segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Notícias e Informações > 21 de novembro de 2011 > 2ª feira

PAULO VICTORINO

História da Arte > As iluminuras da pintura carolíngia > O que é imagens
A arte carolíngia refere-se à arte do período de Carlos Magno, estendendo-se pelos seus sucessores (entre 780 e 900 d.C.) e alargando a sua influência ao período posterior da arte otoniana. Carlos Magno foi a figura política mais poderosa da Alta Idade Média, pois seus exércitos assumiram o controle de extensos territórios ao norte da Europa. Carlos foi responsável pela imposição do Cristianismo e pelo ressurgimento da arte antiga. Após sua coroação, tornou-se grande patrono das artes. Estes dois momentos da arte medieval são considerados os antecessores do românico e bases da arte gótica.

PAULO VICTORINO

Design e decoração > Quando o espaço é pequeno, o escritório em casa precisa ser bem planejado e
A tecnologia moderna oferece uma grande variedade de móveis, artefatos e dispositivos para facilitar a vida de quem precisa adaptar o espaço doméstico para o trabalho. Mas o escritório em casa nada tem a ver com o escritório convencional, então, algumas precauções precisam ser tomadas. "Evite locais de passagem para não tirar a concentração", aconselha o arquiteto Leonardo Junqueira. 

PAULO VICTORINO

Até que a morte os separe > As fotos do dia > Fotos que falam
As fotos são tiradas com uma intenção mas, na prática, podem sugerir outra. É por isso que uma imagem vale por mil palavras, porque ela diz muito além do que foi escrito.
PAULO VICTORINO

Quanto custa ser infeliz> Mural sobre "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão" irrita comunidade judaica em SP
Parte dos judeus da região central de São Paulo diz estar "bastante incomodada" com o resultado da restauração dos painéis da estação Marechal Deodoro do metrô. O principal motivo, segundo ela, é a inclusão e destaque dado à imagem do líder palestino Yasser Arafat (1929-2004) em meio aos rostos que compõem o painel sobre a "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão". "Apesar de querer defender o direito de seu povo, ele o fez de maneira totalmente contrária aos direitos humanos. Fez com terrorismo" diz o médico Alexandre Matone. A estação fica na divisa entre os bairros de Santa Cecília e Higienópolis e este último tem uma alta concentração de judeus, a maioria descendente dos antigos comerciantes do Bom Retiro, núcleo primitivo da colônia e hoje tomado pelos coreanos. Levanta-se a questão: até onde o artista deve usar sua liberdade para afrontar usos e costumes?

PAULO VICTORINO

Quanto custa ser feliz? Desempregado acha Van abandonada e faz dela o seu lar
Ele diz que se formou publicitário pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Arte), mas a instituição não confirma isso. Está desempregado, anda pelas ruas, e achou a solução de moradia em uma Kombi abandonada em qualquer canto de São Paulo. Pronto, estava resolvido, à sua maneira, o problema da casa própria.

PAULO VICTORINO

Mercado de Arte > Fundo de Investimento setorial pode ser um bom negócio? E a parede da sala, como fica?
Compram-se ouro e outros metais preciosos, gado, papéis e, agora, também obras de arte em fundos de investimentos. O modelo de negócio, já realizado fora do Brasil por grupos como o francês Art Exchange e o Fine Art Fund (que atua em Londres, Nova York e Dubai), começa a ganhar fôlego por aqui. O Brazil Golden Art (BGA), da gestora Plural Capital, fundada por quatro ex-sócios do banco de investimentos Pactual, é o primeiro a se firmar em território nacional com a proposta de investimentos exclusivos em obras de arte.

PAULO VICTORINO

Visuais > Sinopse do filme "Amanhecer-Parte 1 12 fotos trailer

Amanhecer dá continuidade ao épico conto de fantasia sobrenatural e amor que transformou a saga Crepúsculo em fenômeno mundial. A primeira parte de A Saga Crepúsculo: Amanhecer chegou aos cinemas  no último dia 18, enquanto a segunda está prevista para 16 de novembro do ano que vem. Tudo bem cronometrado para garantir um bom registro de bilheteria na primeira fase, e um tempo de descanso, antes que a segunda fase seja lançada ao público. A estratégia de mercado é importante para evitar que um bom trabalho se perca por erro de calendário.




PAULO VICTORINO

Christie's francesa realizou ontem leilão de vinhos do Hospício de Beaune Por que o hospício?
Hôtel-Dieu de Beaune u Hospices de Beaune ,convertida en la actualidad en un museo, que recibe más de 400.000 visitas anuales y, para su mantenimiento económico, desde el siglo XV fue acumulando hasta unas 60 hectáreas de viñedo de alta calidad, situadas en las zonas denominadas côtes de Beaune y côtes de Nuits. Desde 1851 cada mes de noviembre se celebra una famosa subasta de vino de Beaune (una de las denominaciones del Viñedo de Borgoña), que antiguamente tenía lugar en la gran sala y que en la actualidad se sigue aplicando a fines caritativos, dirigida por Christie's.

PAULO VICTORINO

Arquitetura > Isolamento térmico usando plantas no telhado da casa
Cada vez mais, arquitetos adeptos da "arquitetura verde" vem se utilizando de plantas no telhado para regular o equilíbrio térmico dentro das construções. Isso não é novidade em algumas regiões da Bélgica, onde até casas mais simples, de há muito tempo, vem se utilizando desse recurso para barrar o efeito das intempéries.

PAULO VICTORINO

Em 21/11/2001, morria o escultor e desenhista Amílcar de Castro > Biografia Obras
Amílcar Augusto Pereira de Castro (Paraisópolis, 6 de junho de 1920 — Belo Horizonte, 21 de novembro de 2002) foi um escultor, artista plástico e designer gráfico brasileiro. Amilcar de Castro é considerado pelos críticos e historiadores da arte um dos escultores construtivos mais representativos da arte brasileira contemporânea.

PAULO VICTORINO

Milestones > Eventos em destaque no dia 21 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras
PAULO VICTORINO

21/11 > Bom dia > Pitoresco Espelho Blogspot História


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.