329º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 36 dias para o fim do ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.
Eventos Históricos
- 25/11/1120 - Naufrágio do White Ship, onde morre, com 17 anos, Guilherme Adelin, herdeiro de Henrique I de Inglaterra.
Guilherme Adelin ou Guilherme Ætheling (1103 - 25 de Novembro, 1120) foi o único filho legítimo e herdeiro de Henrique I de Inglaterra. A sua morte no Naufrágio do White Ship provocou uma crise dinástica em Inglaterra e a longo prazo causou a guerra civil conhecida como A Anarquia. Guilherme morreu demasiado jovem para ter algum impacto na política de então. Em 1119 casou com Matilde de Anjou, filha do conde Fulque V de Anjou, numa tentativa de normalizar as relações entre a união Inglaterra-Normandia e o Condado de Anjou. Quanto ao naufrágio, é suspeito e nunca se saberá as razões por que aconteceu.- Estevão de Blois sobreviveu à catástrofe uma vez que desembarcou um pouco antes da partida e, com a morte de Guilherme Adelin, Estevão tornou-se o mais forte concorrente à Coroa de Inglaterra, que acabou por herdar em 1135. Há uma relação de causa e efeito nesse incidente.
Estevão de Blois sobreviveu à catástrofe uma vez que desembarcou um pouco antes da partida e, com a morte de Guilherme Adelin, Estevão tornou-se o mais forte concorrente à Coroa de Inglaterra, que acabou por herdar em 1135. Há uma relação de causa e efeito nesse incidente.
- 1185 - Eleito o Papa Urbano III, sucedendo o Papa Lúcio III.
- 1277 - Eleito o Papa Nicolau III, sucedendo o Papa João XXI
- 1435 - Ratificação por D. Duarte dos Tratados entre D. João I e os monarcas ingleses, Ricardo II, Henrique IV e Henrique V.
- 1615 - Filipe IV de Espanha casa-se com Isabel de Bourbon.
- 25/11/1845 - Nasce, em Póvoa do Varzim, Portugal, o escritor José Maria Eça de Queiroz.
José Maria de Eça de Queirós (Póvoa de Varzim, 25 de novembro de 1845 — Paris, 16 de agosto de 1900) é um dos mais importantes escritores lusos. Foi autor, entre outros romances de reconhecida importância, de Os Maias e O crime do Padre Amaro; este último é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX. Em 1870 ingressou na Administração Pública, sendo nomeado administrador do Concelho de Leiria. Foi enquanto permaneceu nesta cidade, que Eça de Queirós escreveu a sua primeira novela realista, O Crime do Padre Amaro, publicada em 1875. Tendo ingressado na carreira diplomática, em 1873 foi nomeado cônsul de Portugal em Havana. Os anos mais produtivos de sua carreira literária foram passados em Inglaterra, entre 1874 e 1878, durante os quais exerceu o cargo em Newcastle e Bristol. Escreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, como A Capital, escrito numa prosa hábil, plena de realismo. Manteve a sua actividade jornalística, publicando esporadicamente no Diário de Notícias, em Lisboa, a rubrica «Cartas de Inglaterra». Mais tarde, em 1888 seria nomeado cõnsul em Paris. (Quer saber mais?) Abaixo, uma homenagem ao escritor em sua cidade natal. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
- 1861 - Assinado um tratado de Amizade entre Portugal e a China, negociado por Isidoro Guimarães em Pequim. Inaugurada a Exposição Industrial do Porto, no Palácio da Bolsa.
- 1865 - A vila de São paulo do Muriahé, hoje apenas Muriaé, é elevada à categoria de cidade
- 1875 - O Reino Unido adquire o controlo do Canal do Suez, através da compra de 176.602 acções ao Egipto.
- 1889 - O governo britânico entrega uma nota ao governo português protestando pela decisão de Portugal de considerar os territórios entre Angola e Moçambique como dependentes da soberania portuguesa.
- 25/11/1897 - A Espanha concede autonomia política e administrativa a Porto Rico. No ano seguinte, o território passa para os Estados Unidos, tornando-se um Estado Independente.
Conquistado pela Espanha em 1493 e cedido em 1898 aos Estados Unidos. Com o referendo de 14 de Dezembro de 1998, os habitantes de Porto Rico decidiram manter o status de Estado Livre Associado, recusando entre as propostas de se tornar o 51º Estado estadunidense ou a de se tornar independente. Porto Rico (em espanhol: Puerto Rico), oficialmente Estado Livre Associado de Porto Rico (espanhol: "Estado Libre Asociado de Puerto Rico") é um território sem personalidade jurídica dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar do Caribe, a leste daRepública Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens. Porto Rico é composto por umarquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores, a maior das quais são Vieques, Culebra e Mona. A ilha principal de Porto Rico é a menor em área terrestre e a menor em população entre as quatro Grandes Antilhas, que também incluemCuba, Hispaniola e a Jamaica.
- 1900 - 39ª eleições gerais portuguesas, com nova vitória do partido no governo. As listas monárquicas vencem em Lisboa e no Porto, não sendo eleitos deputados republicanos, mesmo que a sua votação tenha aumentado.
- 1911 - D. Manuel Vieira de Matos, bispo da Guarda é entregue ao poder judicial, acusado de desrespeitar a Lei da Separação do Estado da Igreja.
- 1914 - Redução dos custos de armazenagem dos géneros alimentícios no porto de Lisboa.
- 25/11/1914 - Parte para o Brasil, Duarte Leite, o primeiro embaixador formal no Brasil, da República Portuguesa que se instalara naquele país em 1910.
Duarte Leite Pereira da Silva GC C (Porto, 11 de Agosto de 1864 — 29 de Setembro de 1950 (86 anos)) foi um professor, historiador, político ediplomata português dos tempos da Primeira República Portuguesa. A partir de 1906 ocupou sucessivamente diferentes cargos políticos: vereador da Câmara Municipal do Porto e, em seguida, Ministro das Finanças no governo presidido por João Chagas. De 16 de Junho de 1912 a 9 de Janeiro de 1913 foi Primeiro Ministro num governo que integrou democráticos, evolucionistas e unionistas. De 1914 até 1931 foi embaixador de Portugal no Rio de Janeiro, no Brasil. A partir de 1931 passou a viver na sua casa de Meinedo (Douro), onde escreveu alguns livros sobre História de Portugal assim como sobre a história dos Descobrimentos portugueses. Os seus estudos sobre os descobrimentos portugueses deram origem a uma monografia em dois volumes intitulado História dos descobrimentos.
- 1917 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Cambrai - A maior parte dos avanços efectuados pela força blindada britânica são perdidos devido aos contra-ataques alemães.
- 1925 - Ezra Taft Benson, do Conselho dos Doze Apóstolos (mórmons), é nomeado Secretário de Estado (Ministro) da Agricultura de Dwight D. Eisenhower, Presidente dos Estados Unidos.
- 1925 - Em Portugal é extinto o Ministério do Trabalho.
- 1933 - Na Alemanha, manifestação de protesto do movimento de resistência contra a política nazista em matéria eclesiástica.
- 1936 - Assinatura do Pacto Anti-Komintern pela Alemanha e o Japão, acordo que tinha como objectivo a oposição ao desenvolvimento do comunismo.
- 1961 - O Papa João XXIII cria a Prelazia de Abaeté do Tocantins, no Pará.
- 1964 - Guerra Colonial: O Comité de Libertação da OUA reconhece o MPLA como único representante do povo angolano.
- 1966 - Aprovação do actual Código Civil Português.
- 1974 - Assinatura, em Argel, entre Portugal e o MLSTP, de um acordo para a independência de São Tomé e Príncipe.
- 1975 - Independência do Suriname.
- 25/11/1975 - Em Portugal, um golpe militar põe fim ao PREC. (
Por vezes referido como "Período Revolucionário em Curso" ou, com mais frequência, apenas pela sigla PREC – designa, em sentido lato, o período de actividades revolucionárias, marcante na História de Portugal, decorrido durante a Revolução dos Cravos, iniciada com o golpe militar de 25 de Abril de 1974 e concluída com a aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976. A 25 de Novembro de 1975, sectores da esquerda radical (essencialmente pára-quedistas e polícia militar na Região Militar de Lisboa), alarmados com notícias que correm, levam a cabo uma tentativa de golpe de estado, que se mostra sem liderança clara. O Grupo dos Nove decide reagir, pondo em prática um plano militar de resposta liderado por António Ramalho Eanes. O plano prevê, numa situação limite, a instalação de um governo alternativo no Porto e a hipótese de uma guerra civil, que poderia envolver interferência estrangeira. O Presidente da República, Costa Gomes, consegue chamar a Belém os principais comandantes militares, incluindo Otelo, Rosa Coutinho (armada, tido como próximo do PCP), e os líderes do Grupo dos Nove (agora bastantes mais que nove) e concentrar assim em si a autoridade. O PCP retrai-se. O grupo de militares revoltosos, sem liderança nem outros apoios, rende-se sem grandes conflitos.
- 1999 - Criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Brasil.
- 25/11/2007 - Desabamento da arquibancada do Estádio Octávio Mangabeira, em Salvador, na Bahia.
O Estádio Octávio Mangabeira, também conhecido como Fonte Nova, foi um estádio de futebolna cidade de Salvador (Bahia), de propriedade do governo do estado da Bahia e que era utilizado pelos principais clubes do estado. Sua capacidade era de pouco mais de 60.000 pessoas até seu fechamento devido ao desabamento de parte de sua arquibancada superior. Visando a Copa do Mundo de 2014, o estádio foi implodido no dia 29 de agosto de 2010 para dar lugar a Arena Fonte Nova, que será a sede baiana.
Nascimentos
- 1553 - Próspero Alpini, médico e botânico italiano (m. 1616).
- 1562 - Félix Lope de Vega, dramaturgo e poeta espanhol (m. 1635).
- 25/11/1844 - Karl Benz, engenheiro alemão, um dos inventores do automóvel (m. 1929).
Karl Friedrich Benz (Karlsruhe, 25 de novembro de 1844 — Ladenburg, 4 de abril de 1929) foi um engenheiro de automóveis alemão. É o inventor (com Gottlieb Daimler) do automóvel movido a gasolina como o conhecemos atualmente. Em 29 de Janeiro de 1886, registou esta patente (DRP 37435) e em Julho apresentou o primeiro automóvel. Origem do "Mercedes" > Em 1899, a DMG construiu um novo automóvel. O nome do automóvel viria a ser o nome da filha de Emil Jellinek: Mercédès Jellinek. Jellinek prometeu comprar 36 automóveis da DMG se Daimler nomeasse o próximo motor como "Mercedes 35hp" e se Daimler o tornasse o agente oficial para vendas dos automóveis na França, Áustria-Hungria, Bélgica e Estados Unidos da América. Sendo assim, Jellinek comprou os 36 carros e gastou 500.000 marcos. A mudança do nome ajudou a evitar problemas legais porque depois da morte de Daimler em 1929, a DMG decidiu vender o nome registado "Daimler" ficando o nome Mercedes salvaguardado. Nas fotos abaixo > Do primeiro "Benz" ao último "Mercedes". (Para ampliar, abra as imagens em janela separada)
- 1845 - Eça de Queirós, romancista português (m. 1900).
- 1868 - Ernesto Luís de Hesse-Darmstadt, grão-duque de Hesse-Darmstadt (m. 1937)
- 1873 - Pierre Lacau, egiptólogo francês.
- 1881 - Papa João XXIII, 262º papa (m. 1963).
- 1883 - Harvey Spencer Lewis, escritor norte-americano (m. 1939).
- 25/11/1897 - Otto Ernst Meyer, fundador da companhia aérea Varig (m. 1966).
Ernst Otto Meyer Labastille, alemão naturalizado brasileiro com o nome Otto Ernst Meyer (Hanôver, 25 de novembro de 1897 - Porto Alegre, 1966), foi o fundador e primeiro presidente da companhia aérea Varig. Segundo consta, além de fundador da Varig, Ernst Meyer participava de um embrionário partido nazista brasileiro, escrevia artigos no "Neue Deustsche Zeitung" um jornal nazista de Porto alegre Foi oficial-aviador da Força Aérea Alemã e chegou ao Brasil em 1921.
25/11/1911 - Roelof Frankot, pintor neerlandês (holandês) (m. 1984).
Roelof Frankot (Meppel, 25 de novembro de 1911 — Raalte, 1 de dezembro de 1984) foi um pintor neerlandês. Foi fotógrafo até 1930, quando começou a pintar. Em sua obra, teve uma relação forte com o movimento COBRA, e suas artes finais são similares a esse movimento, geralmente pinturas muito abstratas e espontâneas em cores fortes, utilizando, na maioia das vezes, pintura a óleo. As publicações de suas pinturas foram acompanhadas ocasionalmente de poemas pequenos escritos por ele mesmo. Frankot foi considerado um inovador da arte neerlandesa. Ele morreu de câncer aos setenta e três anos de idade. Durante sua carreira, Frankot fêz um grande número de exposições na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.
- 1913 - Lewis Thomas, conselheiro de política e investigador norte-americano (m. 1993).
- 1915 - Augusto Pinochet, militar e ex-presidente chileno (m. 2006).
- 1920 - Ricardo Montalbán, ator mexicano (m. 2009).
- 1924 - Takaaki Yoshimoto, poeta e crítico literário japonês.
- 1926 - Jeffrey Hunter, ator norte-americano (m. 1969).
- 1940
- Jan Jongbloed, ex-futebolista holandês.
- Percy Sledge, músico norte-americano.
- 1946 - Slim Borgudd, ex-piloto de F-1 e ex-músico sueco.
- 1947 - Zé Rodrix, cantor e instrumentista brasileiro (m. 2009).
- 1951 - Johnny Rep, ex-futebolista holandês.
- 1955 - Aleksandr Kozulin, político bielorrusso.
- 1956 - Hélène Goudin, política sueca.
- 1960
- John F. Kennedy, Jr., advogado e jornalista norte-americano (m. 1999).
- Amy Grant, cantora norte-americana.
- 1965
- Ana Paula Padrão, jornalista brasileira.
- Dougray Scott, ator escocês.
- José Leon Machado, escritor português.
- 1966
- Billy Burke, ator estadunidense.
- Tim Armstrong, cantor e guitarrista norte-americano.
- 1968
Jillian "Jill" Noel Hennessy (Edmonton, Alberta, 25 de novembro de 1968) é uma atriz e músicacanadense, mais conhecida pelos seus papéis nas séries de televisão Law & Order e Crossing Jordan.
- Erick Sermon, rapper norte-americano.
- Jacqueline Hennessy, atriz e apresentadora canadense.
- 1970
Virgínia Cavendish Moura (Recife, 25 de novembro de 1970) é uma atriz, apresentadora de televisão e produtora de cinema brasileira, mais conhecida por seu trabalho em filmes de Guel Arraes, como O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro. Na televisão, a atriz tornou-se mais conhecida por sua participação em Avassaladoras, como Maria Teresa, e por apresentar o programa de televisão TNT + Filme.
- 1971 - Christina Applegate, atriz norte americana.
- 1972 - Stefan Everts, motociclista belga.
- 1973 - Peter Facinelli, ator norte-americano
- 1974 - Kenneth Mitchell, ator canadense.
- 1975 - Michael Svensson, futebolista sueco.
- 1976 - Clint Mathis, ex-futebolista norte-americano.
- 1977
- MacBeth Sibaya, futebolista sul-africano.
- Guillermo Cañas, tenista argentino.
- Nuno Assis, futebolista português.
Taís Bianca Gama de Araújo Ramos (Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1978) é uma atriz,modelo e apresentadora brasileira de cinema e televisão. Seu primeiro papel de destaque na televisão foi como a protagonista da novela Xica da Silva, de Walcyr Carrasco, na Rede Manchete. Sete anos depois, interpretou a personagem Preta, na Rede Globo, na telenovela Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro. Atuou sua primeira protagonista em horário nobre da Globo, a Helena, da novela Viver a Vida, de Manoel Carlos.
- 1980
- Aaron Mokoena, futebolista sul-africano.
- Julio Irrazábal, futebolista paraguaio.
- 1981
- Mawete Júnior, futebolista angolano.
- Xabi Alonso, futebolista espanhol.
- Sydney Plaatjies, futebolista namibiano.
- Ruslan Pimenov, futebolista russo.
- Maurício Rua, atleta brasileiro de MMA.
- 1982
- Luciano Corrêa, judoca brasileiro.
- Vitangelo Spadavecchia, futebolista italiano.
- Ossi Martikainen, futebolista finlandês.
- 1983
- Fernando Henrique, futebolista brasileiro.
- Rodrigo Alvim, futebolista brasileiro.
- Ildar Akhmetzyanov, futebolista russo.
- 1984 - Guy Essame, futebolista camaronês.
- 1985
- Fernandinho, futebolista brasileiro.
- Obadiah Tarumbwa, futebolista zimbabuano.
- 1986
- Craig Gardner, futebolista inglês.
- Katie Cassidy, atriz, modelo e cantora norte-americana.
- 1987
- Davino Verhulst, futebolista belga.
Adriana Birolli Ferreira (Curitiba, 25 de novembro de 1987) é uma atriz brasileira muito conhecida pela sua interpretação como a invejosa Isabel na novela Viver a Vida.
- 1988
- Jay Spearing, futebolista inglês.
- Nodar Kumaritashvili, atleta de luge georgiano (m. 2010).
- Keisuke Shimizu, futebolista japonês.
- 1990 - Roland Peqini, futebolista albanês.
- 1992 - Ana Bogdan, tenista romena.
Falecimentos
- 311 - Pedro, Patriarca de Alexandria - martirizado (n. 260)
- 1120 - Guilherme Adelin, herdeiro de Henrique I de Inglaterra (n. 1103)
- 1185 - Papa Lúcio III.
- 1885 - Rei Afonso XII de Espanha (n. 1857)
- 1960 - Irmãs Mirabal.
Ossip Zadkine (Vitebsk, Bielorrússia, 14 de Julho de 1890 — Paris, 25 de Novembro de 1967), escultor bielorusso de ascendência judaica eescocesa. Além da escultura, produziu trabalho também na pintura e na litografia. Depois de frequentar uma escola de arte em Londres, Zadkine fixou-se em Paris por volta de 1910, onde integrou o novo movimento cubista(1914-1925). Depois deste período desenvolveu um estilo original fortemente influenciado pelas artes primitivas. Serviu na Primeira Guerra Mundial como maqueiro e foi ferido em acção. Passou os anos da Segunda Guerra Mundial no exílio, nos Estados Unidos da América. O seu trabalho mais conhecido é provavelmente a escultura "Cidade sem coração", um memorial da enorme destruição do centro de Roterdãoperpetrada pelos alemães em 1940. Dava aulas na sua Escola Zadkine de Escultura. Ossip Zadkine foi enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris. Abaixo, a escultura "Cidade sem coração" (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
- 1968 - Upton Sinclair, escritor estadunidense (n. 1878)
- 1970 - Yukio Mishima, novelista e dramaturgo japonês (n. 1925)
- 1989 - Armand Salacrou, dramaturgo francês (n. 1899)
- 1998 - Eli Coimbra, jornalista brasileiro (n. 1942).
- 2005
- Richard Burns, ex-campeão mundial de rali (n. 1971).
- George Best, futebolista norte-irlandês (n. 1946).
Feriados e eventos cíclicos
- Dia do Doador Voluntário de Sangue no Brasil.
- Martírio de Santa Catarina (retirado do calendário oficial do Vaticano em 1969 mas ainda celebrado).
- Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
- Emancipação do município de Guapimirim.
- Feriado municipal de Santa Catarina, Cabo Verde.
- Dia da Baiana de acarajé.
- Dia da Madrinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.