334º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 31 dias para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.
Eventos históricos
- 1538 - Fundação da cidade de Sucre, no Equador.
- 1645 - Um terremoto destrói a catedral de Manila, nas Filipinas.
Pelo Tratado de Paris, o Reino da Grã-Bretanha reconhece oficialmente o fim da Guerra da Independência formaliza a independência dos Estados Unidos da América, pós Revolução Americana de 1776. As outras nações combatentes, França, Espanha e a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos, tiveram tratados de paz separados, estabelecendo que: 1) A Inglaterra reconhecia a independência das Treze Colônias e lhes entregava o território compreendido entre os Grandes Lagos, os rios Ohio e Mississippi e os Montes Apalaches. 2) A França recuperava alguns territórios perdidos depois da Guerra dos Sete Anos: as feitorias do Senegal e as ilhas de Santa Lúcia, São Pedro e Miquelon e Tobago, nasAntilhas, além do direito de pesca na Terra Nova 3) A Espanha recuperava a Flórida, perdida também na Guerra dos Sete Anos: e a ilha de Minorca, no Mediterrâneo, ocupada pelos ingleses durante a guerra.
- 1803 - Fim da administração francesa no território da Louisiana.
- 1807 - O exército francês, sob o comando do General Junot, ocupa Lisboa e assume a presidência do conselho de Governo.
- 1838 - Após a ocupação francesa de Veracruz, o México declara guerra à França. O conflito é conhecido como a Guerra dos Pastéis.
- 1864 - Guerra Civil Americana: na Batalha de Franklin, John Hood foi derrotado pelo general nortista John Schofield.
- 1872 - A partida de futebol entre Inglaterra e Escócia termina em 0 a 0. É o primeiro jogo amistoso da história.
Making a Living (pt: Charlot jornalista / br: Carlitos repórter) é um filme mudo de curta-metragem estadunidense do gênero comédia, realizado/dirigido por Henry Lehrman, e produzido por Mack Sennett para os Estúdios Keystone. Este filme marcou a estreia de Charles Chaplin no cinema, e se caracteriza por intensa correria. No roteiro, Slicker é um falso aristocrata inglês que vai trabalhar como repórter e se envolve com o roubo de uma câmera fotográfica com negativos de uma reportagem sensacionalista. A imagem de Chaplin ainda estava longe do "Carlitos" que o caracterizou pela vida afora.
- 1919 - Pela primeira vez na França, as mulheres votam em eleições legislativas.
- 1920 - A Prússia torna-se um Estado livre, parlamentar e democrático. O presidente do Conselho é o social-democrata Otto Braun.
- 1920 - Liberato Ribeiro Pinto substitui Álvaro de Castro como primeiro-ministro de Portugal.
- 1922 - Manifestação do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães reúne 50 mil pessoas em Berlim.
- 1930 - Inauguração de vôos comerciais entre Brasil e Estados Unidos pela Pan American Airlines.
- 1935 - Na Alemanha de Adolf Hitler, é concedido o direito de divórcio no caso de um dos cônjuges não acreditar nos ideais nazistas.
A Guerra de Inverno, também conhecida como a Guerra Soviético-Finlandesa ou Guerra Russo-Finlandesa, começou quando a União Soviética atacou a Finlândia a 30 de Novembro de 1939, três meses após o início da Segunda Guerra Mundial. Como consequência, a União Soviética foi banida da Liga das Nações (antecessora da ONU) a 14 de Dezembro de 1939. Stalin tinha esperado conquistar todo o país até ao final de 1939, mas a resistência finlandesa frustrou as forças soviéticas, que eram em maior número (3 soviéticos para 1 finlandês). A Finlândia aguentou o conflito até 12 de Março de 1940, quando um tratado de paz foi assinado, cedendo 10% do território finlandês, e 20% da sua capacidade industrial, à União Soviética. A Finlândia, na Europa Setentrional, faz parte da Escandinávia, formada por Dinamarca, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia. Sua proximidade ao território russo e sua inferioridade bélica sempre colocaram o país em desvantagem, obrigando-o a um contínuo trabalho diplomático para manter boas relações com os soviéticos, sem ser engolido pelo bloco.
30/11/1947 - Um dia após as Nações Unidas declararem a formação do estado de Israel, o estado judeu é atacado por seus países vizinhos.
Em novembro de 1947, as Nações Unidas recomendaram a partição da Palestina em um Estado judeu, um Estado árabe e uma administração direta das Nações Unidas sob Jerusalém. A partição foi aceita pelos líderes sionistas, mas rejeitada pelos líderes árabes, o que conduziu à Guerra Civil de 1947-1948. Israel declarou sua independência e Estados árabes vizinhos atacaram o país no dia seguinte. Desde então, Israel travou uma série de guerras com os Estados árabes vizinhos e, como consequência, Israel atualmente controla territórios além daqueles delineados no Armistício israelo-árabe de 1949. Algumas das fronteiras internacionais do país continuam em disputa, mas Israel assinou tratados de paz com o Egito e com a Jordânia e apesar de esforços para resolver o conflito com os palestinos, até agora só se encontrou sucesso limitado. Desconsideradas as áreas de ocupação, Israel é um país territorialmente pequeno, cercado de países árabes por todos os lados e só consegue manter sua independência pela forte ajuda militar, financeira e diplomática que recebe dos Estados Unidos, já que, exceptuando Egito e Jordânia, nenhum de seus outros vizinhos reconhece o Estado de Israel, tendo como objetivo sua eliminação do mapa do Oriente Médio. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
- 1949 - Fortes temporais causam a morte de quatro mil pessoas na Guatemala.
- 1950 - Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, anuncia que seu país pode utilizar a bomba atômica no conflito da Coreia.
- 1955 - A Bandeira do Vietnam(e) é adotada pelos seus nacionais.
- 1958 - Após 93 anos no poder, o Partido Colorado perde as eleições legislativas no Uruguai, vencidas pelo Partido Blanco.
- 1961 - A União Soviética veta o direito do Kuwait de se tornar membro das Nações Unidas.
- 1964 - A URSS lança a nave espacial Sonda II.
- 1964 - O Presidente Castelo Branco promulga o Estatuto da Terra, uma lei que regula direitos e obrigações relacionadas aos bens imóveis rurais.
- 1966 - Barbados, um estado insular localizado dentro das Pequenas Antilhas, torna-se independente da Inglaterra.
- 1967 - O Iêmen torna-se independente da Grã-Bretanha.
- 1979 - Novembrada, grande manifestação popular durante os anos de chumbo do Regime Militar implantado em 1964 no Brasil, ocorrida no movimentado centro de Florianópolis.
- 1981 - Os Estados Unidos e a União Soviética começam a negociar em Genebra, na Suíça, um acordo para reduzir o número de armas nucleares na Europa.
- 1986 - No Brasil, um terremoto de 5,1 graus na Escala Richter atinge o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte.
- 1988 - Um ciclone atinge Bangladesh, ao leste da Índia, e deixa cerca de dois mil mortos. Dois terços do território ficaram submersos.
- 1994 - O transatlântico italiano Achille Lauro incendeia-se em alto-mar, provocando a morte de duas pessoas. Em seu histórico, o navio já tinha acidentes e até seqüestro.
- 1995 - Bill Clinton torna-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar a Irlanda do Norte.
- 1997 - Israel anuncia a retirada parcial da Cisjordânia, após 30 anos de ocupação.
- 2004 - O Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, anuncia a decisão de dissolver a Assembleia da República e como consequência o governo em funções.
- 2006 - A Wikipédia lusófona completa 200 mil artigos criados.
- 2007 - Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) do Brasil torna seu capital aberto. A procura por seus papéis foi recorde, com cerca de 284 000 interessados.
Nascimentos
- 1340 - João, Duque de Berry (m. 1416).
Andrea di Pietro della Gondola, vulgo Palladio (Pádua, 30 de novembro de 1508 —Vicenza, 19 de agosto de 1580) foi um grande arquitecto italiano. Sua produção está toda na região do Vêneto, com um bom número de prédios na cidade de Vicenza e alguns em Veneza, e muitos outros espalhados pelo interior. A República de Veneza, que dominava a região como uma potência naval, em meados do século XVI estava tendo de enfrentar a competição de rotas comerciais oceânicas que começavam a minimizar a importância da navegação mediterrânea. Entrando o comércio marítimo em declínio, a elite veneziana passou a se interessar pela aquisição de propriedades em terra firme, estabelecendo fazendas e ali erguendo villas para poder administrar seus investimentos rurais mais diretamente e com mais eficiência, ao mesmo tempo desejando tornar a sede rural uma mansão confortável e sofisticada, que fosse capaz de receber as nobres famílias dignamente para temporadas de descanso e prazer. (Abaixo, Vila Rotonda, sua mais famosa construçãop)
- 1667 - Jonathan Swift, escritor irlandês (m. 1745).
- 1756 - Ernst Chladni, físico alemão (m. 1827).
- 1813 - Charles-Valentin Alkan, compositor francês (m. 1888).
William A. Bouguereau (La Rochelle, 30 de Novembro de 1825 — La Rochelle, 19 de Agosto de 1905) foi um pintor acadêmico francês. Tradicionalista, despretensioso e modesto, tornou-se um conceituado artista do século XIX e foi um membro de liderança do Instituto da França e presidente da Sociedade de Pintores, Escultores e Gravadores. A sua reputação como pintor de temas mitológicos não faz justiça ao pintor de ternas mães, crianças e jovens raparigas. A maior parte destas obras foram pintadas na sua terra natal, La Rochelle, no jardim do seu estúdio, em um estilo realista quase fotográfico que se tornou um sucesso entre os colecionadores de seu tempo, embora modernamente tenha sido relativamente esquecido pela celebridade dos impressionistas seus contemporâneos. Em 1896, com 71 anos, casou-se cin uma estudante de arte norte-americana, Elizabeth Gardner, cujas pinturas mostram claramente a forte influência do seu mestre. Abaixo, uma pintura de Bouguereau e outra de sua mulher, Elizabeth, demonstrando a semelhança de estilo entre os dois artistas. (E já que estamos falando de neoclassicismo, veja obras que outros pintores da mesma escola)
- 1835 - Mark Twain, escritor estadunidense (m. 1910).
- 1846 - Luiz Vianna, magistrado e político brasileiro, Governador da Bahia durante a Guerra de Canudos (m. 1920).
- 1847 - Affonso Penna, 7º presidente do Brasil (m. 1909).
- 1869 - Nils Gustaf Dalén, físico sueco (m. 1937).
- 1874 - Winston Churchill, estadista britânico (m. 1965).
- 1883 - Gustav Suits, poeta estoniano (m. 1956).
- 1889 - Edgar Adrian, médico britânico (m. 1977).
- 1920
- Voldemar Panso, cenógrafo, ator e teatrólogo estoniano (m. 1977).
Virginia Mayo (Saint Louis, Missouri, 30 de novembro de 1920 – Thousand Oaks, Califórnia, 17 de janeiro de 2005) foi uma atriz norte-americana. Dona de uma beleza esfuziante em seus traços regulares, cabelos louros acinzentados e límpidos olhos verdes, Virginia foi verdadeiramente lançada no ano seguinte, ao lado de Bob Hope no sucesso The Princess and the Pirate. Com a popularidade estabelecida, atuou em Wonder Man (1945), o primeiro de seus cinco bem-sucedidos filmes com Danny Kaye e teve papel importante, como a esposa infiel de Dana Andrews, no premiado drama The Best Years of Our Lives (1946). Brilhou também em The Secret Life of Walter Mitty (1947), outra de suas comédias com Danny Kaye e no noir White Heat, como a esposa traiçoeira de James Cagney. Apesar de nunca ter sido uma atriz que dominasse todas as sutilezas da profissão, Virginia continuou querida pelas plateias no decorrer da década de 1950, atuando ao lado de grandes astros, como Burt Lancaster, Gregory Peck, Alan Ladd e Paul Newman, geralmente em filmes B de ação e aventura, dramas de crime, comédias e musicais.
- 1934 - Luiza Erundina, deputada federal e ex-prefeita de São Paulo.
- 1935 - José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, produtor de TV brasileiro.
- 1937 - Ridley Scott, realizador e produtor de filmes inglês.
- 1940 - Moacyr José Vitti, Presidente do regional Sul II e Arcebispo Metropolitano de Curitiba.
- 1945 - Roger Glover, baixista da banda Deep Purple.
- 1947 - Jude Ciccolella, ator estadunidense.
- 1948 - Moisés Matias de Andrade, ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro (m. 2008).
- 1951 - Geraldo Espíndola, cantor e compositor brasileiro.
- 1955
- Muricy Ramalho, ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro.
- Iñaki de Rentería, guerrilheiro basco.
- Billy Idol, músico inglês.
- 1957 - Celso Roth, treinador de futebol brasileiro.
- 1960 - Gary Lineker, ex-futebolista inglês.
- 1962 - Aleksandr Borodyuk, ex-futebolista russo.
- 1964 - Michael Cudlitz, ator norte-americano.
- 1965
- Aldair, ex-futebolista brasileiro.
- Ben Stiller, ator norte-americano.
- 1966
- Jairo Bouer, médico, educador e apresentador de televisão brasileiro.
- Mika Salo, ex-piloto finlandês de Fórmula 1.
Iolanda Isabel d'Albuquerque Pina Soares (Lisboa, 30 de Novembro de 1971)), mais conhecida como Yolanda Soares, é uma cantora portuguesa. Yolanda Soares é uma cantora que cruza influências de Bel-Canto clássico, Canto Gregoriano, Fado, Pop, Trance, Rock e Jazz, num registo de "Crossover" (fusão de várias influências musicais e visuais).
- 1968 - Carlos Latuff, cartunista e ativista político brasileiro.
- 1969
- Marc Goossens, automobilista belga.
- Amy Ryan, atriz norte-americana.
- 1973
Angélica Ksyvickis (Santo André, 30 de novembro de 1973), mais conhecida como Angélica, é uma apresentadora, atriz, cantora e modelo brasileira. Sua carreira na televisão teve início quando venceu um concurso da criança mais bonita do Brasil no programa do Chacrinha aos quatro anos de idade, repetindo o feito no ano seguinte e tornando-se uma modelo infantil requisitada. Sua carreira deu uma guinada em 1996 quando ela assinou contrato com a Rede Globo. Sua estreia com Angel Mix, programa inicialmente com apenas meia hora de duração, era exibido após a TV Colosso, às 11h. A partir de janeiro de 1997 o programa ocupou toda a manhã da Rede Globo, entrando no ar das 8h30 às 11h30, daí começava "Caça Talentos". No início o Angel Mix era composto apenas por brincadeiras e gincanas entre as equipes Azul e Laranja, compostas por participantes da platéia, e musicais com artistas convidados. Com a expansão do programa nas manhãs da emissora integraram outros quadros como o da sereia Serena e o do polvo Zé Polvolho (já tinha sido feito por Angélica no Clube da Criança da TV Manchete); além de matérias externas onde a apresentadora brincava, conversava, praticava esportes e se divertia com várias crianças. Fazia entrevistas com celebridades no palco do programa e ainda por desenhos. Angélica contava com auxilio das quatro "Angels" — Micheli Machado, Juliana Silveira, Geovanna Tominaga e Mirella Tronkos — e mais dois "Angélicos" — Caio César Bonafé e Daniel Florenzano.
- Jason Reso, wrestler canadense.
- 1975 - Omar Milanetto, futebolista italiano.
- 1976 - Adrián González, futebolista argentino.
- 1977 - Patacas, futebolista português.
- 1978
- Gael García Bernal, ator, produtor e diretor mexicano.
- Anderson Santos, futebolista brasileiro.
- 1979 - Chris Atkinson, piloto australiano de ralis.
- 1980
- Jamie Ashdown, futebolista inglês.
- Márcio Richardes, futebolista brasileiro.
- 1981 - Pedro Oliveira, futebolista português.
- 1982
- Elisha Cuthbert, atriz canadense.
- Clémence Poésy, atriz francesa.
- Lauren Cohan, atriz norte americana.
- 1984
Sara Carbonero Arévalo (Corral de Almaguer, Toledo, 3 de fevereiro de 1984) é umajornalista esportiva espanhola. Em abril de 2009, assinou com a Telecinco como apresentadora esportiva. Seu primeiro trabalho na emissora foi a cobertura como repórter da Copa das Confederações na África do Sul. Foi vice-diretora de esportes da emissora e apresentadora da primeira edição do programaInformativos Telecinco. No começo do ano de 2011 Sara assinou com o Deportes Cuatro onde está atualmente. Durante o jogo entre Espanha e Suíça pela Copa do Mundo de 2010, torcedores espanhóis acusaram Sara Carbonero, que namora Iker Casillas, goleiro da seleção, de distrair o jogador no lance do gol que deu a vitória aos suíços por 1 a 0. No dia da final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, Sara foi entrevistar Casillas, que lhe deu um beijo em rede nacional. Sara chegou a ser chamada de talismã[6] da seleção espanhola devido a esse final emocionante, mas antes foi duramente criticada por dirigentes de futebol e até pela imprensa.
- Nigel de Jong, futebolista holandês.
- 1985 - Kaley Cuoco, atriz e modelo norte-americana.
- 1986 - Salvatore Bocchetti, futebolista italiano.
- 1987 - Dougie Poynter, baixista da banda britânica McFly.
- 1989 - Vladimír Weiss, futebolista eslovaco.
- 1990 - Edigar Junio, futebolista brasileiro.
Falecimentos
- 1016 - Rei Edmundo II de Inglaterra (n. 989).
- 1705 - Catarina de Bragança, rainha consorte britânica (n. 1638).
- 1731 - Brook Taylor, matemático inglês (n. 1685).
- 1813 - Bauer Bodoni, tipógrafo italiano (n. 1740).
- 1830 - Papa Pio VIII, (n. 1761)
- 1900 - Oscar Wilde, escritor irlandês (n. 1854).
Alfredo César de Andrade (Lisboa, 26 de Agosto de 1839 — Génova, 30 de Novembro de1915), foi um pintor português. Alfredo de Andrade, ainda jovem, pelos seus 15 anos, foi para Itáli] onde estudou pintura com Calame, tendo em Génova sido agraciado com otítulo honorífico de professor de Ornato, Perspectiva e Arquitectura. A sua obra foi influenciada por Fontesi, com quem contactou em França(1861). Alfredo de Andrade contribuiu largamente para o restauro do Castelo de Turim e do Castelo de Fenis. Devido ao seu profícuo trabalho, deixou-nos cerca de 50 quadros, 1500 desenhos e 10.000 desenhos de arquitectura.
- 1935 - Fernando Pessoa, poeta português (n. 1888).
- 1942 - Buck Jones, ator estadunidense, famoso por seus papéis de cowboy (n. 1891)
- 1979 - Zeppo Marx, comediante do grupo cinematográfico Irmãos Marx (n. 1901).
Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro. Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Cartola nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras. Tomou gosto pela música e pelo samba ainda moleque e aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão. Dificuldades financeiras obrigaram a família numerosa a se mudar para o morro da Mangueira, onde então começava a despontar uma incipiente favela. E deu-se a simbiose entre o compositor entre o morro. (Quer saber mais?)
- 1986 - Cary Grant, ator de cinema norte-americano (n. 1904).
- 1989 - Carlos Alexandre, cantor e compositor brasileiro (n. 1957).
- 1991 - Sobral Pinto, jurista brasileiro (n. 1893).
- 1997 - Bernardo Élis, contista e romancista brasileiro (n. 1915).
- 2002 - Riad Salamuni, geólogo brasileiro (n. 1927).
- 2003 - António Jesus Correia, futebolista e hoquista português (fez parte dos Cinco Violinos do Sporting Clube de Portugal, n. 1924).
- 2010 - Peter Hofmann, cantor de ópera alemão.
Feriados e eventos cíclicos
Brasil
- Dia do Estatuto da Terra
- Dia do teólogo
- Feriado Municipal em Cosmópolis - São Paulo - Eventos Locais (Padroeira - Santa Gertrudes)
- Dia da Amizade Brasil-Argentina
- Dia Nacional do Evangélico
- Dia do Síndico
Portugal
Feriado Municipal em Mesão FrioPitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.