quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 18 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

18 de novembrode 2011
322º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 43 dias para acabar o ano.


Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

18/11/1307 - De acordo com a lenda, Guilherme Tell atirou uma flecha numa maçã na cabeça de seu filho.
Guilherme Tell (em alemão Wilhelm Tell) foi um herói lendário do início do século XIV, de disputada autenticidade histórica, que se pensa ter vivido no cantão de Uri, na Suíça. O nome Guilherme Tell surge tipicamente associado à guerra de libertação nacional da Suíça face ao império Habsburgo da Áustria.  (Conhece a lenda?) Para ver a imagem em tamanho maior, abra-a em janela separada.
  • 1421 - Uma comporta do dique no Zuider Zee se rompeu, alagando 72 vilas e matando cerca de dez mil pessoas nos Países Baixos.
  • 1477 - William Caxton apresenta Dictes or Sayengis of the Philosophres, o primeiro livro inglês impresso numa gráfica.
18/11/1493 - Cristóvão Colombo avista pela primeira vez o que agora é Porto Rico. Ele desembarcou no dia seguinte e batizou a ilha de San Juan Batista.
Porto Rico - ("Estado Libre Asociado de Puerto Rico") é um território sem personalidade jurídica dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar do Caribe, a leste da República Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens. Porto Rico é composto por umarquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores, a maior das quais são ViequesCulebra e Mona. A ilha principal de Porto Rico é a menor em área terrestre e a menor em população entre as quatro Grandes Antilhas, que também incluem CubaHispaniola e a JamaicaConquistado pela Espanha em 1493 e cedido em 1898 aos Estados Unidos. Com o referendo de 14 de Dezembro de 1998, os habitantes de Porto Rico decidiram manter o status de Estado Livre Associado, recusando entre as propostas de se tornar o 51º estado estadunidense ou a de se tornar independente. Não obstante, é maciça a presença de portorriquenhos nos Estados Unidos, sobretudo em Nova York.
18/11/1928 - Mickey surge pela primeira vez, sendo protagonista do filme de animação sonoro Steamboat Willie.
Mickey Mouse (conhecido em português por Rato Mickey em Portugal ou Camondongo Mickey no Brasil)  é um personagem de desenho animado e que se tornou o símbolo da The Walt Disney Company. O personagem foi criado em 1928 por Walt Disney e o desenhista Ub Iwerks e o fato curioso é que foi dublado pelo próprio Walt DisneyThe Walt Disney Company celebra seu aniversário em 18 de novembro de 1928, que é a data de lançamento de Steamboat Willie embora até meados dos anos 1980 a data fosse comemorada em 28 de setembro. O camundongo antropomórfico evoluiu de ser simplesmente um personagem de desenhos animados e quadrinhos para se tornar um dos símbolos mais conhecidos do mundo. 
Direitos autorais e domínio públicoComo a lei de direitos autorais nos EUA garantia o autor por 70 anos da data da criação, Mickey Mouse estaria sob domínio público desde 1998 . Então, com um jeitinho tipicamente brasileiro, conseguiu-se a aprovação, pelo Congresso americano, da lei de prorrogação do copyright (apelidada de Lei Mickey) que expandiu para 90 anos da data da criação, os direitos autorais de todas as obras americanas que não tivessem caído ainda em domínio público, o que faz com que tal situação só ocorra em 18 de novembro de 2018. Mas no Brasil, a proteção é de 70 anos a contar do ano seguinte à morte do autor. Como Disney morreu em 1966 , aqui Mickey só cairá no domínio público em 2037, 19 anos após os EUA. (Para ampliar a imagem, abra-a em janela separada))
18/11/1985 - Primeira publicação da tira Calvin e Haroldo.
Calvin and Hobbes (Calvin & Hobbes em Portugal, Calvin e Haroldo no Brasil) é uma série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 18 de novembro de 1985 e 31 de dezembro de 1995, tendo ganho em 1986 e 1988 o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos EUA. Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Hobbes, um tigre sábio e sardónico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de peluche/pelúcia. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.

Nascimentos

18/111787 - Nasce Louis Jacques Mandé Daguerre, primeiro a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz (m. 1851). Inventou o Daguerreótipo e foi o precursor da fotografia instantânea (Kodak).
Louis-Jacques-Mandé Daguerre (18 de novembro de 1787Cormeilles-en-ParisiVal-d'OiseFrança —10 de julho de 1851Bry-sur-Marbe, França) foi um pintorcenógrafofísico e inventor francês, tendo sido o primeiro a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz (1835 - o daguerreótipo). No prosseguimento dos experimentos fotográficos de Joseph Nicéphore Niépce, a descoberta decisiva coube a Louis Daguerre, que em 1835 apanhou uma placa revestida de prata sensibilizada com iodeto de prata, que apesar de exposta não apresentava sequer vestígios de imagem, guardou-a displicentemente em um armário e ao abri-lo no dia seguinte, encontrou uma imagem revelada. Fez experiências, por eliminação com os outros produtos que estavam no armário, para descobrir que a imagem latente tinha sido revelada por acção do mercúrio. Em 1837, ele já havia padronizado o processo que ainda tinha como grandes problemas, longo tempo de exposição (15 a 30 minutos), a imagem era invertida e o contraste era muito baixo. A imagem formada na chapa, depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e rapidamente era destruída; Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, este tinha um poder fixador, obtendo assim uma imagem inalterável. Daguerre tinha problemas financeiros e não conseguiu obter o apoio de industriais por querer manter secreta a parte fundamental do seu processo. Em 1839, vendeu sua invenção, o daguerreótipo, ao governo Francês, tendo ficado a receber uma renda vitalícia de 6.000 Francos anuais e Isidore Niépce, filho de Nicéphore, recebia 4.000.
18/11/1914 - Iberê Camargo, pintor brasileiro (m. 1994).
Iberê Bassani de Camargo (Restinga Seca18 de novembro de 1914 — Porto Alegre9 de agosto de 1994) foi um pintorgravurista e professor brasileiroIberê Camargo iniciou seus estudos ainda no Rio Grande do Sul, na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, com Parlagreco e Frederico Lobe. Já em Porto Alegre estudou pintura com João Fahrion. Em 1942 ele chegou ao Rio de Janeiro, onde cursou a Escola Nacional de Belas Artes. Mas, insatisfeito com a metodologia ali adotada, juntou-se a outros artistas, também insatisfeitos, e com seu professor de gravura, Guignard, para fundar o Grupo Guignard. Em 1953 tornou-se professor de gravura no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro, lecionando mais tarde essa técnica em seu próprio ateliê ou em permanências mais ou menos longas em Porto Alegre e em outras cidades, inclusive do exterior. Embora Camargo tenha estudado com figuras marcantes representativas de variadas correntes estéticas, não se pode afirmar que tenha se filiado a alguma. Suas obras estiveram presentes, e sempre reapresentadas, em grandes exposições pelo mundo inteiro, como na Bienal de São Paulo e na Bienal de Veneza. Iberê tinha tendência à depressão, não gostava de cachorros, nem de crianças e esse estado de espírito se reflete em toda sua obra, e, de forma bem mais acentuada após um incidente de rua, em que, num momento de irreflexão, matou um transeunte.
18/111953 - Alan Moore, quadrinista britânico.
18/11/1958 - Cláudia Jimenez, atriz brasileira.
Cláudia Maria Patitucci Jimenez (Rio de Janeiro, 18 de novembro de 1958) é uma atriz e humorista brasileira. Participou dos programas humorísticos Escolinha do Professor Raimundo, Os Trapalhões, Sai de Baixo e Zorra Total. Fez sucesso o seu bordão "Beijinho-Beijinho, Pau-Pau!", paródia maliciosa de Xuxa, que se despedia sempre em seu programa de TV com a frase: "Beijinho-Beijinho, Tchau-Tchau!". 
18/11/1960 - Elizabeth Perkins, atriz norte-americana.
Elizabeth Perkins (QueensNova Iorque18 de Novembro de 1960), é uma actriz norte americanaFoi morar em Vermont ainda criança. Estudou teatro na Chicago's Goodman School of Drama e depois foi para DePaul University durante três anos, lançando então a sua carreira profissional, co-estrelando na companhia de Neil Simon em "Brighton Beach Memoirs" (1986). Retornou a Nova Iorque na primavera de 1984 para fazer a sua estreia na Broadway como uma representante de Simon. Como uma actriz de estágio, pisou nas placas do horizonte de "Playwrights" no estúdio de Ensemble, e em "The New York Festival Shakespeare", e, voltou a Chicago, com o teatro de Steppenwolf.
18/11/1967 - Regina Remencius, atriz brasileira.
Regina Remencius (São Paulo18 de novembro de 1967) é uma atriz brasileira. De origem lituana, residiu na Europa nove anos morando sucessivamente na Suíça, Áustria e Grécia. Sua língua materna é o Português. Ela tem fluência em inglês, grego e alemão e fala também lituano, espanhol e francês. Na televisão, foi Laura, a protagonista do seriado "Santo de Casa" na Band. Participou no seriado "Aquarela do Brasil" na Globo como Ana. Fez participações especiais em novelas e seriados (Os Normais, A Diarista, As Filhas da Mãe,Seriado Sandy e Junior, Malhação …) Na Grécia, atuou em filmes de longa metragem: "It’s a Long Road" de Pandelis Vulgaris, "Business in the Balkans" de Vassilis Buduris e "Eleatis Xenos" de Dimos Theos. No Brasil, participou dos seguintes filmes: "Os Desafinados" de Walter Lima Jr, Durval Discos de Ana Muylaerte e "Sau Paulo" de Dardo Toledo de Barros.
18/11//1976 - Mona Zaki, atriz egípcia.

Falecimentos

18/11/1814 - Aleijadinho, escultor brasileiro (n. 1730).
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, c. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte. Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua contribuição seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em critérios de semelhança estilística com peças documentadas. (Quer saber mais?)
18/11/1986 - Gia Carangi, modelo norte-americana (n. 1960).
18/11/2004 - Borjalo, desenhista e cartunista brasileiro (n. 1925).

Feriados e eventos cíclicos

Culto, em Maracaibo, à Virgen de la Chiquinquirá, padroeira do estado de Zulia.
La Virgen de Chiquinquirá es una de las advocaciones con que se venera a la Virgen María en el catolicismo. Es la patrona y reina de Colombia,del Estado Zulia en Venezuela, y de la ciudad de Caraz, en el departamento de Ancash en Perú.
Pérsia: Dia de Ardvi Sura, deusa das estrelas.
Anahita é a forma antiga persa do nome de uma deusa iraniana, figura venerada como a divindade de 'Águas' ( Aban ) e, portanto, associada à cura, fertilidade e sabedoria.  O culto a Anahita, foi - juntamente com outros cultos religiosos - foi introduzido aparentemente no quarto século aC e durou até que foi suprimido na esteira de um movimento de iconoclastas. Os historiadores gregos e romanos da antiguidade clássica se reerem a ela como Anaïtis, identificado-a com uma das divindades de seus próprios panteões. Na astronomia, o "Anahita 270" , um asteróide do tipo S recebeu esse nome em homenagem à deusa.

  • Brasil: Dia do Conselheiro Tutelar.
  • Brasil: Dia do Tabelião e Registrador.
  • Mundo: Dia Mundial em memória das vitimas da estrada (comemorado no 3º domingo de novembro).


www.pitoresco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.