domingo, 20 de novembro de 2011

Notícias e Informações > 20 de novembro de 2011 > Domingo

PAULO VICTORINO
Frida Kahlo > Retratos do fundo do baú
Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón (Coyoacán, 6 de julho de 1907 — Coyoacán, 13 de julho de 1954) foi uma pintora mexicana.[2] Em 1913, com seis anos, Frida contrai poliomielite, a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. A poliomielite deixou uma lesão no seu pé direito, pelo que ganhou o apelido de Frida pata de palo (ou seja, Frida perna de pau). Passou a usar calças, depois longas e exóticas saias, que se tornaram uma de suas marcas pessoais. Tudo isso deixou em Frida uma visão amarga da vida, traduzida em sua pintura, sobretudo nos auto retratos, em que ela fazia sátira colocando bigodes em seu rosto. Estas fotos mostram o lado mais positivo da artista, desde a infância.

PAULO VICTORINO
Ilustração > Antologia de Geraldão inaugura temporada de homenagens a Glauco > Depois, virão mostra e animação em 3D
Um quilo de Geraldão. Com capa dura e mais de 300 páginas, a nova coletânea “Geraldão - Espocando a cilibina! Nos gibis e na Circo Editorial” reúne todas as histórias dos personagens do cartunista Glauco Mattoso editadas nas dez primeiras edições da Revista Geraldão, nos anos 1980.

PAULO VICTORINO
Ilustração > Quadrinista Will Eisner ganha exposição em São Paulo com mais de 100 gravuras
A exposição O Espírito Vivo de Will Eisner, que chegou a São Paulo na terça-feira, é uma ótima opção para o fim de semana na capital paulista.Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a mostra, que tem curadoria de Marisa Furtado, encerra as comemorações dos 20 anos da Gibiteca Henfil, no Centro Cultural São Paulo. São 106 gravuras assinadas pela quadrinista americano, que viveu entre 1971 e 2005, e é considerado o nome mais respeitado do gênero.
Mostra também passou pelo Rio de Janeiro - Divulgação

PAULO VICTORINO
Pinacoteca-SP > Jac Leirner expõe resíduos do jet set em retrospectiva
 "São quantidades de materiais com potencial plástico", diz Jac Leirner. "Meu trabalho é dar um corpo para o que não tem, um lugar terminal para as coisas espalhadas." Mas não qualquer coisa. Desde os anos 80, Leirner, que cresceu no meio das obras construtivistas da coleção do pai, Adolpho Leirner, arquiteta uma crítica ácida à noção de artista globalizado sem esquecer essa herança ortogonal dos concretistas. Adolpho tinha uma coleção temática sobre a arte construtivista que foi, toda ela, vendida ao Museu de Belas Artes de Houston (MFAH), dos Estados Unidos, perdendo o Brasil um importante acervo da arte nacional.

PAULO VICTORINO
São Paulo > "Ainda Viva" > Exposição de Pedro Varela na Galeria Zipper vai até o dia 26
Desde o surgimento da fotografia no séc. XIX, a morte da pintura já foi anunciada um sem-número de vezes. De certo, a pintura não morreu e não foi modificada apenas pela prática fotográfica, mas também pela mudança do foco pictórico. O modernismo trouxe as expressões abstratas, as fusões surrealistas e o minimalismo geométrico, atropelando a figuração realista, mas traduzindo de maneira precisa a complexidade do fazer artístico. Hoje, no trabalho de jovens pintores, todas as crises da pintura vêm contribuir para uma permanente reinvenção dessa técnica. “Ainda viva”, série recente do carioca Pedro Varela, é uma brincadeira com essas centenas de mortes anunciadas da pintura. 

PAULO VICTORINO
Jornalista lança site sobre expedição de dois anos pela costa brasileira Banco de Imagens
Com uma ideia na cabeça e uma câmera a bordo, o jornalista João Lara Mesquita, 56 anos, lançou-se na costa brasileira para registrar o estado de conservação dessa faixa litorânea descoberta meio milênio atrás. No veleiro Morgan, de 46 pés, ele e sua equipe esmiuçaram os tesouros e os problemas ambientais percebidos ao longo do percurso, que se estendeu também por rios da Amazônia, indo do Oiapoque ao Chuí, num total de quase 10.000 quilômetros, e levou dois anos até ser concluído, entre 2005 e 2007.

PAULO VICTORINO
Em São Paulo, 44 exposições em andamento> Escolha a que mais agradar você

PAULO VICTORINO
Miniesculturas encapsuladas, criadas por psicoterapeuta, focalizam alguns problemas da sociedade

PAULO VICTORINO
Maqueteria >Os passos para a construção de uma maquete Exemplos de maquetes

PAULO VICTORINO
Milestones > Eventos em destaque no dia 20 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras
Entre outros > Em 20/11/1695, morria Zumbi dos Palmares, executado pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho. A cabeça de Zumbi foi cortada e conduzida para Recife, onde foi exposta em praça pública, no alto de um mastro, para servir de exemplo a outros escravos. Foi o golpe fatal. Sem a liderança militar de Zumbi, por volta do ano de 1710, o Quilombo dos Palmares desfez-se por completo.

PAULO VICTORINO
20/11 > Bom dia > Pitoresco Espelho Blogspot História
PAULO VICTORINO
Design > Bright Blind é uma cortina que simula a luminosidade natural de uma falsa janela (4 imagens)
O designer japonês Makoto Hirahara criou cortinas especiais para decorar ambientes fechados e simular a presença de uma janela. A Bright Blind (cortina brilhantes, em português) como foi batizada, é uma persiana inteligente, desenvolvida com tecnologia eletroluminescente, que ilumina o ambiente se assemelhando muito à luminosidade natural de uma janela sob incidência de raios solares.

PAULO VICTORINO
Arquitetura e arte > Sufocado pelas dívidas, vai a leilão, segunda feira, um dos ícones da hotelaria paulistana
Na próxima quinta-feira, o Fórum Criminal da Barra Funda será palco de um leilão incomum, embora não inédito: o do Maksoud Plaza, o mais elegante hotel de São Paulo na década de 1980. O hotel já foi a remate em 2008, pelo mesmo motivo: dívidas trabalhistas. Mas uma liminar contra a decisão da Justiça do Trabalho afastou possíveis compradores e não houve nenhuma oferta. Mas, segundo o Tribunal Regional do Trabalho, a Hidroservice acumula dívidas de R$ 13 milhões em ações trabalhistas já executadas, e por isso o leilão foi mantido. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.