dando nome ao que ficou conhecido como o estilo boulle (também marquetaria boulle ou técnica boulle). (Para ampliar a imagem, abra-a em janela separada)
- 1729 - Louis Antoine de Bougainville, explorador francês (m. 1811).
- 1748 - Carlos IV de Espanha (m. 1819).
- 1821 - Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski, escritor russo (m. 1881).
- 1855 - Mouzinho de Albuquerque, militar português.
- 1864 - Alfred Hermann Fried, vencedor do Nobel da Paz em 1911 (m. 1921).
- 1869 - Vítor Emanuel III, Rei de Itália (m. 1947).
- 1885 - George S. Patton, general estadunidense (m. 1945).
Johannes Itten (11 de Novembro de 1888, Süderen-Linden, Suíça; — 27 de Maio de 1967, Zurique) foi um pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus. Em suas pesquisas desenvolveu o disco de cores, que ainda hoje permite descobrir combinações harmoniosas entre cores (os sete contrastes de cor). Quanto à Escola de Bauhaus, Staatliches-Bauhaus (literalmente, casa estatal da construção ou "casa construída" - há controvérsias quanto a tradução - mais conhecida simplesmente por Bauhaus) foi uma escola de design, artes plásticas earquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo. (Quer saber mais?) > Na imagem abaixo, o círculo de cores de Johannes Itten.
- 1904 - Benedicto Lopes, piloto brasileiro de automobilismo (m. 1989).
- 1909 - Robert Ryan, ator norte-americano (m. 1973).
- 1914 - Victor Nunes Leal, jurista brasileiro.
- 1925 - Euclides Neto, advogado, político e "escrevedor" brasileiro (m. 2000).
- 1926
- Noah Gordon, escritor estadunidense.
- Maria Teresa de Filippis, ex-automobilista italiana.
- 1933 - Keiko Ikeda, ex-ginasta japonesa.
- 1934 - Blagoja Vidinić, ex-futebolista sérvio.
- 1937 - Vittorio Brambilla, ex-piloto italiano de F-1 (m. 1980).
Alexandre Eggers Garcia (Cachoeira do Sul, RS, 11 de novembro de 1940) é um jornalista,apresentador, comentarista de telejornais, colunista político e conferencista brasileiro. Alexandre Garcia foi diretor de jornalismo da Rede Globo de Brasília de 1990 a 1995. Na sucursal, acompanhou a posse de Fernando Collor na presidência e a decretação do Plano Brasil Novo. Dos estúdios da emissora, junto com Joelmir Betting, Paulo Henrique Amorim e Lilian Witte Fibe, tentou esclarecer as dúvidas dos telespectadores com relação ao plano econômico do governo. Na cobertura da ECO-92, veio para o Rio de Janeiro cobrir o evento no Riocentro. Em 1993, estreou no Jornal da Globo como comentarista político. Acompanhou também o processo de impeachment do presidente Collor, a implementação do Plano Real e as eleições de Fernando Henrique Cardoso em 1994 e 1998. Desde os primórdios quando era jornalista na TV Manchete, até os dias atuais na Globo, acompanhou uma parte importante da história brasileira contemporânea. (Quer saber mais?)
- 1945 - Daniel Ortega, presidente da Nicarágua.
- 1952
- Saulo Laranjeira, ator, compositor e intérprete brasileiro.
- Kama Sywor Kamanda, poeta e romancista congolês.
- 1956 - José Luis Brown, ex-futebolista argentino.
- 1959 - Marcelo Costa, baterista e percussionista brasileiro.
- 1960 - Stanley Tucci, ator e diretor norte-americano.
Demi Moore (nome artístico de Demi Gene Guynes; Roswell, 11 de novembro de 1962) é uma atriz norte-americana. Demi Moore teve uma dura infância. Seu pai, Charles Harmon, deixou sua mãe pouco antes de Demi nascer, depois de um efêmero casamento de dois meses. Sua mãe, Virginia casou-se com Danny Guynes, um vendedor de anúncios, devido a isto a família trocava frequentemente de local. Demi cresceu num ambiente turbulento e teve que conviver com uma infância pobre, alcoolismo na família, divórcio e o suicídio de seu padrasto quando tinha apenas 18 anos. Uma influência positiva na sua vida para se tornar atriz foi de uma vizinha que também viria a fazer sucesso, Nastassja Kinski. Sua estréia no cinema foi com o filme Choices, de 1981. Passou um tempo no Brasil quando filmou Feitiço no Rio em 1984, com o ator Michael Caine. Foi escolhida pelo diretor Joel Schumacher para o papel de uma viciada em cocaína no filme O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985), o filme e o ambiente favorável junto com outros atores de ponta como Rob Lowe, causou uma reviravolta na sua vida. O filme que lhe deu fama mundial foi Ghost - Do Outro Lado da Vida, contracenando com Patrick Swayze.
- 1964 - Calista Flockhart, atriz norte-americana.
- 1967
- Gil de Ferran, ex-piloto automobilístico brasileiro (nascido francês).
- Frank John Hughes, ator norte-americano.
- 1969
- Rubén Ruiz Díaz, ex-goleiro paraguaio.
- Bismarck, ex-futebolista brasileiro.
- 1972
- Adam Beach, ator canadense.
Leonardo Wilhelm DiCaprio (Los Angeles, 11 de novembro de 1974) é um ator norte-americano. Começou sua carreira aparecendo em comerciais de televisão. Participou do Clube do Mickey, que também revelou outros astros do show business dos Estados Unidos. DiCaprio nunca foi muito bom aluno, principalmente em matemática, pois tinha bastante dificuldade de concentração. Os pais se separaram quando ainda era bebê e sua avó materna, a alemã Helen Idenbirkin, ajudou muito em sua criação. Tem ascedência italiana por parte de pai (sobrenome DiCaprio) e germano-eslava por parte de mãe. O filme que marcou sua carreira foi "Titanic", em 1997.
- 1977
- Jeovânio, futebolista brasileiro.
- Maniche, futebolista português.
- Éric Chelle, futebolista malinês.
- 1978
- Erik Edman, futebolista sueco.
- Jevgēņijs Saproņenko, ginasta letão.
- 1980 - Leonardo Haack Presta, farmacêutico-bioquímico e chef de cozinha riograndense.
- 1981
Natalie Glebova (Tuapse, 11 de novembro de 1981) é uma modelo e rainha da beleza canadense, nascida na Rússia. Foi coroada Miss Universo 2005, no concurso realizado em Bangkok, Tailândia, em 31 de maio daquele ano.
- Bruno Fogaça, futebolista brasileiro.
- 1983
- Telmário de Araújo Sacramento, futebolista brasileiro.
- Philipp Lahm, futebolista alemão.
- Arouna Koné, futebolista marfinense.
- Betão, futebolista brasileiro.
- 1986
- Vítor Vinha, futebolista português.
- 1987 - Ernandes, futebolista brasileiro.
Stephanie Gardner (Brasil, Rio de Janeiro, 11 de novembro de 1989) é uma patinadora artística, modelo e apresentadora de tv brasileira. Ela foi a primeira patinadora brasileira a disputar uma competição mundial da ISU. Foi convidada e apresentou o A Casa É Sua na RedeTV durante 3 meses no ano de 1995, porem foi tirada do ar por baixa audiencia.
- 1990 - Georginio Wijnaldum, futebolista holandês.
- 1991 - Danilo Cavallin, futebolista brasileiro.
Falecimentos
- 1130 - Teresa de Leão (n. 1080).
- 1811- Tenreiro Aranha, escritor brasileiro (n.1769).
- 1855 - Søren Kierkegaard, filósofo dinamarquês (n. 1813).
- 1861 - Rei Pedro V de Portugal. (n. 1837).
- 1817 - Liliuokalani, rainha havaiana (n. 1838).
- 1880 - Edward "Ned" Kelly, australiano fora-da-lei.
- 1919 - Eduardo das Neves, compositor e violonista brasileiro (n. 1874).
- 1958 - André Bazin, crítico e teórico de cinema francês (n. 1918).
- 1973 - Artturi Ilmari Virtanen, químico finlandês (n. 1895).
- 2003 - Jonathan Brandis,ator norte-americano (n. 1976).
- 2004 - Yasser Arafat, presidente da Autoridade Palestiniana (n. 1929).
Feriados e eventos cíclicos
Angola
Dia da Independência .No dia 10 de Novembro de 1975, o Alto Comissário e Governador-Geral de Angola, almirante Leonel Cardoso, em nome do Governo Português, proclamou a independência de Angola, transferindo a soberania de Portugal, não para um determinado movimento político mas sim para o “Povo Angolano”, de forma efectiva a partir de 11 de Novembro de 1975: "E assim Portugal entrega Angola aos angolanos, depois de quase 500 anos de presença, durante os quais se foram cimentando amizades e caldeando culturas, com ingredientes que nada poderá destruir. Os homens desaparecem, mas a obra fica. Portugal parte sem sentimentos de culpa e sem ter de que se envergonhar. Deixa um país que está na vanguarda dos estados africanos, deixa um país de que se orgulha e de que todos os angolanos podem orgulhar-se".
Brasil
- Dia da Memória
- Dia do Supermercado
- Dia da Qualidade
Canadá
- Dia da Lembrança no Canadá.
Estados Unidos
- Dia dos Veteranos nos Estados Unidos.
França
- Dia do Armistício da Primeira Guerra Mundial (França).
Polônia
- Dia da Independência (Polônia).
Portugal
- Dia de São Martinho (Portugal).Tradicionalmente é o dia em que as adegas são abertas e se prova o vinho novo.
- Feriado municipal em Meda, Penafiel e Torres Vedras.
Religião Católica
A Igreja celebra o dia de São Martinho de Tours, bispo e confessorSão Martinho de Tours era filho de um Tribuno e soldado do exército romano. Nasceu e cresceu na cidade de Sabaria, Panónia (atual Hungria), em 316, sob uma educação da religião dos seus antepassados, deuses mitológicos venerados no Império Romano, aos 10 anos de idade, entrou para o grupo dos catecúmenos (aqueles que estão se preparando para receber o batismo). Aos 15 anos de idade, e contra a própria vontade, teve de ingressar no exército romano e dirigir-se para a Gália(região na atual França). Aos 18 anos abandonou o exército pois o cristianismo não comportava mais suas funções militares. Foi batizado por Santo Hilário, bispo da cidade de Poitiers. Martinho exerceu o bispado por vinte e cinco anos e, aos oitenta e um, estava na cidade de Candes, quando morreu no dia 8 de novembro de 397. Sua festa é comemorada no dia 11, data em que foi sepultado na cidade de Tours. Venerado como Santo Martinho de Tours ele se tornou o primeiro Santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e se tornou um dos Santos mais populares da Europa medieval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.