sábado, 26 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 27 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

27 de novembro de 2011.
331º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 34 para acabar o ano.

Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos


27/11/1807 - A família real portuguesa foge para o Brasil na sequência da do país por tropas napoleónicas.
Nas pressões vindas dos dois países, Portugal ainda quis contemporizar entre a França e a Inglaterra, mas Bonaparte não trepidou ante as indecisões do governo português: Em acordo com a Espanha (já invadida e sob o governo de seu irmão, José Bonaparte), não trepidou ante as indecisões, o governo português e decretou a extinção da monarquia portuguesa, determinando a imediata invasão do reino por uma coluna do exército imperial, sob as ordens do general Junot. O governo de Lisboa pensou ainda em remediar o desastre, começando a cumprir algumas das determinações do decreto de Berlim, mas teve logo notícias de que os franceses marchavam aceleradamente sobre Portugal, a caminho de Lisboa. Em tão apertada conjuntura, o único expediente possível foi a fuga da família real, sob a iminência de ser apanhada pelo exército invasor. Narra um historiador que, no meio de todo o pavor e insânia, a única pessoa consciente era a rainha D. Maria Louca (D. Maria 1ª, a mesma que mandou enforcar Tiradentes), a qual gritava continuamente: "Estamos fugindo...mas por que estamos fugindo? Por quê?"
27/11/1935 - Levante comunista no Rio de Janeiro conhecido como "Intentona Comunista".
Por falta de coordenação, e isolados no Rio de Janeiro, os líderes do levante nem sabiam que ele já havia ocorrido em Natal e em Recife nos dias 23 e 25 de novembro, respectivamente, prontamente dominado pelas forças legalistas, com a morte de mais de 100 revoltosos. Assim, confiavam no efeito surpresa para dominar a situação. Já governo Vargas, na Capital Federal sabia dos acontecimentos no Nordeste e aguardava apenas o início da rebelião no Rio para rechaçar e conter o movimento m seu nascedouro, o que acabou acontecendo. Poucas horas depois da rebelião nos quartéis, o levante estava controlado, seus líderes presos e, a partir daí,   iniciou-se um processo de prisões, inquéritos, tortura e morte, desequilibrando a frágil democracia assentada sobre a constituição votada no ano anterior, que tinha suas salvaguardas suspensas por um estado de sítio quase que contínuo. Essa situação de instabilidade permaneceu até 1937, quando o Congresso auto dissolveu-se e o Presidente Vargas, senhor da situação, outorgou a Constituição do Estado Novo, instalando uma ditadura que iria durar até 1945. (Quer saber mais?)
27/11/1983 - Diretas-Já: manifestação na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Era a segunda manifestação pelas eleições diretas, já que a primeira ocorrera, muito timidamente em Santa Catarina.
Mas o que se considera como o marco inicial da campanha é o comício programado pelo PT para 27 de novembro na praça Charles Müller, em frente ao Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo. Foram convidados os outros partidos políticos e entidades representativas da sociedade civil, entretanto, vários atos falhos comprometeram o sucesso Primeiro que, por ser iniciativa isolada de um partido, os demais se mostraram arredios, pois ninguém coloca azeitona em empada alheia. Empreendimentos dessa natureza carecem de uma organização conjunta para cuidar dos detalhes e evitar o radicalismo sectário, que acaba comprometendo a todos. Segundo que, marcada a data, descobriram que, nesse mesmo dia 27 de novembro, domingo, se realizaria outra concentração, na praça da sé, protestando contra a presença de soldados americanos na Nicarágua. Um dos comícios precisaria ser suspenso, mas os dois lados optaram pela pior solução: juntar os dois movimentos em um só e fazer uma única concentração no Pacaembu. Assim, naquela tarde de domingo, um grande palanque foi montado no Pacaembu para o comício das diretas mas, sobre ele, uma faixa, estendida de ponta-a-ponta, dizia: "Ianques, tirem as patas da Nicarágua!" É claro que não podia dar certo. Os jornais e a mídia eletrônica noticiaram com destaque o fato e o governo não deixou por menos, insinuando a origem espúria da manifestação. De resto, apesar da propaganda e da quermesse que o PT instalou nas ruas vizinhas, não chegaram a comparecer à concentração sequer 15 mil pessoas, desanimando a oposição e dando alento aos governistas, estes últimos acreditando que o movimento começava a declinar. (Quer saber mais?)

2001 - O Telescópio Espacial Hubble detecta hidrogénio na atmosfera do planeta Osíris, a primeira atmosfera planetária fora do nosso sistema solar a ser encontrada.
O Telescópio Espacial Hubble é a primeira missão da NASA pertencente aos Grandes Observatórios Espaciais - (Great Observatories Program), consistindo numa família de quarto observatórios orbitais, cada um observando o Universo em um comprimento diferente de onda, como a luz visível, raios gama, raios-X e o infravermelho. Pela primeira vez se tornou possível ver mais longe do que as estrelas da nossa própria galáxia e estudar estruturas do Universo até então desconhecidas ou pouco observadas. O Hubble, de uma forma geral, deu à civilização humana uma nova visão do universo e proporcionou um salto equivalente ao dado pela luneta de Galileu Galilei no século XVII. (O que eu tenho a ver com isso?)

  • 2003 - São estimados em 54.862.417 os casos de infecção pelo HIV em todo o mundo, 30% destes estavam na África do Sul.
  • 2005 - O Clube Atlético Mineiro é rebaixado à série B do Campeonato Brasileiro.
  • 2009 - A banda Australiana AC/DC volta ao Brasil depois de 13 anos

Nascimentos

27/11/1595 - Alessandro Algardi, escultor e arquiteto italiano (m. 1654).
Alessandro Algardi (Bolonha27 de Novembro de 1595 - Roma10 de Junho de 1654). Um dos maiores escultores romanos. Escultordesenhista e arquiteto, as fontes divergem no que concerne à data dos seu nascimento, havendo quem diga que nasceu a 31 de Julho de 1598 ou até mesmo no ano de 1602). Primeiro foi destinado aos estudos literários, mas logo ingressou na escola de Ludovico Carracci, aprendendo também com Giulio Cesare Conventi. Em 1622 estava em Mântua, onde o duque Ferdinando Gonzagamantinha uma coleção de escultura clássica, que lhe serviu de inspiração para sua obra futura. Após breve estada em Veneza, transferiu-se para Roma em 1625, onde se dedicou inicialmente ao restauro de estatuária antiga. Com a ascensão do papa Inocêncio X (1644 a 1655), a popularidade de Bernini começou a decair e foi suplantado por Algardi. Como representante de um tipo de classicismo que reagia ao expressivo estilo doBarroco, Algardi se deixou influenciar grandemente pela arte da Antiguidade, como se nota pela qualidade pintoresca de sua escultura.

27/11/1936 - Anita Leocádia Prestes, historiadora brasileira, filha do líder comunista Luís Carlos Prestes e da revolucionária Olga Benário.  Ironia do destino, Anita nascia no dia em que a Intentona Comunista projetada por seu pai completava um ano.  
Nascida na prisão feminina nazista de Barnimstrasse, Anita foi afastada da mãe ( esta, executada pouco depois) e entregue à avó paterna, Leocádia Prestes. No início da década de 1970, Anita exilou-se na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em agosto de 1972, foi indiciada em virtude da militância política. Julgada à revelia em julho de 1973, foi condenada à pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército.  Em dezembro de 1975, Anita Prestes recebia o título de doutora em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou. Quatro anos depois, em setembro de 1979, a Justiça extinguia a punibilidade da sentença que a condenou à prisão, com base na primeira Lei de Anistia no Brasil. Em 2004, recebeu a indenização de R$100 mil pela Lei de Anistia, que doou ao Instituto Nacional de Câncer.

Joel Barcellos, ator brasileiro.

27/11/1951 - Vera Fischer, atriz brasileira.
Vera Lúcia Fischer (Blumenau, 27 de novembro de 1951) é uma atriz brasileira. Uma das mais famosas atrizes do país, Vera foi Miss Brasil 1969, título que lhe deu projeção nacional. Apesar de ter feito inúmeros personagens importantes na Rede Globo como nas novelas Coração Alado, Brilhante, Mandala, Perigosas Peruas, Laços de Família, O Clone e Caminho das Índias e nas minisséries Riacho Doce, Desejo, Agosto e Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, a atriz se queixou recentemente, na mídia, da falta de bons convites e papéis para a TV: "Para eu voltar às novelas quero um personagem de verdade. Sou uma atriz." definiu. Foi indicada quatro vezes ao Troféu Imprensa, na categoria Melhor Atriz como: Luiza Sampaio em Brilhante em 1981, Jocasta Silveira em Mandala em 1987, Helena em Laços de Família em 2000 e Ivete e
O Clone em 2001. 

27/11/1970 - Brooke Langton, atriz estadunidense.
Brooke Langton nasceu no Arizona em 1970, filha de um geólogo e uma enfermeira. Seu avô materno, Stephen Cummings, foi piloto de aviões durante a Segunda Guerra Mundial, e conheceu o famoso ator James Stewart. Posteriormente, sua família se mudou para Illinois e depois para Euless, uma pequena cidade do Texas, onde ela se interessou pelo teatro ainda no ensino médio, porém, seu amor pelo mar acabou por levá-la à Universidade de San Diego. Langton tornou-se famosa ao fazer o papel de Samantha Reilly Campbell, em Melrose Place. Depois de finalizada a sua participação no seriado, estrelou a série The Net, um drama do canal USA baseado em um filme de 1995 com o mesmo nome. Langton era a protagonista deste seriado, e interpretava o papel de Angela Bennett, que havia sido de Sandra Bullock na versão cinematográfica.

27/11/1985 - Lauren C. Mayhew, atriz e cantora estadunidense.
Lauren Courtney Mayhew (TampaFlórida27 de novembro de 1985) é uma atriz e cantoraestadunidense. Mayhew ficou conhecida após a performance no pré show no Super Bowl em 2001. Ela debutou no cinema no filme Raise Your Voice, onde interprtou Robin, personagem rival da protagonista Terry, interpretada por Hilary Duff.

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Santos do Dia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.