domingo, 13 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 14 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

14 de novembro de 2011
318º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 47 dias para acabar o ano.


O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

  • 14/11/1922 - Início da construção da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.
A ponte Hercílio Luz está localizada no estado brasileiro de Santa Catarina, foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina (ligando a parte continental da capital, Florianópolis, à parte insular). Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339,471 metros de vão central e 221 metros de viaduto continental. A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilaresconsumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres medem 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43 metros.



  • 14/11/2003 - Descoberta do planetóide Sedna.
90377 Sedna é o nome oficial dado para 23 VB12. Descoberto em 14 de novembro de 2003, Sedna foi o Transnetuniano mais afastado do Sol conhecido na época, atingindo 86 UA no momento de sua descoberta, quase três vezes mais afastado do Sol do que NetunoSedna é descrito como um planetóide frio, talvez com 2/3 do tamanho de Plutão, provavelmente da Nuvem de Oort. Sua temperatura é muito baixa: Cerca de -261 °C. > Para ampliar, clique abra a imagem em janela separada.

Nascimentos

14/11/1567 - Maurício, Príncipe de Orange (m. 1625) Não confundir com o Príncipe Maurício de Nassau, que governou Pernambuco durante a invasão holandesa.
Maurício de Orange-Nassau (14 de novembro 1567 - 23 de abril 1625), militar holandês e destacado líder político na guerra dos oitenta anos. Era filho de Guilherme, o taciturno. Tornou-se príncipe de Orange em1618, sucedendo o irmão Felipe Guilherme em 1618. Durante o reinado de Maurício, a Holanda lutava para se tornar independente da Espanha na guerra dos oitenta anos. Até Maurício assumir o controle, a revolta contra os espanhóis era desorganizada. Ele organizou as tropas e venceu várias batalhas importantes, que levaram a uma trégua de 12 anos, terminada em 1621. Suas tentativas de negociar com a Espanha depois da trégua não foram bem sucedidas. Maurício nunca casou e foi sucedido por seu irmão Frederico-Henrique.

  • 14/11/1840 - Claude Monet, pintor francês (m. 1926).

  • Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas. O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, Sol Nascente", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." . A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura. Abaixo, o quadro "Impressão, Sol Nascente > Para ampliar, abra a imagem em janela separada. E note que, ao passar a imagem para preto/branco, o Sol perde sua identidade.



  • 14/11/1887 - Amadeo de Souza-Cardoso, pintor português.

  • Amadeo de Souza-Cardoso  (Manhufe, freguesia de MancelosAmarante14 de Novembro de 1887– Espinho25 de Outubro de 1918) foi um pintor português, precursor da arte moderna, prosseguindo o caminho traçado pelos artistas de vanguarda da sua época. Embora tendo tido uma vida curta, a sua obra tornou-se imortal.  O cubismo em expansão por toda a Europa foi uma influência marcante no seu cubismo analíticoAmadeo de Souza-Cardoso explora o expressionismo e, nos seus últimos trabalhos, experimenta novas formas e técnicas, como as colagens e outras formas de expressão plástica. Em 25 de Outubro de 1918, aos 31 anos de idade, morre prematuramente em Espinho, vítima da "pneumónica" que grassava em Portugal e no mundo, e que passou pelo Brasil com o nome de "gripe espanhola".
  • 14/11/1923 - Cleide Yáconis, atriz brasileira.

  • Cleyde Becker Iaconis, mais conhecida como Cleyde Yáconis (Pirassununga, 14 de novembro de 1923), é uma atriz brasileira. Iniciou sua carreira no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) ao lado da irmã, a atriz Cacilda Becker. Tem um dos repertórios teatrais mais variados e ilustres da dramaturgia nacional. Para Cleyde, sempre foi normal a escalação para interpretar personagens de mais idade que a sua própria, talvez devido à sua voz de contralto e suas feições graves. Participou ativamente em produções de teatro e televisão, mas em cinema atuou muito pouco em mais de meio século de carreira. Fez a divertida Dona Brígida Gouveia, na novela Passione, de Sílvio de Abreu, exibida pela Rede Globo. Dentre seus trabalhos na televisão, destacam-se Mulheres de Areia, Os Inocentes, Gaivotas, Ninho da Serpente, Rainha da Sucata, Vamp e Torre de Babel. Em 29 de setembro de 2009, o antigo Teatro Cosipa Cultura passou a chamar-se Teatro Cleyde Yáconis, em homenagem à atriz que protagonizou a primeira peça montada na casa – O Caminho para Meca.


  • 14/11/1956 - Almir Sater, violeiro, cantor e ator brasileiro.

  • Almir Eduardo Melke Sater (Campo Grande, 14 de novembro de 1956) é um violeiro, compositor, cantor e instrumentista brasileiro e atuou em novelas como ator. Juntamente com o parceiro Paulo Simões, com o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e do fotógrafo Raimundo Alves Filho, inicou uma comitiva que explorou o Pantanal, realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros enquanto percorriam o Paiaguás, Nhecolândia, Piquiri, São Lourenço e Abobral. Esse projeto resultou em um documentário co-produzido por Almir Sater e Paulo Simões. Compôs músicas, gravou discos, atuou em novelas e filmes. Abaixo, "Chalana", uma das mais populares músicas de Almir Sater.

    Falecimentos

    14/11/565 - Justiniano, Imperador Romano do Oriente (n. 483).
    Flávio Pedro Sabácio Justiniano (em latimFlavius Petrus Sabbatius Justinianus; em grego: Φλάβιος Πέτρος Σαββάτιος Ιουστινιανός; Taurésio11 de Maio de 483 — Constantinopla, 13 ou 14 de novembro de565), conhecido simplesmente como Justiniano I ou Justiniano, o Grande, foi imperador bizantino desde 1 de agosto de 527 até a sua morte. Apesar de pertencer a uma família de origem humilde, foi nomeado cônsul ligado ao trono por seu tio Justino I, a quem sucedeu, após a morte deste (527). Culto, ambicioso, dotado de grande inteligência, o jovem Justiniano parecia talhado para o cargo. O Império Bizantino brilhou durante seu governo. Na Páscoa de 527, ele e sua esposa, Teodora, foram solenemente coroados. Sobre Teodora sabe-se que era filha de um tratador de ursos do hipódromo e que tivera uma juventude desregrada, escandalizando a cidade com suas aventuras de atriz e dançarina. Não se sabe exatamente como Justiniano a conheceu. Seu matrimônio com a antiga bailarina de circo e prostituta teria grande importância, uma vez que ela iria influenciar decisivamente em algumas questões políticas e religiosas. Justiniano cercou-se de um estreito grupo de colaboradores, entre eles TribonianoBelisárioJoão da Capadócia e Narses. Abaixo: Rainha Teodora, mulher de Justiniano, em detalhe de mosaico da Igreja de São Vital, Ravena – Itália.
  • 14/11/1921 - Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II do Brasil (n 1846).

  • D. Isabel teve uma velhice tranqüila, instalada no castelo da família em Eu, na Normandia, propriedade de Gastão de Orleans (Castelo d'Eu). Rodeada pelos filhos e netos, fez de sua casa uma embaixada informal do Brasil. Recebia brasileiros de passagem, ajudou o jovem Alberto Santos-Dümont quando desenvolvia suas invenções. Passou os últimos anos da vida com dificuldades de locomoção. Em 1920 teve a felicidade de saber que a lei que bania a Família Imperial do Brasil havia sido revogada pelo Presidente Epitácio Pessoa. Com a saúde frágil, já abalada pela morte dos dois filhos mais novos, faleceu em 14 de novembro de 1921. Foi sepultada no cemitério local, de onde seria trasladada em 6 de julho de 1953 para um jazigo no Mausoléu Imperial da Catedral de Petrópolis. Fonte (Saiba mais e veja retratos da princesa)

    Feriados e eventos cíclicos



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.