quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 24 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

24 de novembro de 2011
328º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 37 dias para acabar o ano.

Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eventos históricos

24/11/1631 - A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses
A decadência da cidade ocorreu após a passagem dos holandeses (1630 – 1654). O grande incêndio provocado por eles na cidade, em 1631, devastou a maioria das edificações erguidas até então, mas foi somente a ponta do iceberg. É que os holandeses davam grande importância ao comércio, e trabalharam para desenvolver o espírito comercial do Recife, onde estava localizado o porto, já que na época a exportação de açúcar era um próspero negócio. Durante os 24 anos em que estiveram no comando da capitania de Pernambuco, os holandeses investiram alto no Recife, principalmente durante o governo do conde Maurício de Nassau. Depois da expulsão dos holandeses, Olinda entrou em decadência. Perdeu o posto de principal vilarejo comercial e acabou sendo transformada em cidade-residência. A identidade até hoje marca a cidade. (Quer saber mais?) 
    24/11/1642 - O explorador neerlandês Abel Tasman avista a ilha que anos mais tarde adotaria nome em sua homenagem. A Tasmânia é uma ilha ao Sul da Austrália.
    A Tasmânia era, antigamente, habitada por populações indígenas, os aborígenes tasmanianos, existindo evidências que indicam sua presença nesse território, que mais tarde se tornaria uma ilha, há pelo menos 35 000 anos. A população indígena, em 1803, na época da colonização britânica, foi estimada em 5000. Os aborígenes da Tasmânia não produziam fogo ou armas e, por isso, eram considerados pelos colonizadores europeus como sendo uma raça inferior. A limpeza étnica era vista como algo necessário para evitar a contaminação da humanidade por raças inferiores e os aborígenes foram caçados como animais. Sua pele foi usada para produzir couro, adultos foram esterilizados e muitos morreram em consequência de doenças. A população foi dizimada, mas alguns descendentes mestiços ainda sobrevivem. O impacto das doenças introduzidas, anteriores às primeiras estimações europeias sobre a população da Tasmânia, significa que a população indígena original poderia ter sido algo superior a 5000. O último aborígene de sangue puramente tasmaniano foi Truganini - que morreu em Hobart em 1876. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
    24/11/1831 - O físico experimental inglês Michael Faraday anuncia a descoberta da lei do eletromagnetismo que leva seu nome, também conhecida como Lei da Indução (ver Lei de Faraday-Neumann-Lenz). 
    Toda corrente elétrica num determinado sentido gera um campo magnético em sentido contrario. A primeira utilização prática foi a construção de transformadores, geradores de eletricidade e motores elétricos. Mas foi a interação eletromagnética descoberta por Faraday permitiu, quase 100 anos depois, a invenção do rádio, da televisão e da eletrônica mais sofisticada.
    24/11/1859 - Publicado pela primeira vez o livro A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin.
    A Origem das Espécies (em inglêsOn the Origin of Species), do naturalista britânico Charles Darwin, é um dos livros mais importantes da história da ciência, apresentando a Teoria da Evolução, base de toda biologia moderna. O nome completo da primeira edição (1859) é On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life(Sobre a Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida). Somente na sexta edição (1872), o título foi abreviado para The Origin of Species (A Origem das Espécies), como é popularmente conhecido. Nesse livro, Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que adiversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da selecção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida. (Quer saber mais?)

    Nascimentos

    24/11/1864 - Toulouse-Lautrec, pintor francês e pai do design gráfico e precursor da Art Noveau (m. 1901).
    Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (Albi24 de Novembro de 1864 — Saint-André-du-Bois9 de Setembro de 1901) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.

    24/11/1908 - Libertad Lamarque, atriz e cantora argentina (m.2000).
    Libertad Lamarque de Bouza (Rosário24 de Novembro de 1908 — Cidade do México12 de Dezembro de2000) foi uma atriz argentina radicada no MéxicoEm 1922, a família Lamarque foi viver em Buenos Aires onde Libertad poderia alcançar um futuro artístico. Quando Libertad completou dezoito anos, em 1926, gravou o seu primeiro disco de tangos, que foi um admirável sucesso. Em 1945 no México todos conheciam Lamarque como uma excelente atriz dramática, uma ótima cantora de tangos, boleros e canções folclóricas da América Latina, e por estes motivos começaram a chamar-lhe a “Noiva da América”. Com 92 anos Libertad continuava ativa, alegre, cordial e muito feliz porque tinha uma participação especial numa telenovela A Usurpadora. Seu grande momento de glória foi na década de 1950, com a participação no filme mexicano que correu o mundo: "A Pecadora", do qual se extraiu o trecho abaixo.

    24/11/1957 - Denise Crosby, atriz norte-americana. É filha de Bing Crosby e de sua primeira mulher, Dixie Lee.
    Denise Michelle Crosby (Hollywood24 de novembro de 1957) é uma atriz dos Estados Unidos da América de cinema e televisão. Na televisão, ficou famosa ao interpretar a tenente Natasha Yar, do seriado Jornada nas Estrelas — a nova geração. Nessa mesma série, interpretou a suposta filha da personagem, a romulana Sela.Encantada com o fascínio que a série exercia nos fãs, produziu dois filmes (Trekkies 1 e Trekkies 2), sobre os aficionados mais pitorescos. também atuou no filme o cemitério maldito(pet sematary)de 1989, no papel de Rachel Creed, filme este baseado no livro homônimo de Stephen King. 
    24/11/1973 - Cássia Linhares, atriz brasileira.
    Cássia Linhares, nome artístico de Cássia Maria Oliveira Linhares (Niterói24 de novembro de1973) é uma atriz brasileira. Foi protagonista de Malhação em 1998. Atualmente, atua em Rebelde, como Sílvia Campos Sales.

    1975 - Sabrina Parlatore, apresentadora de TV brasileira.
    Sabrina Parlatore (Campinas24 de novembro de 1974) é uma modelo e apresentadora de televisão brasileira.  Começou sua carreira aos dezesseis anos como modelo. Foi quatro vezes para o Japão fazer fotos para editoriais e catálogos de moda e comerciais de televisão. Em 1995 fez teste na MTV e foi aprovada para apresentar o Non Stop. Daí em diante, ainda na emissora, apresentou Disk MTV por três anos, no qual obteve muito sucesso, Resposta MTV,Suor MTV e Luau MTV. Já em 2000, fez reportagens para o curso de Educação Ambiental do Telecurso 2000. No mesmo ano, mudou para a TV Bandeirantes, onde comandou os programas Território LivreSuper Positivo e Clipmania.Na TV Cultura, apresentou o programa Vitrine durante anos ao lado de Rodrigo Rodrigues. Em 2011,Sabrina assina contrato com a Glitz* e passa a apresentar o "Update" toda quinta feira ás 22 horas. 
    24/11/1976 - Chen Lu, patinadora artística chinesa.
    Chen Lu (Chinês simplificado: 陈露; Chinês tradicional: 陳露; pinyin: Chén Lù) (Changchun,China24 de novembro de 1976) é uma patinadora artística chinesa. Ela foi por duas vezes medalhista de bronze olímpica em 1994 e 1998, e conquistou uma medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze em campeonatos mundiais.
    24/11/1978 - Katherine Heigl, atriz estadunidense.
    Katherine Marie Heigl (Washington D.C.24 de novembro de 1978) é uma atriz americana, mais conhecida por seus papéis nas séries de TV Roswell e Grey's Anatomy.  Em 1996, os pais de Katherine se divorciaram, o que levaria ela e a mãe a morarem numa casa em Malibu. A mãe de Katherine tornaria-se também sua empresária. Dois anos depois, em 1998, Katherine apareceria no sucesso A Noiva de Chucky. Pouco depois, ela resolveu se focar na televisão, aceitando o papel de Isabel Evans no seriado de ficção científica Roswell , o que se mostrou uma decisão das mais acertadas, pois a série obteve ótimas críticas. Katherine continuaria nos anos seguintes e ainda teria sua participação aumentada a partir da segunda temporada. Com o sucesso de Roswell, Katherine se tornou um rosto conhecido, obtendo capas nas mais variadas publicações, como TV Guide, FHM, Maxime TeenNão só isso, ela tornou-se uma mulher desejada pelo público norte-americano, aparecendo nos calendários das revistas Maxim e FHM, além de aparecer na célebre lista das 100 Mulheres Mais Sexies do Mundo da FHM.

    Falecimentos

    24/11/1957 - Diego Rivera, pintor mexicano, casado com Frida Kahlo (n. 1886)
    Diego Rivera, de nome completo Diego María de la Concepción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera (Guanajuato, 8 de dezembro de 1886 - San Ángel, 24 de novembro de 1957), de origem judaica, foi um dos maiores pintores mexicanos. Diego Rivera estudou na Academia de Bellas Artes de San Carlos, no México, mas partiu para a Europa, beneficiado de uma bolsa de estudo, onde ficou de 1907 até 1921. Esta experiência enriqueceu-o muito em termos artísticos, pois teve contacto com muitos pintores da época como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e o arquiteto catalão Antoni Gaudí, que influenciaram a sua obra. Juntamente com José Clemente Orozco e David Siqueiros criou o movimento muralístico mexicano. Ao longo de sua vida, criou mais de dois mil quadros, cinco mil desenhos e cerca de quatro mil metros quadrados de pintura mural. iniciou uma fase de gigantescos murais que contavam a historia politica e social do México mostravam a vida e o trabalho do povo mexicano,seus heróis, a terra, as lutas contra as injustiças, as inspirações e aspirações. Em 1929 casou-se com a pintora mexicana Frida Kahlo,a qual pesquisadores com base na autópsia de Frida acreditam ter sido envenenada por uma das amantes de Diego Rivera. Abaixo> 1) Diego e Frida; 2) Quadro "Los Sembradores" (Os Semeadores).

    Feriados e eventos cíclicos

    Brasil

    Portugal

    Feriado municipal em Entroncamento, cidade de Portugal.
    Feriado municipal em Sines, cidade de Portugal.

    Santos do dia católico

    • Flora e Maria (Espanholas)+
    • André Dunglac - Presbítero+
    • Columbário, Crisógono e Porciano - Companheiros e martíres de André Dunglac+

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.