sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 12 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

12 de novembro de 2011
316º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 49 dias para acabar o ano.


O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

12/11/1532 - Termina prazo para os moradores de Genebra (Suiça) declararem sua religião, sob pena de terem de abandonar a cidade.
Após a Reforma de Lutero, trazendo por consequência a contra reforma católica e, paralelamente o surgimento de várias outras denominações religiosas, a consolidação dos diversos credos não era mais uma questão de fé, mas de dominação política, ganhando terreno quem conseguisse maior apoio das autoridades em cada localidade. Em Genebra, o Calvinismo, nesse momento era dominante e os que não professassem essa crença, seriam excomungados e obrigados a se retirar da cidade. Mas, a curto prazo, o feitiço virou contra o feiticeiro. Parcela da sociedade influente se insurge contra o facto de um estrangeiro (francês), como Calvino, decidir sobre a excomunhão e expulsão de habitantes naturais de Genebra. As autoridades, perante estes protestos, passam a ser mais críticas para com os líderes protestantes. A 3 de Fevereiro de 1538 são eleitos para as autoridades da cidade de Genebra 4 pessoas que são inimigos de Calvino e dos protestantes. Em Março, estas novas autoridades proíbem Calvino e Farell de se pronunciarem sobre assuntos não religiosos e estes, em contra ataque, negam-se a celebrar a comunhão de acordo com a tradição de Berna. As autoridades dão-lhes três dias para saírem da cidade. Na conjuntura, nenhuma diferença faz a ditadura religiosa imposta pelos calvinistas, já que todas as demais denominações religiosas, inclusive a católica, usavam a instrumentação política numa guerra fria para impor suas idéias e conquistar seus territórios. Abaixo, bico de pena com a Genebra no tempo de Calvino (Para ampliar, abra a imagem em página separada).
12/11/1823 - Pedro I do Brasil manda o exército invadir o Plenário da Assembleia Constituinte de 1824, prendendo e exilando diversos deputados.
A crise tornou-se ainda mais séria quando um episódio que normalmente seria completamente ignorado acabou por ser utilizado para fins políticos. Um boticário nascido no Brasil, que também praticava o jornalismo, sofreu agressões físicas por parte de dois oficiais lusitanos que erroneamente acreditavam que ele tivesse sido o autor de artigo injurioso. Os Andradas aproveitaram a oportunidade para alegar que a agressão sofrida pelo boticário fora na realidade um atentado contra a honra do Brasil e do povo brasileiro. Antônio Carlos de Andrada e Martim Francisco de Andrada foram levados sobre os ombros de uma multidão e seguiu-se uma onda de xenofobia antilusitana que acirrou ainda mais os ânimos. A tudo D. Pedro assistiu da janela do Paço Imperial que se encontrava ao lado da "Cadeia Velha", nome do local onde estava se realizando a Constituinte. Os deputados reunidos debateram sobre a proposta do governo e permaneceram em sessão durante a madrugada. Mas no dia seguinte quando Vilela Barbosa retornou a Assembleia para dar explicações sobre a reunião das tropas, alguns deputados gritaram exigindo que D. Pedro I fosse declarado "fora-da-lei". O Imperador ao saber disto, antes mesmo que o ministro do Império retornasse da Assembleia, assinou o decreto dissolvendo a Constituinte. Seis parlamentares foram presos e deportados para Portugal, entre eles os irmãos Andrada. D.Pedro I nomeia um grupo de notáveis que, em 15 dias lhe entrega, para outorga, um novo projeto da Constituição, que o imperador, de imediato, assinou. Abaixo, Alegoria do juramento da Constituição de 1824. D. Pedro salva a índia (que representa o Brasil) da ameaça do absolutismo. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
1979 - A sonda Voyager 1 passa a 7000 quilômetros do satélite Titã.
Titã (ou Saturno VI) é o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o sistema solar, depois de Ganímedes, tendo quase uma vez e meia o tamanho da Lua. Os cientistas usaram os dados da Voyager para resolver um debate sobre se Titã tinha uma atmosfera fina ou espessa, descobrindo que Titã era coberto por uma espessa camada de hidrocarbonetos com uma atmosfera rica em nitrogênio. A descoberta levou os cientistas a preverem que Titã poderia ter mares de metano líquido e ter etano na superfície. (Quer saber mais?) > Abaixo, concepção artística da superfície de Titã.



Nascimentos

12/11/1840 - Auguste Rodin, escultor francês (m. 1917).
Auguste Rodin (Paris, 12 de novembro de 1840 — Meudon, 17 de novembro de 1917) foi um escultor francês. Nascido François-Auguste-René Rodin, as primeiras esculturas de Rodin foram feitas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão. Aos 14 anos, aquele que seria um dos escultores mais geniais da história da arte, já tinha aulas numa pequena academia. Em pouco tempo foi aceito na Escola de Artes Decorativas, sob a orientação de Boisbaudran e de Barye. Ingressou depois na Academia de Belas-Artes, onde conheceu os escultores Carpeaux e Dalou. A exemplo do que tantas vezes aconteceu com os grandes artistas, a primeira obra de Rodin, O Homem de Nariz Quebrado (1864), não foi aceita no Salon de Paris. A justificativa do júri foi que a obra era um esboço, uma coisa inacabada. Paradoxalmente, toda a criação do escultor se basearia no conceito de "non finito". Suas obras mais célebres, O Beijo, que faz parte de uma série de esculturas realizadas para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas, O Pensador, da mesma série, e o retrato de Balzac confirmam isso. Tem hoje um museu em Paris dedicado as suas obras e vida (o Musée Rodin), situado no Hôtel Biron, ao lado do Hôtel des Invalides, túmulo de Napoleão. Rodin teve como assistente a escultora Camille Claudel, com quem teve um romance e cujos trabalhos são muitas vezes confundidos com os de Rodin. Camille acreditava que Rodin queria se apropriar dos seus trabalhos. À época, foi considerada insana e terminou seus dias internada em um manicômio. Rodin conquistou fama em vida, e suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano. Hoje em dia encontram-se nos museus mais importantes do mundo.
12/111929 - Grace Kelly, atriz norte-americana e princesa de Mônaco (m. 1982).
Grace Patricia Kelly (Filadélfia, 12 de novembro de 1929 — Mônaco, 14 de setembro de 1982) foi uma atriz norte-americana, vencedora do Oscar de Melhor Atriz e um ícone da moda. Após seu casamento com Rainier III, príncipe-soberano de Mônaco, ela ficou conhecida também como Princesa Grace de Mônaco. O filho de Grace e Rainier III, titulado Albert II é o atual monarca do principado. O Instituto de Cinema Norte-Americano já a listou como a 13.ª das 50 maiores lendas do cinema. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
1958 - Megan Mullally, atriz norte-americana.
Megan Mullally (Los AngelesCalifórnia12 de Novembro de 1958) é uma premiada atriz norte-americana conhecida, entre outros, pelo papel de Karen Walker na série de televisão Will & Grace.
    12/11/1959 - Cristina Prochaska, atriz brasileira.
    Cristina Prochaska (São Paulo, 12 de novembro de 1959) é atriz e jornalista brasileira. Começou a carreira como repórter na TV Bandeirantes, e posteriormente foi apresentadora do telejornal de empreendedorismo Pequenas Empresas, Grandes Negócios, da Rede Globo, repórter especial do Fantástico e Vídeo Show, na mesma emissora, na qual também atuou em diversas telenovelas.
    Alexandra Maria Lara, atriz romena.
    Alexandra Maria Lara (Bucareste12 de novembro de 1978) é uma atriz romena. Seu filme mais conhecido é Der Untergang (A Queda), no qual ela protagonizou Traudl Junge, secretária de Adolf Hitler e autora do livro que deu origem ao roteiroSeu papel mais famoso, e que a conduziu ao reconhecimento internacional, é o de Traudl Junge, a secretária de Adolf Hitler, interpretado por Bruno Ganz, no filme Der Untergang (br: A Queda), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Devido a seu desempenho convincente no filme, recebeu elogios de Francis Ford Coppola, que escreveu para ela um papel em 2007Alexandra Maria Lara também atuou no filme Control (2007), sobre a vida de Ian Curtis, vocalista da banda britânica Joy Division, no qual fez o papel de amante do cantor. Em 2008 foi membro do júri no Festival de Cannes. No mesmo ano, voltou a atuar ao lado de Ganz em The Reader e em Der Baader Meinhof Komplex, no papel da guerrilheira Petra Schelm, uma das integrantes do grupo terrorista, morta a tiros na Alemanha dos anos 70.
    Anne Hathaway, atriz estadunidense.
    Anne Jacqueline Hathaway (Nova Iorque12 de novembro de 1982), é uma atriz de cinema eteatro norte-americanaAnne Hathaway estudou no Paper Mill Playhouse de Nova Jérsei e no programa inaugural pré-curricular de verão do Collaborative Arts Project, que é afiliado à Universidade de Nova York. Entre as produções nas quais atuou no Paper Mill estão GigiJane Eyre e "Life on Earth". Interpretou a princesa Winifred em Once Upon a Mattress, pela qual foi indicada ao prêmio de melhor atuação feminina estudantil do Paper Mill. Seu estilo de atuação tem sido comparado aos de Judy Garland e Audrey Hepburn e ela cita Hepburn como sua atriz favorita e Streep como seu ídolo. A revista People considerou-a uma das revelações de 2001 e em 2006, ela foi eleita uma das cinquenta pessoas mais bonitas do mundo. Abaixo, em uma cena de "O Diabo Veste Prada".

    Falecimentos

    Feriados e eventos cíclicos

    São Josafá Kuncewycz, bispo e mártir (para a Igreja Católica)
    Diwali - Festival das Luzes, na Índia
    Diwali (também transcrito do Deepavali ou Deepawali) é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogo de artifício. Este festival celebra o assassinato deNarakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal. O Diwali é um grande feriado indiano, e um importante festival para o hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o jainismo. Muitas lendas são associados a Diwali. O feriado é atualmente comemorado pelos hindus, sikhs e jains em todo o mundo como o festival das luzes, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.