domingo, 6 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 7 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

7 de novembro
311º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 54 dias para acabar o ano.
OBS: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

1802 - Primeiros ocidentais pisam no Atol Palmyra, nas Espórades Equatoriais. É um pouco complicado, mas vamos tentae explicar. As Espórades Equatoriais ou Ilhas da Linha ("Espórades", do grego Σποράδες, deriva do adjetivo grego "sporas", no genitivo, "sporados", que significa "espalhado", "disseminado", i.e "Arquipélago"; e "Equatoriais", por atravessarem a Linha do Equador) são um grupo de 11 ilhas coralinas no Oceano Pacífico, a sul do Havaí e a norte da Polinésia Francesa. Pertencem à república de Kiribati, com exceção das duas ilhas ao norte, que pertencem aos Estados Unidos da América, Palmyra e Jarvis, que são desabitadas. Têm cerca de 9.000 habitantes de origem gilbertina, principalmente em Kiritimati, que é o maior atol do mundo. A área total é de 515 km². Estas ilhas formam uma zona horária peculiar: (UTC+14), ou seja, têm a mesma hora que no Havaí, mas no dia seguinte, e chegam a ter 25 horas de diferença de outras ilhas da Oceania. Deu para entender ou complicou ainda mais?

1968 - Inaugurada a nova sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP) na Avenida Paulista. Havia então, na avenida Paulista, um terreno no local antes ocupado pelo belvedere Trianon, tradicional ponto de encontro da elite paulistana, projetado por Ramos de Azevedo e demolido em 1951 para dar lugar a um pavilhão, onde fora realizada a primeira Bienal Internacional de São Paulo. O terreno havia sido doado à prefeitura por Joaquim Eugênio de Lima, idealizador e construtor da avenida Paulista, com a condição de que a vista para o centro da cidade fosse preservada, através do vale da avenida Nove de Julho. Lina Bo Bardi, ciente da situação do terreno e das condições impostas pelo doador, considerava o local ideal para a construção da nova sede. Contou seus planos a Edmundo Monteiro, que, por sua vez, decidiu negociar a concessão do terreno com Ademar de Barros. Ademar era candidato à eleição para a prefeitura de São Paulo. Acertou com Edmundo Monteiro de fazer a sua campanha pelos Diários Associados, de graça, comprometendo-se, caso fosse eleito, a aprovar a concessão do terreno para a construção da nova sede. Eleito, Ademar manteve o acordo, dando início aos trabalhosO edifício, projetado em 1958, levou dez anos para ser concluído. As obras se estenderam ao longo dos mandatos de Ademar de Barros e Prestes Maia, sendo somente finalizadas durante a gestão de Faria Lima] A nova sede do MASP foi finalmente inaugurada em 8 de novembro de 1968, na presença do príncipe Filipe e da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, a quem coube o discurso de inauguração. Lina Bo coordenou a exposição de abertura, intitulada A mão do povo brasileiro, dedicada à cultura popular do país. A arquiteta inovou na forma de expor a coleção permanente, ao utilizar lâminas de cristal temperado amparados por blocos de concreto como suportes para as pinturas. Paradoxalmente, essa forma de exibição deixou de ser adotada pelo MASP no momento em que, no fim dos anos noventa, passou a ser estudada internacionalmente.

Nascimentos

07/11/1598 - Nasce Francisco de Zurbarán, pintor espanhol (m. 1664). Francisco de Zurbarán (Fuente de Cantos, Badajoz 7 de novembro de 1598 — Madrid, 27 de agosto de 1664) foi um genial pintor do maneirismo espanhol. Tal como Pedro Díaz de Villanueva, Bartolomé Esteban Murillo, José de Ribera e Diego Velázquez, este artista transmite na sua obra, com sublimes técnica e temas, quase inalteráveis durante toda a sua vida, a notável influência do chamado El Siglo de Oro nas artes, não só em Espanha como em toda a Europa. 
07/11/1905 > Nasce Aurélio de Lira Tavares, que viria a ser mais tarde  um dos componentes da Junta Militar que governou o Brasil após o afastamento do Presidente Costa e Silva (m. 1998). Preocupada com a preservação do ideário e objetivos do movimento militar de 1964 a "linha dura" do regime tomou em suas mãos as rédeas do processo político e já em 31 de agosto de 1969 tomou posse uma Junta Militar composta pelo General Aurélio de Lira Tavares (Ministro do Exército), pelo Almirante Augusto Rademaker (Ministro da Marinha) e pelo Brigadeiro Márcio de Sousa e Melo (Ministro da Aeronáutica) impedindo assim que a sucessão se fizesse em favor do vice-presidente como previa a Constituição. Menos de uma semana após a investidura desse triunvirato no poder foi editado o Ato Institucional nº 13, que punia com a pena de banimento os brasileiros considerados "ameaça à segurança nacional" e ainda o Ato Institucional nº 14, cujo teor previa a pena de morte e a prisão perpétua para os casos de "guerra revolucionária e subversiva". Tais medidas vieram a público graças a repercussão em torno do sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick em 4 de setembro de 1969 por adversários do regime militar e sua libertação em troca de por um grupo de quinze prisioneiros políticos, dentre os quais estava o líder estudantil José Dirceu, que, em 2003, viria a integrar o governo Lula. Após o fim do sequestro, a Junta Militar sancionou (em 18 de setembro) a nova Lei de Segurança Nacional. O Sistema que indicou a Junta Militar, ignorou a existência do vice Presidente constitucional, Pedro Aleixo, que foi tratado como mera figura decorativa e rejeitado porque, no episódio da edição do AI-5, votou contra, e nisso o mandato tanto de Costa e Silva como de seu vice foram declarados extintos em 6 de outubro de 1969. No dia 17 do mesmo mês foi outorgada uma nova Constituição, oficialmente denominada de "Emenda Constitucional Número Um", na prática a legalização dos princípios defendidos pela "linha dura" militar. Em 22 de outubro o Congresso Nacional foi reaberto após dez meses de recesso e nesse mesmo dia o General Emílio Garrastazu Médici e o Almirante Augusto Rademaker foram indicados candidatos a presidente e a vice-presidente da República, sendo eleitos no dia 25 e empossados no dia 30 de outubro de 1969. Estava completada a radicalização do regime. Abaixo, a Junta Militar presente em cerimônia.
1947 - Ana Maria Moretzsohn, jornalista e autora de novelas brasileira. Ana Maria Coelho Moretzsohn (Rio de Janeiro, 7 de novembro de 1947) é uma escritora e autorade telenovelas brasileira. É mãe do ator Guga Coelho, da também escritora Patrícia Moretzsohn e do ator e diretor Alexandre Moretzsohn. Nascida no bairro carioca de Copacabana, formou-se em jornalismo,  que acabou exercendo por algum tempo, passando depois a escrever telenovelas, a profissão que exerce até hoje. Entrou na Rede Globo através da Casa de Criação de Janete Clair, projeto criado por Dias Gomes, e marido de Janete, com o objetivo de criar novos novelistas. Em momentos de sua carreira como autora, transferiu-se para outras emissoras brasileiras como Rede Bandeirantes e Rede Record. Em 2001, supervisionou o texto da novela A Senhora das Águas em Portugal.
07/11/1964 - Nasce Dana Plato, atriz norte-americana (m. 1999). Dana Michelle Plato (Maywood, 7 de novembro de 1964  Moore, 8 de maio de 1999) foi uma atriz estadunidense que fez a famosa personagem Kimberly Drummond na série americana Diff'rent Strokes, nomeada no Brasil como Arnold (SBT) e Minha Família É uma Bagunça (Nickelodeon). A carreira de Dana declinou depois de sua saída da série, fazendo aparições em filmes de baixo orçamento.

Falecimentos

07/11/08 a.C. - Morte de Mecenas, nome completo Caio Cornélio Galo Mecenas, filantropo romano, amigo de Augusto e patrono de Virgílio e Horácio (n. 70 a.C.). Seu nome deu origm ao substantivo "mecenas", financiador das artes.  Caio Cílnio Mecenas (Gaius Cilnius Maecenas) foi um cidadão romano da época imperial. Foi um grande político, estadista e patrono das letras. Administrou a fortuna da sua rica família (entre 74 a.C.e 64 a.C.) e foi um conselheiro hábil e de confiança do imperador César Octaviano, o qual se fez muitas vezes representar por Maecenas como seu tribuno, orador, patrono e amigo pessoal para várias missões políticas. Mais tarde aposentou-se e devotou todos os seus esforços a seu círculo literário famoso, que incluíu Horácio, Virgilio, e Propertius, patrocinando-os com amizade, bens materiais e protecção política. Aos seus protegidos provou ser um amigo e um patrono eficiente e generoso. Na actualidade seu nome é o símbolo do patronato rico, generoso das artes. Assim o nome Mecenas tornou-se de nome próprio em nome comum. Assim hoje em dia um mecenas é uma pessoa que patrocina as artes, a ciência ou o ensino, muitas vezes com benefícios fiscais. Abaixo, uma pintura romana antiga.
07/11/1708 - Morte de Ludolf Bakhuizen, pintor teuto-holandês (n. 1630).
1962 - Eleanor Roosevelt, esposa do presidente norte-americano Franklin Roosevelt (n. 1884).Anna Eleanor Roosevelt (Nova Iorque11 de Outubro de 1884 — Nova Iorque7 de Novembro de 1962) foi a esposa Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos. Foi uma diplomata e activista dos direitos humanos. Embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas entre 1945 e 1952, por nomeação do presidente Harry Truman. O seu tio Theodore Roosevelt foi também por duas vezes presidente dos Estados Unidos. Seu marido, Franklin Roosevelt, foi o único Presidente dos EUA a exercer três mandatos consecutivos (duas reeleições) em virtude de o país estar envolvido na Segunda Guerra Mundial, o que tornava inconveniente a troca de comando do país, naquele momento. No Brasil, também, o Presidente Getúlio Vargas permaneceu no poder até o fim da Grande Guerra. A diferença é que nos EUA a decisão foi tomada por voto popular, enquanto no Brasil isso se fez por imposição ditatorial.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil - Feriado em Arapoema, Tocantins - Aniversário da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.