sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 26 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

26 de novembro de 2011
330º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 35 dias para acabar o ano.

Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

26/11/1764 - A Companhia de Jesus (Jesuítas) é proibida em França.
Na França, os jansenistasgalicanos e voltaireanos, já de há muito queriam exterminar a Companhia e para isto valeram do affair Pe. La Valette. Este era procurador de uma casa de jesuítas na Martinica e deu-se a especulações comerciais contra todas as regras da ordem, pelo que dela foi expulso. No entanto, como devia pessoalmente grande soma, atribuíram a dívida à Companhia, que se negou a pagar. O assunto foi ao parlamento que deu a alternativa: ou a Ordem se reconhecia culpada das acusações ou os jesuítas seriam exilados. Apesar dos protestos do episcopado frances e do próprio Papa Luis XV, a França também expulsou a Companhia em 1764. Foram promotores da expulsão o ministro absolutista Choiseul e madame Pompadour, cuja escandalosa presença na côrte francesa era repudiada pelo Pe. Perisseau, confessor do rei. Entretanto, há que se considerar o fato relevante de que a Companhia de Jesus surgiu no contexto da contra reforma, em resposta à reforma de Lutero, no Século XVI e, a esta altura, as ocupações do catolicismo e protestantismo já estavam sedimentadas, não havendo mais, em pleno Século XVIII, a razão primeira para a ação jesuítica no mundo no sentido de reafirmar a atuação politico religiosa nos países de domínio papal. O vácuo que se formou em seus objetivos iniciais foi, mais do que tudo, a causa do enfraquecimento da ordem.

  • 1801 - Charles Hatchett anuncia a descoberta de um novo elemento químico, o qual deu o nome de Colombium (anos depois redescoberto e que recebeu o nome de Nióbio).
  • 1880 - Fundação da Sociedade Filarmónica Providência em Vila Fresca de Azeitão.
26/11/1884 - Após ter liquidado as dívidas com os seus credores, Barão de Mauá recebeu carta de reabilitação de comerciante.
A combinação das suas ideias, favoráveis ao abolicionismo e contrárias à Guerra do Paraguai, juntamente com o agravamento da instabilidade política da região platina, tornou-o alvo das intrigas dos conservadores. As suas instalações passaram a sofrer atos de sabotagens e seus negócios foram abalados pela legislação que reduziu as taxas de importação sobre as importações de máquinas, ferramentas e ferragens (tarifa Silva Ferraz1860). Com a falência do Banco Mauá (1875), pediu moratória por três anos, sendo obrigado a vender a maioria de suas empresas a capitalistas estrangeiros e ainda os seus bens pessoais para liquidar as dívidas. Doente, minado pelo diabetes, após liquidar as suas dívidas, encerrou um capítulo da sua vida empresarial. Com o pouco que lhe restou e o auxílio de familiares, dedicou-se à corretagem de café até falecer, aos 76 anos de idade, em sua residência na cidade de Petrópolis, poucas semanas antes da queda do Império. Seu corpo foi trazido à corte de trem, pela mesma estrada de ferro que construíra anos antes, e sepultado no mausoléu de sua família (hoje em ruínas), no Cemitério de São Francisco de Paula, no bairro do Catumbi. O Brasil é um país sem memória.
26/11/1930 - Criação do Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil.
Getúlio Vargas acabava de assumir como Presidente Provisório (ficou 15 anos), após a revolução vitoriosa que derrubou a 1ª República e começava as reformas pelo setor trabalhista. Com a imigração européia que se iniciou na virada do Século XIX para o Século XX, o Brasil passou a receber mão de obra especializada, e não apenas braços para a lavoura, o que permitiu a formação de uma indústria incipiente, mas sólida, resultando no início de um processo mais forte de urbanização, sobretudo no Rio de Janeiro e São Paulo. Era um patrimônio político que não passou despercebido ao governante e, sobre ele, Getúlio construiu a principal base de seu governo, com a consolidação do Ministério do Trabalho, dos IAP's (Institutos de Previdência), assim como a criação de uma legislação trabalhista e até levando representantes dos Sindicatos para fazer parte da Assembléia Constituinte de 1934, no claro propósito de transformar o Brasil em uma república sindical. Sua extraordinária visão do momento político social deu-lhe um dos mais sólidos apoios das massas, jamais desfrutado por outro presidente da República.
26/11/1950 - O exército da China entra na Coréia do Norte e ataca as tropas americanas e sul-coreanas.
A Guerra da Coreia foi travada entre 25 de Junho de 1950 a 27 de Julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos da América e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela antiga União Soviética. A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38° N, uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: a República da Coreia, a sul, e a República Popular Democrática da Coreia, a norte. Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre os governos de Moscou e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos. A Guerra da Coréia fez parte da guerra fria sustentada por muitos anos entre o mundo comunista (Oriente) e o mundo capitalista (Ocidente) e capitaneada, de um lado, pela União Soviética e, de outro, pelos Estados Unidos.

Nascimentos

26/11/1839 - Francisco Rangel Pestana, jornalista e político brasileiro (m. 1903).
Francisco Rangel Pestana (Nova Iguaçu26 de novembro de 1839 — São Paulo17 de março de 1903), um dos fundadores do jornal "Província de São Paulo" (depois, "O Estado de São Paulo). Foi um jornalistapolítico e jurista brasileiro, formado pela Faculdade de Direito de São Paulo (formou-se em 1863). Signatário do Manifesto Republicano (1870), foi deputado da província de São Paulo em diversas legislaturas e, proclamada a República, assumiu a direção da província no triunvirato em que também faziam parte Prudente de Morais e o coronel Joaquim de Sousa MursaEm 1890, foi eleito senador, cargo que exerceu até 1896. Como senador, participou, com Rui Barbosa, de uma comissão de notáveis, formada por 6 membros, que redigiu o anteprojeto da primeira constituição da República.
26/11/1853 - Bat Masterson, Batedor do Exército, caçador de búfalos, Delegado federal no Faroeste e jornalista esportivo (m. 1921).
Figura lendaria do Velho Oeste americano, ele foi caçador de búfalos, batedor do exército, jogador, delegado de fronteira, delegado federal, além de uma carreira como colunista e editor de esportes de um jornal de Nova Iorque. Descendente de Irlandeses, ele nasceu em Henryville, Quebec. Dizem que sua mãe (irlandesa com ascendência espanhola), era filha de Adrian Tenório, delegado e comerciante na região central espanhola. Conta-se que o apelido de "Bat" (Morcego), surgiu quando um desses animais sibilou pela igreja quando de seu batismo.
26/11/1922 - Charles Schulz, cartunista estadunidense, criador da turma do Charlie Brown (m. 2000)
Charles Monroe Schulz (Mineápolis26 de Novembro de 1922 — Santa Rosa12 de Fevereiro de 2000) foi um cartunista americano, criador da série Peanuts e dos personagens Charlie Brown e seu cachorro da raça beagle chamado Snoopy, entre outros. Iniciou a série de desenhos do Snoopy (Peanuts) em 2 de outubro de 1950 e os desenhou por mais de 50 anos, até se aposentar em virtude de sua doença, em 14 de dezembro de 1999. Schulz faleceu em 12 de fevereiro de 2000, vitimado por um ataque cardíaco às 21h45, com 77 anos. Sua última tira foi publicada um dia depois, 13 de fevereiro, uma tira em que se despedia de seus fãs e de seus personagens queridos.
26/11/1979 - Deborah Secco, atriz brasileira.
Deborah Fialho Secco (Rio de Janeiro26 de novembro de 1979) é uma atriz brasileira. Iniciou sua carreira na televisão aos oito anos de idade. Com extensa carreira, e protagonista de vários trabalhos no cinema, televisão e teatro, teve uma exposição ainda maior, em 2011, estrelando o filme de uma ex-prostituta Bruna Surfistinha: O Doce Veneno do Escorpião. Ainda neste ano, interpretou uma das protagonistas da novela Insensato Coração, a personagem cômica Natalie Lamour. A personagem caiu no gosto do público e foi muito elogiada. A atriz foi a segunda brasileira mais pop da internet, devido a estréia do filme e a personagem da novela, tendo saltado do nono lugar para o segundo lugar, ficando atrás somente da presidente Dilma, no mês de Janeiro. Como resultado do apelo sensual que ela teve nos seus respectivos trabalhos, conquistou dois prêmios por sua interpretação de Bruna Surfistinha, no começo do ano, um pelo júri popular e júri técnico. Além de ser eleita a Mulher Mais Sexy do Mundo em 2011, pelos leitores da revista VIP, também eleita a Mulher do Ano, pela revista Alfa.
26/11/1983 - Sheron Menezes, atriz brasileira.

Falecimentos

26/11/2006 - Mário Cesariny, pintor surrealista português.
Mário Cesariny de Vasconcelos (Lisboa9 de Agosto de 1923 — Lisboa26 de Novembrode 2006) foi pintor e poeta, considerado o principal representante do surrealismo português. É de destacar também o seu trabalho de antologista, compilador e historiador (polémico) das actividades surrealistas em Portugal. Nos últimos anos de vida, desenvolveu uma frenética actividade de transformação e reabilitação do real quotidiano, da qual nasceram muitas colagens com pinturas, objectos, instalações e outras fantasias materiais.

    Feriados e eventos cíclicos


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.