quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Notícias e Informações > 24 de novembro de 2011 > 5ª feira

PAULO VICTORINO

Audácia de bofe > Arquiteto norte americano diz que Lúcio Costa "consertou" Le Corbusier

"Sei que devemos odiar Brasília, mas eu gosto", disse Riley, ex-curador de arquitetura do MoMA, em sua palestra no Centro Universitário Belas Artes, parte do seminário Arq.Futuro. "Lucio Costa pegou o esquema mediterrâneo de Le Corbusier e consertou", disse Riley. "Ele fez os prédios na escala apropriada e plantou árvores mais altas do que eles, é muito melhor do que o caos suburbano sem planejamento." >  
Na foto abaixo, Andrè Wogenscky, Lucio Costa e Le Corbusier assinando contrato para a Maison du Bresil.Photo Vachon (Saiba mais sobre isso, também)

PAULO VICTORINO

Criatividade, releitura e plágio > Alguém sabe definir os limites?

O que o ator e diretor Sylvester Stallone, os músicos Rihanna, Beyoncé, Lady Gaga, Coldplay e Lil Wayne, a TV Globo e o estúdio que produziu o filme "Kung Fu Panda" têm em comum? Todos eles são autores de obras acusadas de plágio. E isso somente no ano de 2011. Seria o fim da originalidade? Ou será que o processo criativo contemporâneo consiste justamente em citar obras já produzidas, como defende Kenneth Goldsmith no livro "Uncreative Writing"? 


PAULO VICTORINO

Fotos que falam > As imagens do dia em uma sequência excepcional de fotos

PAULO VICTORINO

Apropriação > Artista usa técnica de copiar e colar em 12 telas expostas em SP Que é "apropriação"
O artista plástico Thiago Verdee ganha a mostra individual "O Futuro Passou", a partir desta quarta-feira (23), na galeria Urban Arts (zona oeste de São Paulo). Thiago inspirou-se na "appropriation art", que ele mesmo define como "a arte de copiar, colar e tornar a cópia um original", para executar as 12 telas em exposição. Os trabalhos trazem técnicas de colagem, pintura, fotografia e impressão.O termo "apropriação" é empregado pela história e pela crítica de arte para indicar a incorporação de objetos extra-artísticos, e algumas vezes de outras obras, nos trabalhos de arte. O procedimento remete às colagens cubistas e às construções de Pablo Picasso e Georges Braque, realizadas a partir de 1912.  

PAULO VICTORINO

Literatura, arte e direitos autorais > A apropriação artística levada às últimas consequências
Dentro do conceito de que "copiar é criar", o artista e escritor Kenneth Goldsmith, que fundou o site UbuWeb, cria o manifesto da escrita não criativa e garante que a literatura do futuro será feita a partir de novas versões e cópias do que já estava escrito.

PAULO VICTORINO

Arte moderna/contemporânea na Christie's de Milão tem até Carrá e De Chirico>Imagens ampliáveis e preços em dólar (USD)

PAULO VICTORINO

Arte em toda parte > Às vezes, sem querer, o Google Street View também produz arte
O fotógrafo americano Aaron Hobson encontrou em meio a milhares de imagens tiradas pelo Google Street View, cenas dignas de filme. O projeto, chamado de “Cinemascapes”, mostra essas bonitas paisagens, registradas nos mais diversos pontos do mundo.

PAULO VICTORINO

Arte que se come > Artista americana cria imagens surreais usando comida
A artista conceitual Sandy Skoglund cria imagens surrealistas usando elementos bem diferentes em sua composição como salgadinhos e até pipoca. Seu trabalho se caracteriza pela repetição de imagens e uma enorme quantidade de objetos. Ela monta os cenários com objetos e personagens, fotografa e mistura com pessoas reais. Skoglund tem ampla formação em artes visuais – estudou pintura, fotografia, instalações, cinema, gravuras e arte multimídia.

PAULO VICTORINO

Engenho e arte > Artista usa palitos de fósforo para criar esculturas
Quase não dá para acreditar, mas com um pouco de criatividade até os palitos de fósforo podem ser considerados arte. O artista britânico David Mach transforma os pequenos objetos em esculturas diferentes e criativas. Para deixar o resultado final ainda mais bacana, ele também usa cor para pintar a cabeça dos palitinhos.

PAULO VICTORINO

A escultura que entrou pelo cano > Artista recria floresta usando tubos de PVC> E não é que deu certo?
Os empreiteiros de obra o odeiam. Ele não pode ver um tubo de PVC à frente, que já quer serrar, cortar, dobrar e dar a ele uma função  completamente fora de sua finalidade. E então, surge uma obra de arte.

PAULO VICTORINO

Arquitetura > Casas de taipa com teto de ouro (os painéis solares valem mais que a casa inteira)
O Brasil tem sol o ano inteiro e, agora, o governo federal tornou obrigatório o uso de painéis de captação de energia solar nos novos programas de construção de casas populares para as famílias com renda de, no máximo, três salários mínimos nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Ou seja, muito mais brasileiros passarão a ser abastecidos com energia e do tipo mais limpa que existe e, o que é melhor, econômica. É esperar para ver, mas que pode dar certo, isso pode...

PAULO VICTORINO

Em 24/11/1865, nascia o pintor João Batista da Costa Biografia Obras e cotações na Bolsa de Artes

Batista da Costa é um exemplo da força do destino, do poder irrefreável do talento e da atração irresistível que o futuro exerce sobre o ser humano. Nasceu na semi-indigência e, para piorar as coisas, seus pais morreram quando era apenas menino. Irriquieto e indisciplinado, largou a tutela de seus tios e foi pedir asilo em um orfanato para menores desamparados, onde era obrigado a se submeter a uma disciplina ainda maior, tendo inclusive de usar uma farda que o identificava como órfão. Pois foi nesse abrigo que seu talento começou a ser observado e incentivado e, aos 12 anos de idade,  o matricularam na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde concluiu o curso, seis anos depois. Um dia, bem mais distante, ele se tornou o diretor da mais renomada escola de artes, criada com a vinda de Debret e da Missão Francesa ao Brasil. Abaixo, o quadro "Marabá", que, através dos tempos tem participado de várias exposições e que, há três anos, foi vendido em leilão da Bolsa de Arte do Rio por 75 mil reais.


PAULO VICTORINO

Milestones > Eventos em destaque no dia 24 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras
Entre outros > Em 24/11/1957, morria o pintor mexicano Diego Rivera, que,  juntamente com José Clemente Orozco e David Siqueiros, criou o movimento muralístico mexicano. Ao longo de sua vida, pintou mais de dois mil quadros, cinco mil desenhos e cerca de quatro mil metros quadrados de pintura mural. iniciou uma fase de gigantescos murais que contavam a historia politica e social do México mostravam a vida e o trabalho do povo mexicano,seus heróis, a terra, as lutas contra as injustiças, as inspirações e aspirações.

PAULO VICTORINO

24/11 > Bom dia > Pitoresco Espelho Blogspot História


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.