314º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 51 dias para acabar o ano.
O texto original está escrito em português de Portugal.
Eventos históricos
- 1549 - Convocado o conclave para escolher o sucessor do Papa Júlio III
10 de novembro de 1619. Trancado sozinho em um quatro aquecido, que ele chama de "estufa", sentindo a chegada do inverno alemão, um homem vive intensa excitação intelectual. "Fatigou-se de tal maneira", conta Adrien Baillet, seu primeiro biógrafo, "que seu cérebro se incendiou, entregando-se a uma espécie de frenesi". Deita-se e tem três sonhos em sequência, nos quais, ao acordar, reconhece uma missão. Implora a Deus e à Virgem que o mantenham no reto caminho para realizar a descoberta que havia antevisto.O homem é René Descartes, então com 23 anos. Recebe em sonhos a missão de bem conduzir sua razão, e o que pede aos céus é confiança em si mesmo.Começa então uma jornada que podemos acompanhar em detalhes, pois toda a sua obra e grande parte de sua prolífica correspondência foram preservadas. (Quer saber mais?)
- 1848 - 1ª Batalha da Revolução Praieira, em Abreu e Lima (Povoado de Maricota)
- 1859 - Segunda Guerra de Independência Italiana: acordo de paz pelo Tratado de Zurique: a França recebia a Lombardia, entregue depois ao Piemonte-Sardenha, e a Áustria conservava Veneza (veja também Risorgimento)
- 1871 - Henry Stanley encontra-se com o Dr David Livingstone em Ujiji, na atual Tanzânia.
- 1884 - Giuseppe Melchiorre Sarto, futuro Papa Pio X, é elevado a Bispo de Mântua
Le borderau ("a lista", em francês) foi o nome pelo qual a imprensa francesa designou, em 1894, o documento descoberto por uma empregada de limpeza da Embaixada Alemã em Paris, no cesto do lixo do adido militar alemão, o tenente-coronel Schwarzkoppen. A empregada, Madame Bastian, entregou os papéis aos serviços secretos franceses. Estes logo concluíram que existia um traidor entre os oficiais franceses, que fazia espionagem para os alemães. O bordereau despoletou assim o caso Dreyfus. Era a única prova que fundamentava a condenação (que se provaria injusta) de Alfred Dreyfus. Como se viria a provar mais tarde, o bordereau não havia sido escrito por Dreyfus mas sim por Charles-Ferdinand Walsin Esterhazy. Para além de conter a assinatura de Esterhazy, que mudou de assinatura assim que o jornal Le Matin publicou um fac-simile do bordereau, o documento tinha sido escrito por alguém que demonstrava pouco conhecimento técnico dos termos de artilharia. O próprio Esterhazy afirmava que, como infantarista, sabia pouco do assunto, enquanto Dreyfus era da artilharia, sendo improvável que se tivesse referido a termos técnicos de uma forma tão incorrecta, imprópria e desajeitada. No documento o traidor também informava que em breve partiria em manobras. Dreyfus não partiu em manobras, ao contrário de Esterhazy. Ademais, o texto era mal escrito, contendo erros tais como "Je vais partir en manœuvre", não usuais em Dreyfus mas sim em Esterhazy. (Quer saber mais?) Abaixo, a defesa apaixonada de Deyfus, feita publicamente pelo escritor Émile Zola (Pronúncia: "emilzolá")
- 1896 - O Presidente brasileiro Prudente José de Morais e Barros afasta-se do poder, por motivos de saúde, deixando o governo entregue ao seu vice-presidente, Manuel Vitorino Pereira.
- 1928 - Começa a ser publicada a revista O Cruzeiro
Estado Novo é o nome do regime político brasileiro fundado por Getúlio Vargas em 1937, que durou até 1945, que é caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. Em 30 de setembro de 1937, quando se aguardavam as eleições presidenciais marcadas para janeiro de 1938, a serem disputadas por José Américo de Almeida e Armando de Sales Oliveira, ambos apoiadores da revolução de 1930, foi denunciado, pelo governo de Getúlio, a existência de um suposto plano comunista para tomada do poder. Este plano ficou conhecido como Plano Cohen, e depois se descobriu ter sido forjado por um adepto do integralismo, o capitão Olímpio Mourão Filho, o mesmo que daria início à Revolução de 1964. Há várias versões e dúvidas sobre o Plano Cohen: Os integralistas negam ainda hoje participação deles no golpe de estado do Estado Novo, atribuindo ao general Góis Monteiro a transformação de um relatório feito pelo Capitão Mourão em um documento oficial: O dito Plano Cohen. Com a comoção popular causada pelo Plano Cohen, com a instabilidade política gerada pela Intentona Comunista, com o receio de novas revoluções comunistas e com as seguidas vezes em que foi decretado estado de sítio no Brasil, foi sem resistência que Getúlio Vargas deu um golpe de estado e instaurou uma ditadura em 10 de novembro de 1937, através de um pronunciamento transmitido por rádio a todo o País. (Leia meu artigo "Vira, vira, vira... virou!, no livro "Brasil - Cem Anos de República")
- 1938 - Mustafa Abdülhalik Renda torna-se interinamente presidente da Turquia devido à morte de Atatürk.
- 1945 - Fundação do Partido Libertador.
- 1955 - Carnaval - Fundação da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.
- 1969 - Sesame Street (Rua Sésamo) lançado nos Estados Unidos.
- 1971 - Criado o grupo musical Secos & Molhados, do qual Ney Matogrosso fazia parte.
- 1975 - Resolução 3379 da Assembleia Geral das Nações Unidas é aprovada.
- 1982 - Yuri Andropov é indicado a Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética.
- 1989 - Petur Mladenov torna-se o último secretário-geral do Partido Comunista Búlgaro, substituindo Todor Jivkov.
- 2001 - Maradona participa de uma partida em sua homenagem com os jogadores oficiais do time de futebol argentino.
- 2006 - O Sport Lisboa e Benfica entrou para o livro do Guiness por ser o clube com mais sócios no mundo (160.398 sócios).
- 2006 - Homem armado seqüestra ônibus em Nova Iguaçu (Rio de Janeiro, Brasil), mantendo ex-esposa e passageiros como reféns; a ação durou cerca de dez horas, sendo o mais longo sequestro da história do país, quando então se entregou à polícia; não houve vítimas fatais.
- 2009 - O Apagão deixa parte do Brasil sem energia desde a noite até a madrugada seguinte devido a uma falha na Usina de Itaipu.
Nascimentos
- 1433 - Carlos, o Temerário, Duque da Borgonha (m. 1477).
Martinho Lutero (Eisleben, 10 de novembro de 1483 - 18 de fevereiro de 1546) foi um sacerdote agostiniano e professor de teologia alemão figura central da Reforma Protestante. Veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517. Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos Vna Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador. Lutero ensinava que a salvação não se consegue apenas com boas ações, mas de um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça através da fé em Jesus como um redentor do pecado. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo. Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados luteranos. Seu casamento com Catarina von Bora estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimônio de padres protestantes. Em seus últimos anos, Lutero tornou-se algo antissemita, chegando a escrever que as casasjudaicas deveriam ser destruídas, e suas sinagogas queimadas, dinheiro confiscado e liberdade cerceada. Essas afirmações fizeram de Lutero uma figura controversa entre muitos historiadores e estudiosos. (Quer saber mais?) Abaixo, imagem de "Martinho Lutero", o filme.
- 1615 - Ninon de Lenclos, escritora francesa (m. 1705).
- 1668 - François Couperin, compositor, organista e cravista francês (m. 1773).
- 1683 - Jorge II, Rei da Grã-Bretanha (m. 1760).
William Hogarth (Londres, 10 de novembro de 1697 — 26 de outubro de Londres, 1764) foi umpintor, gravador e ilustrador inglês. Seu trabalho se estendeu de excelentes retratos realistas a histórias em quadrinhos como séries de imagens chamadas "assuntos morais modernos". Muito do seu trabalho, embora às vezes vicioso, satirizavam a política contemporânea e as alfândegas. Ilustrações de tal estilo são muitas vezes referidas como Hogartianas.
- 1759 - Friedrich Schiller, poeta, dramaturgo, filósofo e historiador alemão (m. 1805).
- 1764 - Andrés Manuel del Río, químico mexicano (m. 1849).
- 1861 - Robert T. A. Innes, astrônomo britânico de ascendência sul-africana (m. 1933).
- 1867 - John Patterson, soldado, caçador, sionista e escritor anglo-irlandês, famoso por ter matado os dois leões assassinos de Tsavo.
Andrei Nikolaievitch Tupolev (no russo Андрей Николаевич Туполев ), (Poustomazovo, oblast de Tver, 29 de outubro/10 de novembro de 1888 — Moscou, 23 de dezembro de 1972), foi um projetista e construtor aeronáutico russo. Foi um proeminente projetista aeronáutico a partir de 1929, quando trabalhava no instituto central de aerohidrodinâmica (TsAGI) de Moscou, onde mais de uma centena de aviões foram projetados, principalmente bombardeiros (entre eles o Tupolev Tu-26 e o Tupolev Tu-2) e aviões de passageiros, como o Tupolev Tu-134 e o Tupolev Tu-154. Foi preso em 1937 junto com outro célebre projetista de aviões, Vladimir Petliakov, por motivo da acusação da criação de um partido fascista russo. Em 1939 foi transferido para a prisão em Bolchiévo, nas proximidades de Moscou, numa charachka (campo especial), onde também estavam encarcerados vários de seus colegas. Oficialmente foi condenado a dez anos, porém em 1944 foi libertado graças aos serviços prestados. Sua completa reabilitação não se fez até uma década depois da morte de Stalin.
- 1913 - Álvaro Cunhal, político português (m. 2005).
- 1918 - Ernst Otto Fischer, químico alemão (m. 2007).
- 1919
- Mikhail Kalashnikov, inventor russo da arma AK-47.
- Russell Shedd, téologo norte-americano.
- 1920 - Lily Marinho, ex-modelo e socialite brasileira (m. 2011).
- 1928 - Ennio Morricone, compositor, arranjador e maestro Italiano.
- 1933 - Luiz Sergio Coelho de Sampaio, filósofo e autor brasileiro (m. 2003).
- 1942 - Robert F. Engle, economista norte-americano.
- 1944
- Miguel Cadilhe, político e economista português.
- Askar Akayev, político quirguiz.
- 1947 - Greg Lake, músico britânico (Emerson, Lake & Palmer).
Myrian Pinto Rios (Belo Horizonte, 10 de novembro de 1958) é uma atriz, apresentadora de TV e política brasileira. Morou até quatro anos em sua cidade natal, quando se mudou para a pequena localidade de Guanhães, no interior do mesmo estado, onde viveu dois anos, após os quais sua família se mudou para a capital paulista. Aos dezessete anos, disputou um concurso de novos talentos no programa de Moacyr Franco, onde ganhou uma participação em telenovela da Rede Globo. Foi casaca com Roberto Carlos por mais de 10 anos. Na Rede Globo, Myrian Rios, estreou na telenovela O Feijão e o Sonho, baseada no livro de Orígenes Lessa. Após a separação de Roberto Carlos, ela se casou duas vezes, e teve dois filhos: um com o médico Edmar Fontoura e outro com o ator André Gonçalves Barbosa. Ela se separou de seu último marido e não teve mais filhos, e nem outros casamentos, só namoros. Atuou em várias novelas de sucesso como Escrava Isaura (1976), Marrom Glacê (1979) e Coração Alado (1980). Na década de 1980, ainda casada com o cantor Roberto Carlos, Myrian diminuiu sua participação na TV mas continuou a fazer personagens marcantes como a Gabriela em Ti Ti Ti (1985) e a Ana Galhardo em Bambolê (1987). Sua última participação em novelas foi em O Clone (2001).
- 1959
- Marcelo Tas, apresentador, ator e diretor brasileiro.
- Nancy Cartwright, atriz estado-unidense.
- 1960 - Neil Gaiman, autor de romances e quadrinhos britânico.
- 1964 - Magnús Scheving, ex-ginasta e produtor de televisão islandês.
- 1965 - Eddie Irvine, ex-piloto de Fórmula 1 norte-irlandês.
- 1969
- Sandro Barboza, jornalista brasileiro.
- Ellen Pompeo, atriz norte-americana.
- Jens Lehmann, ex-futebolista alemão.
- Faustino Asprilla, ex-futebolista colombiano.
- 1970 - Freddy Loix, piloto belga de ralis.
- 1972 - DJ Ashba, músico estadunidense.
- 1973
- Patrik Berger, ex-futebolista tcheco.
- Mattia Collauto, futebolista italiano.
- 1974 - Cristian Munteanu, futebolista romeno.
- 1975 - Markko Märtin, piloto de ralis estoniano.
- 1976
- Steffen Iversen, futebolista norueguês.
- Shefki Kuqi, futebolista finlandês de origem kosovar.
- Sergio González, futebolista espanhol.
- 1977
Brittany Anne Murphy-Monjack (Atlanta, 10 de novembro de 1977 — Los Angeles, 20 de dezembro de 2009) foi uma atriz e cantora americana. Ganhou notoriedade graças a seus papéis em filmes como As Patricinhas de Beverly Hills, Garota Interrompida, Os Garotos da Minha Vida, 8 Mile, Recém Casados e Sin City. Ela também forneceu os vocais para a canção "Faster Kill Pussycat" do músico Paul Oakenfold, que atingiu a primeira posição na Billboard Hot Dance Club Songs e a sétima no UK Singles Chart em 2006. E também cantou para projetos humanitários junto com a cantora Avril Lavigne na coletânea Peace Songs, em 2006. Morreu jovem, aos 32 anos, de morte a princípio suspeita, mas que depois se apurou ser consequência de fraqueza e anemia, combinadas com uma pneumonia > Abaixo, em uma cena de "Grande Menina, Pequena Mulher".
- Erik Nevland, futebolista norueguês.
- Mikheil Ashvetia, futebolista georgiano.
- 1978
- Timo Scheider, piloto alemão de corridas.
- Kyla Cole, modelo e atriz eslovaca.
- Sébastien Piocelle, futebolista francês.
- 1979
- Ragnvald Soma, futebolista norueguês.
- Anthony Réveillère, futebolista francês.
- 1980
- Jackeline Petkovic, apresentadora brasileira.
- Grégory Arnolin, futebolista francês.
- 1981 - Miroslav Slepicka, futebolista tcheco.
- 1984
- Britt Irwin, atriz canadense.
- Rafael, futebolista brasileiro.
- 1985
- Aleksandar Kolarov, futebolista sérvio.
- Diego Amaya, futebolista colombiano.
- 1986
- Josh Peck, ator norte-americano.
- Rodrigo Gardela, futebolista uruguaio.
- Bruno Paraíba, futebolista brasileiro.
- Stanislav Namaşco, futebolista moldávio.
- Pyry Karkkainen, futebolista finlandês.
- 1989 - Brendon Hartley, piloto neozelandês de corridas.
- 1990
- Vanessa Ferrari, ginasta italiana.
- Robert Dabuo, futebolista ganês.
Falecimentos
- 461 - Papa Leão I
- 1241 - Papa Celestino IV
- 1549 - Papa Paulo III (n. 1468).
- 1891 - Arthur Rimbaud, poeta francês (n. 1854)
- 1911 - Christian Lundeberg, foi primeiro-ministro da Suécia (n. 1842).
Mustafa Kemal Atatürk (Salônica, 1881 — Istambul, 10 de novembro de 1938) foi um oficial do exército, estadista revolucionário e fundador da República da Turquia, assim como o seu primeiro presidente. Mustafa Kemal se estabeleceu como um líder militar extremamente capaz e inteligente enquanto servia como comandante de divisão na Batalha de Galípoli. Posteriormente lutou com bravura nas frentes de batalha da Anatólia e Palestina, conquistando algum renome para si durante a Primeira Guerra Mundial. Com a derrota sofrida pelo Império Otomano nas mãos dos Aliados, e os planos subsequentes para a partilha de seu território, Mustafa Kemal liderou o Movimento Nacional Turconaquela que se se tornaria conhecida posteriormente como a Guerra de Independência Turca; após estabelecer um governo provisório em Ancara, derrotou as forças enviadas pela Tríplice Entente. Suas campanhas militares bem-sucedidas asseguraram a liberação do país e a proclamação da republicano lugar do antigo governo imperial otomano. Como primeiro presidente da Turquia, Atatürk embarcou num ambicioso programa de reformas políticas, econômicas e culturais. Um admirador do Iluminismo, Atatürk procurou transformar as ruínas do Império Otomano numa nação-Estado democrática e secular. Os princípios das reformas de Atatürk costumam ser chamados de "kemalismo", e continuam a formar a fundação política do Estado turco moderno.
- 1958 - Marcel Pilet-Golaz, foi Presidente da Confederação suíça em 1934 (n. 1889).
- 1982 - Leonid Brejnev, secretário geral do Partido Comunista da União Soviética (n. 1906)
- 1990 - Mário Schenberg, físico, político e crítico de arte brasileiro (n. 1914)
- 1994 - Louis Nizer, escritor britânico; (n. 1902)
- 2000 - Adamantíos Andrutsópulos, foi primeiro-ministro da Grécia (n. 1919).
- 2005 - Fernando Bujones, bailarino estadunidense (n. 1955)
- 2006 - Jack Palance, ator de cinema norte-americano (n.1919).
- 2007 - Norman Mailer, escritor e jornalista estado-unidense (n. 1923).
- 2008 - Miriam Makeba, cantora sul-africana (n. 1932).
- 2009
- Robert Enke, futebolista alemão (n. 1977).
- Ken Wlaschin, escritor e historiador americano, especializado em cinema e ópera (n. 1934).
Feriados e eventos cíclicos
- a Igreja celebra o dia de São Leão Magno, papa
Maputo, antiga Lourenço Marques, é a capital e a maior cidade de Moçambique. É também o principal centro financeiro, corporativo e mercantil do país. Localiza-se no sul do país, na margem ocidental da Baía de Maputo. A cidade constitui administrativamente um município com um governo eleito e tem também, desde 1980, o estatuto de província. Não deve ser confundida com a província de Maputo que ocupa a parte mais meridional do território moçambicano, exceptuando a cidade de Maputo. O município tem uma área de 346,77 km² e uma população de 1 094 315 (Censo de 2007) o que representa um aumento de 13,2% em dez anos. A sua área metropolitana, que inclui o município da Matola, tem uma população de 1 766 823 habitantes (Censo 2007) > Abaixo: manifestação artística em Maputo. (Para ampliar, abra a imagem em janel separada)
Dia do Trigo - Brasil
Dia da Indústria Automobilística
Em 1919, a Ford Motor Company iniciava a montagem de seus carros em São Paulo, no bairro do Bom Retiro. Não era, ainda uma linha de montagem. Os carros vinham desmontados e encaixotados um a um, como conjunto isolado. A primeira linha de montagem efetiva foi a da General Motors, em São Caetano do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.