sábado, 12 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 13 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

13 de novembro de 2011
317º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 48 dias para acabar o ano.

O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos


13/11/1002 - O rei Ethelred II ordena a eliminação das comunidades Vikings existentes na costa de Inglaterra.
Etelredo II de Inglaterra (ou Ethelred; em inglês antigo: Æþelred; c. 968 - 23 de Abril1016) foi Rei de Inglaterra entre 978 e 1013 e depois de 1014 a 1016. Etelredo era filho do segundo casamento do rei Edgar de Inglaterra com Elfrida e sucedeu no trono depois do assassinato do seu meio-irmão mais velho, Eduardo o Mártir. Ser rei, naquela época, não era nada fácil. Durante o seu reinado, Etelredo enfrentou uma invasão viking liderada por Olaf Tryggvason, um senhor da guerra norueguês. Depois de algumas derrotas, Etelredo conseguiu expulsar os vikings por meio de um enorme tributo oferecido a seus líderes. A guerra estava no entanto reaberta e, em 13 de Novembro de 1002, Etelredo ordena o massacre das comunidades vikings estabelecidas na costa de Inglaterra. Esta atitude brutal provocou uma série de campanhas lideradas por Svend I da Dinamarca contra a Inglaterra. Em 1013, Etelredo foi obrigado a fugir para a Normandia para salvar a vida, regressando à Inglaterra no ano seguinte para recuperar a coroa. A fama dos vikings de brutos e violentos ou intrépidos aventureiros devem muito ao mito viking moderno que tomou forma no início do século XX. As atuais representações populares são tipicamente muito clichês, apresentando os vikings como caricaturas. Eles também fundaram povoados e fizeram comércio pacificamente. A imagem histórica dos vikings mudou um pouco ao longo dos tempos, e hoje já admite-se que eles tiveram uma enorme contribuição na tecnologia marítima e na construção de cidades.
13/11/1894 - Criação da Sociedade Genealógica de Utah, fundada e mantida pelos Mórmons.
A iniciativa, que se estendeu pelo mundo, é de responsabilidade dos Mórmons, que levam ao paroxismo sua pesquisa sobre antecedentes de todos os seres humanos, retroagindo em vários séculos, de maneira que, se você busca o passado de sua família, provavelmente encontrará dados nos registros mormons. Os "Santos dos Últimos Dias" acreditam que possuem uma grande obrigação para com os mortos. O conhecimento da origem da família, a sua ligação, a tradição, a cultura e a religião, são tidas como um princípio para os adeptos do mormonismo. Realizam, por procuração, portarias em templos da igreja para familiares falecidos de membros da igreja, com o propósito de lhes permitir receber as bênçãos divinas provenientes aos que cumprem a doutrina mórmon. Os "Santos dos Últimos Dias" acreditam que assim, as famílias poderão ser eternas. Isto foi quem motivou a igreja criar e manter o Centro de história da família, que se localiza em Utah. Os arquivos de genealogia da igreja são riquíssimos em conteúdo, sendo referência mundial. No Brasil, o principal Centro de História da Família situa-se em São Paulo, no Morumbi, fundado em 1984. (Quer saber mais?)
13/11/1980 - Restabelecida a eleição direta para governadores e o fim dos senadores biônicos, mantidos os mandatos em curso.
Nos 21 anos de presidentes militares, o Brasil foi governado por casuísmos, ditados pela necessidade política do momento e aplicados por atos institucionais, atos complementares, decretos leis assinados pelo Presidente, ad referendum do Congresso ou projetos de leis impostos ao próprio Congresso. Em 1964, a ditadura cometeu o ato falho de permitir eleição indireta para governadores e sofreu grave revés, perdendo em Estados importantes, como São Paulo e Rio e isso levou a supressão de eleições diretas de governadores de outros Estados, que ocorreriam no ano seguinte, que passaram a ser eleitos por colegiado controlado pelo governo. e, pelo mesmo sistema, passou-se a eleger um terço dos senadores. Esses governadores e senadores ficaram conhecidos como biônicos, em alusão ao seriado O Homem de Seis Milhões de Dólares, onde protagonista da série recebeu implantes cibernéticos que salvaram-lhe a vida após um grave acidente e passou a trabalhar como agente do governo americano usando para isso suas capacidades ampliadas. (Quer saber mais?)

Nascimentos

13/111883 - Mascarenhas de Morais, comandante da FEB na 2ª Guerra Mundial (m. 1965).
O Brasil, ao contrário de outros países, teve quase uma centena de marechais, até que o cargo fosse extinto pelo Presidente Castelo Branco, que o considerou um "título de pecúlio", pois generais de exército (4 estrelas), antes de passar à reforma, eram promovidos a marechais apenas para reforçar sua aposentadoria. Na verdade, o Brasil teve, em toda sua história, apenas dois marechais de fato: um foi o Duque de Caxias, comandante em chefe da Guerra do Paraguai que, diga-se de passagem, nunca recebeu o título de marechal; o outro foi o Marechal Mascarenhas de Morais, comandante em chefe da Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial que, diga-se também, comandou a FEB usando apenas as divisas de General de Brigada (duas estrelas). Seu reconhecimento como chefe militar só aconteceu após o fim da guerra, quando a sociedade civil brasileira começou a ter conhecimento real da participação heroica dos "pracinhas" brasileiros na guerra.  (Quer saber mais?)
13/11/1955 - Whoopi Goldberg, atriz norte-americana.
Whoopi Goldberg (nascida como Caryn Elaine Johnson, Nova Iorque, 13 de novembro de 1955) é uma atriz, humorista, cantora e apresentadora americana. Foi indicada ao Oscar de melhor atriz, pela sua interpretação dramática em 1986, no filme The Color Purple (1985), de Steven Spielberg, e ganhou, pela sua interpretação cômica em 1991, por Ghost (1990). Seguiu, no cinema, um lado mais cômico como por exemplo em Sister Act, Sister Act 2: Back in the Habit e Corrina, Corrina. Apresentou, também, a cerimônia do Oscar quatro vezes.
13/11/1978 - Shen Xue, patinadora artística chinesa.
Shen Xue (em chinês simplificado: 申雪; em chinês tradicional: 申雪; em pinyin: Shēn Xuě) (Harbin, 13 de novembro de 1978) é uma patinadora artística chinesa que participa de competições de duplas. Ela foi campeã olímpica em 2010 ao lado de Zhao Hongbo.


Falecimentos

13/11/857 - Papa Nicolau I (n. 820).
Papa Nicolau I (cerca de 810 - 13 de Novembro de 867) foi papa entre 24 de Abril de 858 até à sua morte. Nasceu em cerca de 810. É lembrado por ter consolidado o poder e autoridade papal. Recusou anular o casamento de Lotário II do Sacro Império Romano, de modo a este casar-se com a sua amante, Waldrada. Perante a decisão de um Concílio, que aprovou o anulamento, o papa dissolveu-o e excomungou os seus membros. Apesar de pressão por parte dos Carolíngios, a sua decisão permaneceu. Durante o seu papado, as relações com o Império Bizantino sofreram alguns revezes devido ao apoio que deu a Ináciopatriarca de Constantinopla, que tinha sido substituído por Fócio(Photius). A par de São Leão Magno e de São Gregório Magno, o Papa Nicolau I, recebeu o nome de Magno; e também é venerado como santo com o nome de São Nicolau Magno. Seu dia festivo é 13 de novembro
13/11/1903 - Camille Pissaro, pintor impressionista e pontilhista francês (n. 1830), português de nascimento.
Jacob Camille Pissarro (Charlotte Amalie, na ilha de São Tomás nas Índias Ocidentais Dinamarquesas, hoje Ilhas Virgens Americanas, 10 de Julho de 1830 — Paris, 13 de Novembro de 1903) foi um pintor francês, co-fundador do impressionismo, e o único que participou nas oito exposições do grupo (1874-1886). Seu pai, Abraham Frederic Gabriel Pissarro, era português criptojudeu de Bragança, que, no final do século XVIII, quando ainda pequeno, emigrara com a sua família para Bordéus, onde na altura existia uma comunidade significativa de judeus portugueses refugiados da Inquisição. A mãe de Camille Pissarro era crioula e tinha o nome Rachel Manzano-Pomie. No decorrer da guerra franco-prussiana (1870-1871), na qual praticamente todos os seus quadros foram destruídos, residiu em Inglaterra. Quando voltou, começou a pintar na companhia de Cézanne. Com o objectivo de descobrir novas formas de expressão, Pissarro foi um dos primeiros impressionistas a recorrer à técnica da divisão das cores através da utilização de manchas de cor isoladas – o seu quadro "The Garden of Les Mathurins at Pontoise" (1876) é um exemplo. Em 1877 pintou "Les toits rouges, coin du village, effet d'hiver". Durante os anos 1880 juntou-se a uma nova geração de impressionistas, os "neo-impressionistas", como Georges Seurat e Paul Signac, pintando em 1881 "Jeune fille à la baguette, paysanne assise" (imagem abaixo) e experimentou com o pontilhismo.
13/11/2009 - Mara Manzan, atriz brasileira (n. 1952).
O seu papel de maior destaque na televisão foi o de "Odete", na novela O Clone, que se transfornou em sucesso nacional com o bordão em que afirmava sobre o Piscinão de Ramos que "Cada mergulho é um flash!". Em março de 2008, atuando como "Amara" em Duas Caras, descobriu estar com câncer no pulmão, e foi operada pelo cirurgião Drauzio Varella em 16 de abril daquele ano. A atriz já havia enfrentado em 1998 um enfisema, um câncer no útero e nos ovários e precisou se submeter a uma histerectomia radical para a retirada destes. Mara faleceu às 8h15 de uma sexta-feira, 13 de novembro de 2009, vítima do câncer pulmonar, que virou metástase. Lutou contra a doença por mais 2 anos. Fumava mais de uma carteira de cigarros por dia e isso foi a grande causa por sua morte precoce. Sua última novela foi “Caminho das Índias”, como Ashima, uma indiana residente no Brasil.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Católico


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.